Hospital da Luz “contrata” médicos e enfermeiros de palmo e meio para acabar com o medo da bata branca (com vídeos)
A Maria Luísa, o Vicente, o Duarte, o Francisco, o João e a Maria Flor são apenas algumas das crianças que protagonizam a campanha “Médico por um dia”, lançada pelo Hospital da Luz para explicar os cuidados de saúde aos mais novos numa altura em que se assinala o Dia Mundial da Criança.
Pedro Durães
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
A Maria Luísa, o Vicente, o Duarte, o Francisco, o João e a Maria Flor são apenas algumas das crianças que protagonizam a campanha “Médico por um dia”, lançada pelo Hospital da Luz para explicar os cuidados de saúde aos mais novos numa altura em que se assinala o Dia Mundial da Criança. O objetivo é responder à questão “Sabes o que acontece quando vais ao Hospital da Luz?”, procurando, pela voz das próprias crianças, explicar o que acontece quando têm de ir ao médico e ajudar a ultrapassar o chamado “medo da bata branca”.
“São nove situações hospitalares em nove vídeos curtos e muito divertidos, onde são protagonistas as crianças, filmadas no ambiente tranquilo e acolhedor do Hospital da Luz Lisboa. Elas fazem de médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e de doentes, para mostrar a todos os meninos que, como diz o João num dos vídeos, ‘ir ao Hospital da Luz é bom e cura tudo’”, descreve a unidade hospitalar em nota de imprensa, sobre os vídeos que retratam situações como “um braço partido depois de cair do skate, uma dor de barriga forte que acaba a precisar de uma cirurgia e a febre provocada por uma virose”.
“As restantes situações fazem parte das visitas de rotina de todas as crianças ao hospital, como a consulta com o pediatra e as vacinas ou as idas ao oftalmologista, ao dentista, ao otorrino ou ao alergologista”, acrescenta a mesma nota, referindo que “em cada uma delas, a médica, o enfermeiro ou a técnica de saúde têm literalmente o mesmo tamanho do doente. Uns fazem as perguntas sobre os sintomas, outros respondem onde dói e, no final, todos explicam o que se passou na história de cada vídeo”.
A campanha partiu da pediatra Vanessa Mendonça, que integra a equipa de pediatria do Hospital da Luz Lisboa e supervisionou toda produção, “acompanhando todas as filmagens e garantindo que os ‘profissionais de saúde’ de palmo e meio faziam tudo como mandam as regras”. A realização dos vídeos é assinada por Luís Almeida, com produção a cargo da Many Takes, igualmente responsável pela criação da imagem da campanha, que pretende “funcionar como material de apoio a pais e a pediatras sempre que for preciso mostrar a uma criança o que se passa no hospital”. Além dos canais próprios do Hospital da Luz, a campanha terá divulgação através da revista infantil Estrelas & Ouriços, na sequência de uma parceria que se prolongará até 2024.