Três quartos dos CMO apostam em investimentos em marketing para responder à instabilidade económica
Um total de 75% dos diretores de marketing de empresas globais está a combater o clima de instabilidade financeira com uma “mentalidade de investimento”. É uma das conclusões do estudo Global […]
Sandra Xavier
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Um total de 75% dos diretores de marketing de empresas globais está a combater o clima de instabilidade financeira com uma “mentalidade de investimento”. É uma das conclusões do estudo Global Marketing Trends 2023, da Deloitte, publicado anualmente e que reúne as principais conclusões e tendências na área do marketing.
A edição deste ano explora como, apesar da influência de desafios externos que se têm colocado aos diretores de marketing (CMO) ao longo do último ano, estão a ser criadas oportunidades de crescimento organizacional.
“O último ano tem sido marcado sobretudo pela incerteza. O conflito entre a Ucrânia e a Rússia, desencadeou uma subida da inflação e várias perturbações financeiras com graves consequências tanto para empresas como particulares, num período que se esperava ser de recuperação das restrições impostas pela pandemia. Mas destacamos que mesmo assim as empresas e os profissionais de topo no setor do marketing estão a responder a este clima de incerteza com investimento sustentado, o que lhes permite atingir bons resultados”, afirma Cristina Gamito, partner da Deloitte.
O relatório refere também que 38% dos inquiridos afirma estar a acelerar a mudança para novas tecnologias ou plataformas digitais; 36% consideram importante a expansão para novos mercados, segmentos ou geografias; e 36% estão a dar prioridade à implementação de sistemas ou algoritmos para melhorar a personalização do cliente (36%).
Neste campo, “muitos marketeers estão a acelerar a adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) para ajudar a compreender melhor as expectativas e necessidades do cliente e oferecer assim uma melhor experiência, mas o estudo deixa a recomendação de que a ciência dos dados seja combinada com um toque humano. Combinar dados com metodologias centradas no ser humano pode ajudar as marcas a criar uma imagem mais completa do consumidor, evitar erros que um algoritmo nem sempre consegue detetar, e cultivar ligações significativas com o cliente”.
O estudo conclui ainda que a sustentabilidade continua a ser uma preocupação, com 86% dos inquiridos a implementar iniciativas de sustentabilidade a nível interno – mais de metade (51%) dizem estar focados em melhorar essa mesma sustentabilidade. Por outro lado, 47% afirmam estar a priorizar a promoção de ofertas de produtos e serviços mais sustentáveis e 45% dizem planear estabelecer compromissos de sustentabilidade a longo prazo em 2023.
O Global Marketing Trends 2023 revela também que 89% das marcas de alto crescimento e rentabilidade concordam que o seu sucesso a longo prazo depende da capacidade de fomentar a criatividade.
Já no campo das tecnologias emergentes, as empresas consideram o metaverso e a blockchain promissores, tendo 84% das marcas inquiridas afirmado que irá criar experiências no metaverso nos próximos dois anos.
Os dados do inquérito mostram que indústrias como a energia, recursos e indústrias, ciências da vida e cuidados de saúde estão a gravitar em direção ao metaverso – com 42% e 38%, respetivamente, das empresas inquiridas a afirmar pretender implementar estratégias para o metaverso nos próximos 12 meses.
O inquérito Global Marketing Trends Executive Survey de 2023 inquiriu 1.015 executivos C-suite de empresas globais nos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Japão, Médio Oriente, e Austrália em julho de 2022.