Renascença reposiciona-se e apresenta nova grelha para ser “uma rádio para a família”
“Música para sentir, informação para decidir” é a nova assinatura da Renascença que, segundo a estação, inspira o novo posicionamento e grelha de programação lançados esta segunda-feira. “Uma grelha renovada, com um […]
Sandra Xavier
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“Música para sentir, informação para decidir” é a nova assinatura da Renascença que, segundo a estação, inspira o novo posicionamento e grelha de programação lançados esta segunda-feira.
“Uma grelha renovada, com um novo posicionamento, mais atenta ao comportamento da audiência e à forma como as pessoas escutam rádio, com mais música, entretenimento e informação de confiança. Com esta alteração, estreia também uma nova sonoridade de estação com novos jingles, novos separadores e indicativos de hora”, refere a emissora, em comunicado.
Segundo Pedro Leal, diretor geral de produção da estação, “a nova Renascença é uma rádio para a família, que chega a todos, no carro, de manhã e ao fim da tarde, no horário de escritório, com muita música, e à noite com um programa de autor, sempre com o espírito certo”.
Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques continuam a ser os rostos do formato As Três da Manhã, que continuará a ocupar o espaço prime time das manhãs, numa grelha de programação renovada com algumas mudanças. Ao programa das manhãs seguem-se dois painéis onde a música vai dominar, das 10h às 13h, com Teresa Oliveira, que transita da rádio mais jovem do grupo, a Mega Hits, e das 13h às 17h com Sónia Santos. Entre as 10h e as 15h a informação está a cargo de Vítor Mesquita.
Às 17h00 estará no ar o novo programa T3, com Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão. O T3 vai ocupar as tardes da Renascença e o regresso a casa dos portugueses, até às 20h30. Um programa com muita música e Informação com o jornalista Miguel Coelho e opinião de Henrique Monteiro, João César das Neves e Rui Miguel Tovar.
Das 21h até às 23h a Renascença volta à música e recupera o tradicional programa de autor, com Paulino Coelho, a apresentar o seu Hotel Califórnia, agora também durante a semana, de segunda a sexta. Ao sábado, Paulino Coelho mantém o programa das 10h às 11h, com a companhia de Júlio Isidro, dedicados aos grandes êxitos e muitas histórias da música dos anos 70, 80 e 90.
A noite termina com um programa de informação, o Edição da noite, entre as 23h e as 00h, da responsabilidade do jornalista Pedro Caeiro, com entrevistas, análise e a atualidade do dia. Sandra Torres estreia-se em antena, nas madrugadas musicais da Renascença entre as 00h e as 5h, e Miriam Gonçalves começa a aquecer as manhãs e faz a transição para o prime time das manhãs, das 5h às 7h.
A nova grelha da Renascença marca também um novo horário para emissão da recitação do terço, que passa para as 20h30. Ainda de acordo com Pedro Leal, “esta mudança pretende adequar um momento de recolhimento com um horário mais calmo e mais liberto da azáfama do dia-a-dia, entre a recolha dos miúdos nas creches, banhos das crianças, etc. A nossa preocupação foi passar o terço a diário, incluindo o Sábado e o Domingo, o que não acontecia anteriormente. O novo horário é mais consentâneo com a vida das pessoas – a vida de hoje não é igual à vida dos anos 50, 60, 70 do século passado. Esta atualização surge até pelo respeito pela audiência, encontrando-se um novo horário mais adaptado à vida atual”.
O lançamento da nova grelha é acompanhado por uma campanha de publicidade multimeios onde se define a Renascença como “a rádio dos pais, dos filhos e com o espírito certo”. Esta campanha de publicidade tem a assinatura da Nossa e estará presente em rádio, outdoor, imprensa, televisão e digital.