Qual o impacto da inteligência artificial no marketing de influência
Um estudo da SocialPubli, a plataforma que conecta anunciantes com influencers, analisou como a inteligência artificial (IA) no marketing de influência é capaz de identificar criadores de conteúdos relevantes, personalizar […]
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Um estudo da SocialPubli, a plataforma que conecta anunciantes com influencers, analisou como a inteligência artificial (IA) no marketing de influência é capaz de identificar criadores de conteúdos relevantes, personalizar as publicações e analisar dados para otimizar as estratégias.
O Meios&Publicidade publicou, em exclusivo na edição 942, a antevisão do estudo ‘Inteligência Artificial em Marketing de Influência 2023’, cujos resultados revelamos agora na íntegra. Para ter acesso ao estudo completo clique aqui.
Este estudo, realizado em setembro de 2023, procurou compreender se as marcas podem adaptar as suas estratégias de marketing de influência através da utilização da inteligência artificial para obter resultados mensuráveis num ambiente competitivo e em constante evolução.
Foram entrevistados 1.235 influenciadores e 73 agências. As perguntas online foram respondidas por influenciadores registados na plataforma SocialPubli e anunciantes que trabalham com a ferramenta.
Influenciadores
Usa a IA para o trabalho como influenciador / criador de conteúdo?
Sabemos que a inteligência artificial está presente no quotidiano de muitos influenciadores. Mais de metade utiliza IA para gerar conteúdos, obter ideias ou inspiração para o seu trabalho.
Que uso dá à IA para o trabalho como influenciador / criador de conteúdo?
A principal função é a pesquisa de informações. Mais de 45% dos inquiridos confirma a utilização da inteligência artificial para procurar ideias, inspiração ou novos projetos. Além disso, mais de 33% utilizam-na para editar imagens e vídeos ou para criar textos. No entanto, muitos ainda não utilizam a IA no seu trabalho como criadores de conteúdos. Por outro lado, a geração de áudios e a utilização de chatbots são utilizações menos populares para os influenciadores.
Que benefícios considera que aporta a IA no trabalho?
Mais de 55% dos influenciadores concorda que a inteligência artificial ajuda a trabalhar de forma mais rápida e eficiente. Graças a isso, podem também criar conteúdos mais atrativos e automatizar tarefas repetitivas, que ocupam tempo criativo valioso. Por outro lado, alguns influenciadores afirmam que, graças à IA, também podem gerir mais perfis nas diferentes redes sociais.
Como é que a utilização crescente da IA nos últimos tempos o faz sentir?
Confrontados com o debate sobre o perigo ou o benefício da IA em diferentes setores sociais, os influenciadores demonstram um sentimento positivo, com 71,4% a verem-na como uma oportunidade de crescimento e sucesso. 28,6% têm um sentimento negativo, encarando a IA como uma ameaça ou um problema no seu trabalho.
Marcas
Utiliza a IA no seu trabalho?
Outra métrica que diferencia as marcas dos influenciadores é a utilização da IA no local de trabalho. Os especialistas em marketing, além do conhecimento da IA, também a aplicam no seu setor. Mais de 76% das empresas utilizam ferramentas de inteligência artificial para levar a cabo as suas estratégias de marketing ou planear conteúdos.
Confia nas informações que a IA lhe dá?
76,1% das empresas confiam nas informações fornecidas pela inteligência artificial, o que também se refere a uma visão positiva da IA e a um maior conhecimento das ferramentas. Muitos empresários pesquisam previamente as informações fornecidas pelas ferramentas para verificar a sua veracidade.
Que utilizações vê para a IA no seu trabalho de marketing?
As utilizações da inteligência artificial no marketing são variadas. Quase metade das empresas utiliza a IA para gerar textos e publicações nas redes sociais. Depois, cerca de 40% dos especialistas produzem imagens e vídeos com IA, editam conteúdos, aplicam-na ao copywriting, brainstorming ou à pesquisa de conteúdos.Além disso, 18% a 30% identificam tendências, desenham gráficos e procuram influenciadores com IA.
Relativamente ao futuro do marketing de influência, vê a IA como uma ameaça ou uma oportunidade para o sector?
Em geral, e com 81,7% das respostas, as marcas veem a inteligência artificial como uma oportunidade de crescimento, melhoria e eficiência para a indústria do marketing, tanto digital como de influência.Na visão dos influenciadores, a popularidade da IA está a crescer exponencialmente nos últimos meses. A maioria vê a inteligência artificial como uma ferramenta útil e benéfica. Atualmente, alguns já a incluem no seu trabalho e utilizam-na principalmente para procurar informação, inspiração, editar conteúdos e gerar copies. Além disso, afirmam que podem trabalhar mais rapidamente e dedicar esse tempo a tarefas mais humanas, como interagir com a comunidade e gerar feedback. Uma grande parte dos influenciadores considera que a inteligência artificial oferece mais oportunidades do que ameaças ao seu trabalho. Têm também uma perspetiva positiva sobre o futuro que os espera com estas ferramentas tecnológicas.
Relativamente à visão dos anunciantes, concluímos que a inteligência artificial é uma ferramenta que gera muita preocupação e curiosidade entre as marcas que trabalham no setor do marketing. Poucas são as empresas que desconhecem a existência ou a utilidade da IA, pelo que as restantes já a aplicam no seu trabalho e estratégias. Ao obterem bons resultados na geração de conteúdos e no planeamento de estratégias, as marcas veem a IA como uma grande oportunidade de crescimento e eficiência.