Publicidade global cresceu 5,8% em 2023. FMCG é a área que mais investe
O mercado publicitário global cresceu 5,8% este ano, avança um novo estudo do GroupM. De acordo com o relatório This Year Next Year (TYNY) foram este ano investidos 889 mil […]
Luis Batista Gonçalves
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O mercado publicitário global cresceu 5,8% este ano, avança um novo estudo do GroupM. De acordo com o relatório This Year Next Year (TYNY) foram este ano investidos 889 mil milhões de dólares, cerca de 810,8 mil milhões de euros. A categoria de grande consumo foi a que mais dinheiro despendeu. Segundo a análise, as marcas de fast moving consumer goods (FMCG) são “as que mais irão contribuir para os investimentos realizados em publicidade, correspondendo a 19,7% do índice total”.
“Este valor deve-se, em grande medida, ao facto de algumas das maiores empresas do setor de FMCG terem mantido as suas estratégias de investimento em media, apesar do contexto de inflação vivido ao longo do ano”, sublinha a empresa. “Na segunda posição, surgem as digital endemics, categoria que define as empresas cuja principal atividade é desenvolvida através da internet, que foram responsáveis por 10% dos investimentos realizados em publicidade”, revela ainda.
“No entanto, este valor não inclui empresas como a Amazon, Google ou a Meta, esta última projetada a representar 14,6% das receitas em publicidade a nível mundial”, esclarece todavia o GroupM. A categoria de media & entretenimento ocupa a terceira posição do ranking global, com 7,4% do montante investido. Em quarto lugar, surge o setor da tecnologia, com 5,5%. A quinta área a absorver o investimento publicitário mundial foi a indústria automóvel, que representará cerca de 4,8%.
“Apesar de o relatório prever que o crescimento da totalidade do mercado irá desacelerar ligeiramente em 2024, para 5,3%, os dados revelam também que permanecerá forte durante os próximos cinco anos, com uma taxa de crescimento anual composta de 5,6% até 2028, ano em que se prevê que alcance 1,2 biliões de dólares. Além de comprovar que “há no mundo uma orientação crescente por algoritmos”, o relatório aponta ainda para uma evolução que pode condicionar as previsões atuais.
“As marcas estão cada vez mais focadas em criar experiências e eventos de forma a gerar um sentido de comunidade, uma tendência que o estudo aponta como tendo vindo para ficar”, afiança a organização internacional. “Além destas projeções, o relatório TYNY analisa o cenário em constante mudança do customer marketing, destacando a importância da necessidade de criar relações mais profundas e diretas entre os anunciantes e os seus clientes”, sublinha ainda o comunicado do GroupM.