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QSP Summit 2024 já tem datas. Conferência de marketing e gestão arranca a 2 de julho

“Rethinking organizations” é o tema da QSP Summit 2024, agendada para 2 a 4 de julho de 2024, no Porto e em Matosinhos. “A próxima edição evento, uma das principais […]

Luis Batista Gonçalves
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QSP Summit 2024 já tem datas. Conferência de marketing e gestão arranca a 2 de julho

“Rethinking organizations” é o tema da QSP Summit 2024, agendada para 2 a 4 de julho de 2024, no Porto e em Matosinhos. “A próxima edição evento, uma das principais […]

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“Rethinking organizations” é o tema da QSP Summit 2024, agendada para 2 a 4 de julho de 2024, no Porto e em Matosinhos. “A próxima edição evento, uma das principais conferências europeias de gestão e marketing, coloca em destaque a necessidade de repensar as estruturas organizacionais, esperando receber mais de 3.500 quadros médios e superiores para um diálogo sobre os desafios da atualidade e a adaptabilidade corporativa”, informam os organizadores em comunicado de imprensa.

“Com uma necessidade crescente de inovação nas práticas de gestão, o QSP Summit 2024 serve como um catalisador para a mudança, incentivando a reavaliação e a remodelação dos modelos de negócio. O tema escolhido para 2024 reflete a urgência de uma abordagem renovada frente às rápidas mudanças e complexidade dos ambientes de negócios atuais, muitas vezes impulsionados pela tecnologia e globalização”, refere ainda o documento.

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“A cerimónia de abertura terá lugar no Porto a 2 de julho e, além da habitual intervenção de um orador, terá também uma nova dinâmica de debate. O evento prossegue, depois, a 3 e 4 de julho na Exponor, em Matosinhos, com 37 sessões e debates distribuídos por sete palcos, num espaço dedicado ao conhecimento, networking e desenvolvimento profissional”, revelam ainda os promotores da conferência, “que incluirá também um palco inovador, dedicado ao desenvolvimento de competências”, anunciam.

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Apple dificulta vida aos anunciantes com novas funcionalidades

As funcionalidades foram apresentadas no evento anual de apresentação de novidades, a WWDC 2024, que começou a 10 de junho e termina a 14 de junho, na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia

O ecossistema de produtos da Apple tem novas funcionalidades que vão dificultar a forma como as marcas e os anunciantes chegam aos consumidores, pondo em causa a visibilidade e o alcance das campanhas publicitárias, como a nova categorização de emails e de notificações, e a priorização em páginas web de conteúdos que são mais relevantes para o utilizador, em detrimento da publicidade.

Uma das principais preocupações para os anunciantes e para as marcas é o impacto do novo modelo de IA no sistema de correio eletrónico Mail, como a capacidade de ordenar os emails com base na preferência prevista do utilizador. Isto significa que os emails que a IA considera não preferenciais, como por exemplo um anúncio, podem ficar no fundo da caixa de entrada de correio eletrónico.

A mesma preocupação aplica-se às notificações. A nova funcionalidade ‘Reduzir interrupções’, que apresenta apenas as notificações com as quais a IA espera que o utilizador se preocupe, uma inferência que o sistema faz com base nos dados que possui sobre o utilizador.

Outra das dificuldades é a nova funcionalidade ‘Destaques’, que utiliza a aprendizagem automática com base em IA para destacar o conteúdo mais importante de uma página web para o utilizador, por oposição ao conteúdo que não lhe interessa, como a publicidade. Tal como acontece com o marketing de correio eletrónico e de notificações, também nas páginas web os anunciantes vão ter de apresentar conteúdos que sejam ainda mais relevantes para o utilizador.

Estas funcionalidades foram apresentadas no evento anual da Apple de apresentação de novidades, a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, que começou a 10 de junho e termina a 14 de junho, na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Portugália apresenta nova imagem assinada por Farelo Studio e Luís Mileu Studio

A nova identidade visual tem como objetivo adequar a Portugália às novas exigências de um mundo multiplataforma. O logótipo foi sujeito a uma simplificação formal, onde o símbolo do escudo é incluído na própria tipografia

A Portugália escolheu os estúdios Farelo e Luís Mileu para o desenvolvimento do projeto de renovação da marca, referente aos 100 anos que comemora em 2025. O projeto engloba todos os pontos de contacto da marca, tanto no modelo de cervejaria de rua como no de balcão de centro comercial, com um foco específico na loja da Almirante Reis, que recentemente foi alvo de uma renovação.

A nova identidade visual tem como objetivo adequar a Portugália às novas exigências de um mundo multiplataforma. O logótipo foi sujeito a uma simplificação formal, onde o símbolo do escudo é incluído na própria tipografia, adquirindo uma nova liberdade de aplicação. Transversalmente, foi criado um novo símbolo mantendo apenas os dois elementos fundamentais para a Portugália, o escudo como sinónimo de portugalidade e união, e a data da fundação que celebra a história e diversidade da marca.

“Foi um processo profundo, onde houve a coragem de abandonar símbolos de um Portugal distante, como castelos e quinas, e centrar a marca no que a torna única e focá-la no futuro”, refere Pedro Farelo, fundador e diretor criativo do Farelo Studio, em nota de imprensa.

Lançada a 10 de junho, na renovada cervejaria Portugália da Almirante Reis, a nova imagem da marca vai ser progressivamente aplicada nas restantes localizações ao longo do ano, num processo que se prevê estar concluído nas celebrações do centenário, em 2025. “Foi uma viagem longa, onde explorámos 100 anos feitos tantas histórias, tantas pessoas, um verdadeiro ponto de encontro entre gerações. Uma marca que faz parte de tantas memórias passadas e que queremos que faça das futuras”, afirma Luís Mileu, fundador do Luís Mileu Studio, em comunicado de imprensa.

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Mercado publicitário global vai crescer 7,8% em 2024

Relatório do GroupM revê em alta crescimento da publicidade em 2024, impulsionado pela China e Estados Unidos. Mais de 70% das receitas de publicidade a nível global vão ser dominadas pelo ‘digital pure play’, que integram ‘social media e social vídeo’, ‘search’ e ‘retail media’, entre outros

O GroupM revê em alta o crescimento do mercado global de publicidade, indicando que as receitas em 2024 deverão aumentar 7,8% em relação a 2023, não abrangendo, no entanto, estimativas de evolução dos investimentos em publicidade em Portugal. O relatório de meio do ano This Year Next Year (TYNY), do GroupM, estima que o mercado mundial de publicidade ascenda a cerca de 990 mil milhões de dólares (€920,3 mil milhões), ultrapassando a previsão de dezembro de 2023 por 2,5 pontos percentuais.

O crescimento das receitas em 2024 deve-se sobretudo à revisão das previsões feitas para os mercados da China e Estados Unidos, que juntos representam 57,1% do total dos investimentos em publicidade. Mesmo que estes dois mercados sejam retirados da equação, o This Year Next Year continua a rever em alta os valores, apontando crescimentos de 6,9%, acima dos 6,5% previstos no final de 2023. A nível europeu destacam-se as estimativas de crescimento na Alemanha, anfitriã do Euro 2024, e em França, que recebe os Jogos Olímpicos de Paris. Ambos os países registam crescimentos face às últimas previsões, passando de 3,7% para 4,1% e de 8,3% para 8,6%, respetivamente.

O This Year Next Year (TYNY) investiga como é que fatores como tecnologia, cultura, Governo e economia vão impactar a publicidade nos próximos meses e anos. De acordo com esta análise, mais de 70% das receitas de publicidade a nível global vão ser dominadas pelo ‘digital pure play’, que integram ‘social media e social vídeo’, ‘search’ e ‘retail media’, entre outros.

As previsões apontam que o “social media e social vídeo’ recolha cerca de 35% dos investimentos publicitários a nível global em 2024. Estes formatos continuam a demonstrar uma enorme vitalidade, prevendo-se um crescimento de 9,9%, em 2024, acima dos 7,8% do mercado total. Isto reflete os mercados, geografias e faixas etárias em que a adoção de dispositivos que facilitam o acesso a plataformas e a conteúdos digitais ainda está em crescimento.

O ‘search’, por seu lado, regista um crescimento que se prevê estável ao longo dos próximos cinco anos, tendo em conta a maturidade deste segmento, que deverá fechar 2024 a representar cerca de 21% do total dos investimentos publicitários globais. O estudo destaca ainda o ‘retail media’, que se perfila como o segmento digital que cresce mais rapidamente, podendo representar 15,1% das receitas totais em publicidade em 2024, quando em 2014 não passava dos 1,5%.

Na televisão estima-se um crescimento de investimento de cerca de 2,7% , no conjunto da televisão linear com a televisão digital. Ao isolar a televisão linear, verifica-se uma erosão a nível global, de cerca de 0,2%, durante os próximos cinco anos. Quanto à publicidade em áudio, imprensa e cinema, o This Year Next Year antecipa um crescimento mais lento ou até declínios, enquanto a publicidade exterior (OOH) recupera da pandemia, ajudada pelas revisões em alta das estimativas para a China. A nível global, o OOH terminará 2024 com um crescimento de 11,5%, acima da média do mercado. O relatório antecipa ainda que a inteligência artificial pode, até 2029, influenciar 94,1% das receitas publicitárias, três anos antes do previsto.

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Audiências: SIC aproxima-se da liderança semanal

Na semana de 3 a 9 de junho, RTP1 e Outros sobem a quota de audiência semanal, ao contrário da SIC, TVI e Cabo, que perdem terreno. TVI mantém a liderança com apenas uma décima de vantagem sobre a SIC

O consumo global de TV por indivíduo apresenta-se em clima de estabilidade, mantendo esta semana o mesmo valor de 5h18m diárias registado na semana anterior.

Nas variações da quota semanal, RTP1 e Outros são os canais que reforçam quota face à semana passada, ao contrário do que se verifica com a SIC, TVI e Cabo, que perdem quota semanal. A TVI mantém a liderança da semana, com apenas uma décima de vantagem sobre a SIC. Assim, a RTP1 reforça e tem agora 11,3% de quota, a SIC desce até aos 14,3% de quota semanal, o mesmo acontecendo com a TVI, que desce igualmente e tem agora 14,4% de quota.

Cabo e Outros apresentam tendências opostas entre si, com o Cabo a descer até aos 40,1% de quota, e o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a reforçar e a registar esta semana 18,1% de quota semanal.

No ranking dos canais mais vistos da oferta cabo, o pódio da semana é composto por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias, a que se seguem os canais STAR Channel, Hollywood, TVI Reality, Globo e STAR Movies. Nas últimas posições do top 10 estão esta semana SIC Mulher e TVI Ficção.

A poucos dias do início do Campeonato da Europa – EURO 2024, a transmissão do jogo Futebol – Jogo de Preparação EURO 2024/Portugal X Finlândia, feita na RTP1, ocupa a primeira posição da tabela da programação semanal. Seguem-se Big Brother – Especial, da TVI, a novela Cacau, também da TVI, o Jornal da Noite, da SIC e novamente um programa do reality show da TVI Big Brother.

Na tabela dos programas mais vistos do cabo esta semana, Investigação CM/Perseguição Fatal, da CMTV, ocupa a liderança, com a tabela a ser totalmente preenchida por conteúdos da CMTV, como já vem sendo habitual. Seguem-se Doa a Quem Doer, o informativo Grande Jornal – Noite, o programa da noite eleitoral Eleições Europeias 2024: Boca de Urna e o Jornal 7, que encerra o top 5 da semana.

Data Insights, Havas Media Network

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Solverde.pt apoia seleção no Euro 2024 com campanha d’O Escritório (com vídeo)

A campanha, que conta com a direção criativa de Sérgio Gomes e o planeamento de meios da Media DuYes, está presente a partir de hoje, 11 de junho, em televisão, digital e publicidade exterior, bem como em todos os canais da marca e parceiros da Solverde.pt

A Solverde.pt acaba de lançar a campanha promocional para o Euro 2024, com o apoio à seleção nacional. Sob o mote ‘Quando Portugal ganha, todos ganham’, a campanha, criada pel’O Escritório, pretende representar a união dos fãs de futebol em torno da nossa seleção e o espírito de celebração e a alegria coletiva que se sente a cada vitória de Portugal.

A campanha, que conta com a direção criativa de Sérgio Gomes e o planeamento de meios da Media DuYes, está presente a partir de hoje, 11 de junho, em televisão, digital e publicidade exterior, bem como em todos os canais da marca e parceiros, e acompanhará a jornada da seleção portuguesa durante o Euro 2024. Cada spot televisivo tem como pano de fundo diversos adeptos de outros países europeus, como França, Itália e Suécia, a torcerem por Portugal e a cantarem o hino nacional, reforçando o mote da campanha ‘Quando Portugal ganha, todos ganham’.

“Esta campanha com a criatividade d’O Escritório respondeu de forma perfeita ao briefing: destacar a união dos fãs de futebol em torno da nossa seleção e ainda traduzir de forma original e bem-humorada aquela que é a nossa oferta para novos jogadores neste Europeu. ‘Quando Portugal ganha, todos ganham’ simboliza o espírito de celebração e a alegria coletiva que sentimos a cada vitória de Portugal”, afirma Telma Marques, diretora de marketing da Solverde.pt, em comunicado de imprensa.

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Expresso e SIC já têm Carta de Princípios para o uso de IA

A utilização de IA pelos jornalistas do Expresso e da SIC já inclui valências que vão desde a automação de tarefas repetitivas, até à conversão de formatos, auxílio na pesquisa e investigação, ou recomendações e apoio na produção de peças jornalísticas.

Os conselhos de redação do Expresso e da SIC aprovaram uma Carta de Princípios para o uso de inteligência artificial (IA), que lista um conjunto de normas e práticas a respeitar no exercício do jornalismo, onde se destacam as áreas de qualidade e responsabilidade pelo conteúdo, transparência, propriedade intelectual e fontes de informação, entre outras.

“O grupo Impresa tem um vasto histórico de pioneirismo na adoção de tecnologias que nos permitem evoluir nos formatos em que chegamos aos públicos e inovar na forma como produzimos jornalismo de referência. Este é mais um passo nesse sentido, porque nos permite incorporar uma tecnologia essencial para melhorar o nosso trabalho, mas também minimizar os perigos que o mau uso da IA pode trazer para a objetividade e transparência do jornalismo”, afirma João Vieira Pereira, diretor do Expresso, em comunicado de imprensa.

A utilização de IA pelos jornalistas do Expresso e da SIC já inclui valências que vão desde a automação de tarefas repetitivas, até à conversão de formatos, auxílio na pesquisa e investigação, ou recomendações e apoio na produção de peças jornalísticas. Os órgãos do grupo Impresa são os primeiros a anunciar em Portugal uma Carta de Princípios sobre a forma como os jornalistas e colaboradores podem utilizar a IA.

“A inteligência artificial nunca substituirá o papel fundamental que os jornalistas têm e terão sempre na produção de jornalismo de qualidade e que cumpre os princípios deontológicos da profissão. Mas é, sem dúvida, uma ferramenta que pode ajudar-nos a melhorar o que fazemos, desde que devidamente enquadrada e com regras claras sobre a sua utilização. É isso que esta Carta de Princípios se propõe garantir”, diz Ricardo Costa, diretor-geral de informação do grupo Impresa e diretor de informação da SIC.

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Global conquista conta da Westwing e da Editorial Presença

Para a Westwing, a Global vai desenvolver a estratégia de relações públicas e de marketing de influência para a entrada da marca alemã no mercado português. Para a Editorial Presença, tratará da assessoria de imprensa e relações públicas do lançamento do romance histórico Vitória de Inglaterra

A agência de comunicação Global acaba de ampliar o portefólio de clientes internacionais, com a conta da Westwing, loja online de decoração alemã que chegou a Portugal a 22 de maio. A Global foi escolhida também pela Editorial Presença para tratar da assessoria de imprensa do lançamento do romance histórico Vitória de Inglaterra – A Rainha que Amou e Ameaçou Portugal, escrito por Isabel Machado.

Para a Westwing, a Global vai desenvolver a estratégia de relações públicas e de marketing de influência para a entrada da marca alemã no mercado nacional, trabalhando a nível da sua visibilidade e notoriedade. “É com grande entusiasmo que aceitamos este desafio de contribuir para o sucesso de uma marca tão inspiradora em Portugal. A Global conta com um vasto histórico e ‘know-how’ na comunicação de marcas de ‘lifestyle’ e, como tal, estamos confiantes de que vamos potenciar a visibilidade e notoriedade da Westwing”, refere Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global, em comunicado de imprensa.

Para a Editorial Presença, a Global vai tratar da assessoria de imprensa e relações públicas para promover o mais recente lançamento da chancela Manuscrito, o romance histórico Vitória de Inglaterra, a Rainha que Amou e Ameaçou Portugal. “Foi com entusiasmo que aceitámos o desafio de promover esta obra de Isabel Machado, concebendo uma estratégia de assessoria de imprensa e de relações públicas que lhe permita alcançar o destaque que merece. Acreditamos que a nossa experiência e know-how nestas áreas serão fundamentais para potenciar a visibilidade e notoriedade da autora e deste romance”, afirma a CEO da Global.

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Coming Soon é finalista nos Gerety Awards com ‘Surfing Through the Odds’ (com vídeo)

O documentário dá a conhecer a Surfistas Orgulhosas na Mulher D’África (SOMA), ONG de São Tomé e Príncipe, e conta a história de jovens mulheres que lutam pela emancipação através do surf. Elas são também as protagonistas das fotografias que passaram a estar disponíveis no banco de imagens da Shutterstock.

Catarina Nunes

O ‘Surfing Through the Odds – SOMA Surf Collection’, da agência criativa Coming Soon Lisboa, é o único projeto nacional na shortlist dos prémios Gerety Awards, na categoria Work For Good Cut, avança ao M&P a organização da competição. Os vencedores nestes prémios, atribuídos à publicidade que mais se destaca pela relevância na realidade do mercado, redefinindo os padrões tradicionais, serão anunciados a 3 de setembro

O projeto para a Betclic, em conjunto com o banco de imagem Shutterstock e a ONG SOMA Surf, deu origem à primeira coleção de fotografias de raparigas negras a praticar surf. O ponto de partida foi a constatação da ausência em bancos de imagens mundiais de fotografias com estas características, tendo como objetivo consciencializar para a desigualdade de género e étnica no surf.

O documentário Surfing Through The Odds, criado pela Coming Soon, dá a conhecer a Surfistas Orgulhosas na Mulher D’África (SOMA), ONG de São Tomé e Príncipe, e conta a história de jovens mulheres que lutam pela emancipação feminina através da prática do surf. Elas são também as protagonistas das fotografias que passaram a estar disponíveis no banco de imagens da Shutterstock.

Este projeto continua a percorrer o circuito dos festivais, depois de já ter sido distinguido com vários prémios, em maio, como o Grande Prémio Jornalistas, no Festival CCP – onde a Betclic foi o Melhor Anunciante, e um Ouro (Responsabilidade Social), dois Prata (Impacto Social e Diversidade, Equidade & Inclusão) e um Bronze (Sem Fins Lucrativos), nos Telly Awards.

Nesta edição dos Gerety Awards, 394 trabalhos de 35 países chegaram à shortlist, sendo a Work for Good Cut a categoria com mais projetos na final e candidatos a prémios (93 em 86 inscrições). O Gerety Awards é nomeado desta forma em homenagem à redatora publicitária Frances Gerety, que em 1948 criou o slogan “A diamond is forever”, para a De Beers. As categorias abrangidas na competição são referidas como Cut, remetendo para o corte que é feito nos diamantes.

 

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BPI apoia seleção no Euro 2024 com campanha da Dentsu (com vídeo)

Com planeamento de meios da Mindshare, a campanha está presença em televisão, rádio, digital, publicidade exterior e imprensa. A futebolista Kika Nazareth (na foto) protagoniza o filme publicitário que mostra imagens da conquista da seleção em 2016 e como celebrar as vitórias da seleção, em três passos

O BPI acaba de lançar a nova campanha de apoio à seleção nacional para o Euro 2024, sob o mote ‘Lembra-se de como é ser campeão europeu?’. A campanha, desenvolvida pela Dentsu Creative Portugal, pretende relembrar a conquista da seleção nacional quando venceu o Europeu de 2016 e mostrar como celebrar as vitórias da seleção. 

Com planeamento de meios da Mindshare, a campanha está presente em televisão, rádio, digital, publicidade exterior e imprensa. No filme para televisão, protagonizado por Kika Nazareth, são mostradas imagens da conquista da seleção em 2016, enquanto a futebolista portuguesa demonstra em três passos como celebrar as vitórias da seleção: “primeiro agarre a camisola com amor, em seguida cerre os punhos com força e depois levante os braços até ao céu”.

“Como banco oficial das seleções, o BPI pretende mais uma vez contribuir para mobilizar os portugueses para apoiar o percurso da equipa de todos nós. Ser campeão é uma sensação única e, nesta campanha, pretendemos reviver as emoções individuais e coletivas de 2016. Como dizemos na campanha, acreditamos que ‘juntos vamos lá’ e queremos mostrar que o BPI está sempre presente nos momentos que definem as vidas dos Portugueses”, refere Constança Macedo, diretora de comunicação e marca do BPI, em comunicado de imprensa.

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Jogadores de dispositivos móveis têm mais probabilidade de seguir o Euro 2024

Segundo o estudo da Adsmovil, a publicidade contextual, em que os anúncios estão relacionados com o conteúdo em que estão inseridos, é uma das melhores formas de maximizar o alcance e impacto das campanhas durante o Europeu de Futebol. A Adidas é a marca favorita dos jogadores de dispositivos móveis, seguindo-se a McDonald’s e a Coca-Cola.

Os jogadores de dispositivos móveis têm mais probabilidade de seguir o Campeonato Europeu de Futebol do que os não jogadores, revela um estudo da Adsmovil em colaboração com a Digital Turbine. O estudo indica que o uso de aplicações e jogos desportivos em dispositivos móveis tende a aumentar consideravelmente durante o evento, sendo que os jogadores de dispositivos móveis são apontados como o público mais propenso a utilizar aplicações desportivas nestes períodos.

O estudo, que inquiriu um total de 22 mil indivíduos da Europa, Médio Oriente e África, revela também as marcas que já são reconhecidas pelos fãs de futebol e jogadores de dispositivos móveis como as suas favoritas. Segundo o estudo, a Adidas é a marca favorita dos jogadores de dispositivos móveis, seguindo-se a McDonald’s e a Coca-Cola.

Por seu lado, a publicidade contextual, em que os anúncios estão relacionados com o conteúdo em que estão inseridos, é uma das melhores formas de maximizar o alcance e impacto das campanhas durante o Campeonato Europeu de Futebol, uma vez que os anúncios são relevantes para o utilizador tendo em conta que são semelhantes aos conteúdos que já está a consumir. Isto, por sua vez, possibilita aos anunciantes serem percepcionados com maior utilidade e menos intrusão.

Com 65% dos utilizadores de internet entre os 35 e os 44 anos, inquiridos no estudo da Adsmovil, a usarem os telemóveis em simultâneo com a televisão, integrar publicidade móvel com conteúdos em segundo plano poderá aumentar a visibilidade e o impacto das campanhas das marcas. O estudo refere ainda que a utilização de dados em tempo real e a sincronização de anúncios com os eventos televisivos permitem criar uma experiência mais coerente e envolvente para o consumidor.

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