Miss Tata convida a consumir batata portuguesa em nome dos produtores nacionais
“Consumir nacional é a lógica da Batata” é o claim da campanha lançada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal e assinada pela agência Evaristo, com o objetivo de aumentar […]
Sandra Xavier
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria campanha para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
“Consumir nacional é a lógica da Batata” é o claim da campanha lançada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal e assinada pela agência Evaristo, com o objetivo de aumentar consumo de batata portuguesa.
A campanha estende-se até setembro, época de colheita em Portugal, nas redes sociais e nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. Apresentada em Salvaterra de Magos, esta quinta-feira, a campanha da Porbatata é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da APED, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.
Algumas das questões levantadas são: “Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? As respostas são simples: consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata”.
Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata sublinha que “a batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental. É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha convidamos todos a discutir a Lógica da Batata”.
Criada pela associação para promover a batata portuguesa, “a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado”.
Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva: 56% – para mais de 81 milhões de quilos. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha – representando 67% do valor total das exportações.
A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16.804 hectares. Os dados mais recentes do INE indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.