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Travel Magg reforça oferta de conteúdos do SAPO

A nova revista digital, que também vai fornecer conteúdos ao SAPO Viagens, vai trabalhar em articulação com a Magg Agency para explorar áreas como o ‘branded content’ e o marketing de influência. Mariana Coelho, ex-jornalista da Magg, é a diretora-executiva do projeto

Luis Batista Gonçalves
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Travel Magg reforça oferta de conteúdos do SAPO

A nova revista digital, que também vai fornecer conteúdos ao SAPO Viagens, vai trabalhar em articulação com a Magg Agency para explorar áreas como o ‘branded content’ e o marketing de influência. Mariana Coelho, ex-jornalista da Magg, é a diretora-executiva do projeto

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Travel Magg é a nova regista digital de viagens que a Magg acaba de lançar no SAPO. Dirigida por Mariana Coelho, ex-jornalista da Magg, apresenta notícias e reportagens com sugestões de férias para casais e para famílias, promoções e rankings, em Portugal e no estrangeiro. “Senti que tem havido uma quase desistência desta área por parte dos meios de comunicação tradicionais, estando cada vez mais entregue a influenciadores”, justifica ao M&P Ricardo Martins Pereira, diretor-geral e editor da Magg.

Na opinião do ‘publisher’, o encerramento da Rotas & Destinos e o fim da edição impressa da revista A Próxima Viagem criaram oportunidades que nunca foram devidamente aproveitadas pelos títulos que sobreviveram, como a Volta ao Mundo, que continua a apontar como uma referência. “Nunca investiram muito no digital, apesar de percebermos que é uma área que interessa muito aos portugueses. Na Magg, os artigos de viagem que publicamos têm sempre muito impacto junto dos leitores”, refere.

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Além de reforçar a oferta de conteúdos do SAPO, a nova publicação vai fornecer conteúdos ao SAPO Viagens e trabalhar em articulação com a Magg Agency para explorar áreas como o ‘branded content’ e o marketing de influência. “Hoje em dia, é impossível lançar um projeto digital sem considerar esses dois negócios. Vamos ter abertura para podermos trabalhar com parceiros estratégicos na área do turismo, nomeadamente agências de viagem, em conteúdos pagos e anunciados como tal”, esclarece.

A Travel Magg, órgão de comunicação independente com redes sociais próprias, arranca com três pessoas alocadas ao projeto, apesar de contar com colaborações regulares dos jornalistas da Magg. “Vamos ter uma equipa composta por uma dezena de pessoas”, revela o empresário. A estratégia passa por promover os conteúdos produzidos nas redes sociais, sobretudo no Instagram e no TikTok. “O Facebook não é tanto uma prioridade, porque sentimos que tem vindo a perder força”, justifica.

A ideia é aumentar o número de leitores. “Acho que a Magg é o órgão de comunicação nacional com mais seguidores no TikTok. Os nossos artigos vão ter uma visibilidade muito grande, logo desde o primeiro dia, o que me faz acreditar que nos conseguiremos posicionar como a revista líder deste segmento desde início”, afirma Ricardo Martins Pereira. “Este lançamento consolida a oferta de conteúdos numa das áreas que mais suscitam curiosidade”, refere também Gil Moreira, diretor-geral do SAPO.

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Audiências semanais: SIC reforça ‘share’, mas TVI mantém liderança

Na semana de 21 a 27 de outubro, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ e ‘Secret Story – Especial’ são os programas mais vistos na televisão portuguesa. O consumo global de televisão aumenta, registando um acréscimo de três minutos por dia face à semana anterior

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O consumo global de televisão apresenta esta semana tendência de crescimento, aumentando cerca de três minutos por dia, face à semana anterior, sendo agora de cinco horas e 32 minutos diários. Nas contas do ‘share’ de audiência, a SIC e a oferta do cabo são os canais que registam crescimento da quota de audiência, ao contrário da RTP1, TVI e ‘Outros’, que decrescem, embora com diferentes níveis de quebra.

A RTP1 apresenta uma quebra esta semana, ficando com 10,2% de quota, a SIC reforça e tem agora 14,5% de ‘share’, ao contrário da TVI, que desce apenas uma décima e tem esta semana um ‘share’ de 15,3%. O cabo reforça significativamente o valor do seu ‘share’, subindo até aos 42,1% de quota, ao contrário do ‘Outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que desce e regista 16,6% de quota semanal.

A SIC Notícias está de regresso ao terceiro lugar do pódio dos canais mais vistos do cabo, atrás dos habituais líderes CMTV e CNN Portugal. Nas posições seguintes estão Star Channel, Hollywood, Globo, SIC Mulher e TVI Reality. No nono lugar, o destaque vai para a presença no top 10 do News Now, novo canal de notícias da Medialivre lançado em junho, a que se segue o Star Movies, que encerra a tabela da semana.

No top global dos programas mais vistos da semana, um dos conteúdos diários do reality show da TVI, ‘Secret Story – Especial’ ocupa a primeira posição, seguido por ‘Secret Story’, também da TVI. Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’ da SIC, seguido pela novela da TVI ‘Cacau’ e ainda por ‘Secret Story – As Consequências’, também da TVI.

O programa informativo ‘Notícias CM’, da CMTV, lidera esta semana a tabela dos programas mais vistos da oferta do Cabo, onde é seguido pelos desportivos ‘Golos: Segunda Parte/Benfica X Feyenoord’, ‘Golos: Primeira Parte/Benfica X Feyenoord’ e ainda ‘Duelo Final/Sturm Graz X Sporting’. A fechar o Top 5 da semana está o ‘Grande Jornal – Noite’, tudo conteúdos da CMTV.

 

Data Insights, Havas Media Network

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Marisa Pires nomeada gestora da Miele em Portugal

“Sempre valorizei a capacidade de unir as áreas de vendas e marketing para alcançar elevados níveis de excelência operacional e resultados sustentáveis, e acredito que a Miele oferece uma plataforma única para continuar a fazer a diferença”, destaca Marisa Pires (na foto)

Marisa Pires vai assumir a gestão da Miele em Portugal, em que terá a responsabilidade de impulsionar o crescimento da marca no mercado ibérico e consolidar o posicionamento da marca em Portugal.

“Ao longo da minha carreira, sempre valorizei a capacidade de unir as áreas de vendas e marketing para alcançar elevados níveis de excelência operacional e resultados sustentáveis, e acredito que a Miele oferece uma plataforma única para continuar a fazer a diferença”, destaca Marisa Pires.

Com uma vasta experiência em vendas e marketing, a profissional junta-se à equipa da Miele, após uma carreira de 22 anos na Electrolux, onde ocupou posições de liderança.

Licenciada em organização e gestão de empresas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Marisa Pires começou a carreira como gestora de marca para marcas como Zanussi, Electrolux e AEG, construindo um historial na área do marketing.

Em 2010, Marisa Pires passou para a área de vendas, onde geriu canais de retalho. A última posição que ocupou na Electrolux foi a direção de vendas em Portugal, onde supervisionou a operação comercial e acumulou a função de gestora de marketing na Península Ibérica.

 

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Turismo de Portugal investe €1 milhão em campanha de promoção internacional (com vídeo)

Com criatividade da Dentsu Creative, direção criativa executiva de Ivo Purvis e direção criativa de Gil Correia, o filme publicitário apresenta diferentes perspetivas do que é arte em Portugal, como as tapeçarias da artista Vanessa Barragão (na foto)

O Turismo de Portugal está a investir €1 milhão na campanha internacional ‘Portugal is Art’, direcionada para os mercados do Reino Unido, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Países Baixos e Bélgica.

“Convidar a visitar Portugal pela lente da arte é enriquecer a nossa proposta de valor enquanto destino turístico, oferecendo ao viajante novas perspetivas e uma experiência turística diferenciada, gerando negócio e empregos para as empresas e os profissionais e desenvolvimento económico, social e sustentável do território para os residentes”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado em comunicado de imprensa.

Idealizado pela Dentsu Creative Portugal, com direção criativa executiva de Ivo Purvis, direção criativa de Gil Correia, direção de arte de Ivo Purvis e Gil Correia e redação de Ivo Purvis, Gil Correia e Nuno Leal, o filme publicitário foi realizado, editado e animado pelo Rocky Studio, estando a adaptação da campanha em vídeo a cargo de Francisco Froes.

A campanha, que convida a descobrir um território onde o quotidiano se eleva à condição artística e onde cada experiência revela uma dimensão cultural diferenciadora, está a ser divulgada em ‘connected TV’ e em suportes exteriores digitais, além das redes sociais.

A campanha digital tem design de Marta Ribeiro e gestão de Susana Vaz. Além do filme que apresenta o conceito, vão ser divulgadas seis versões mais curtas sobre seis produtos turísticos, incluindo o enoturismo, o turismo literário, a gastronomia, o bem-estar, o surfe e os festivais de música.

 

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SocialPubli lança em Portugal novas ferramentas de marketing digital

As ferramentas permitem identificar menções orgânicas à marca e ampliar o alcance das campanhas através de media paga. A Brand Detector e a Boost já estão a ser disponibilizadas a agências de meios e o lançamento oficial é a 5 de novembro

A SocialPubli, agência de marketing de influência e criação de conteúdos, está a lançar a Brand Detector e a Boost, ferramentas de marketing digital que permitem, respetivamente, identificar menções orgânicas à marca e ampliar o alcance das campanhas através de media paga.

“Estas soluções otimizam o investimento, permitem uma segmentação precisa e oferecem resultados mensuráveis, fundamentais para uma estratégia de sucesso”, enfatiza Ismael El-Qudsi, CEO da SocialPubli. As ferramentas já estão a ser disponibilizadas a agências de meios e o lançamento oficial é a 5 de novembro.

A Brand Detector consegue identificar os criadores de conteúdo que já estão a mencionar uma marca de forma espontânea, o que permite às marcas detetarem menções não solicitadas, com o potencial de converter esses influenciadores em embaixadores orgânicos.

Com recurso a inteligência artificial (IA), a ferramenta consegue analisar, em tempo real, conteúdos de plataformas como Instagram e TikTok, e procurar menções orgânicas da marca, tanto em imagens como em vídeos e textos.

A ferramenta aplica ainda modelos de visão por computador, para reconhecer logótipos e produtos nas publicações dos influenciadores. Por exemplo, uma marca de roupa desportiva pode identificar, rapidamente, se o seu logótipo aparece em vídeos carregados no TikTok, onde influenciadores utilizam os seus produtos espontaneamente.

Além de detetar as menções, o Brand Detector fornece um Earned Media Value (EMV), calculando o valor da exposição que essas menções orgânicas representam. Este valor serve para determinar o impacto real de uma publicação, permitindo às equipas de marketing justificar o seu investimento ou até decidir se devem incluir esses influenciadores em campanhas pagas.

“Ao utilizar o Brand Detector, as marcas não só descobrem os seus reais embaixadores, como também otimizam os seus esforços, concentrando-se em influenciadores que já têm uma ligação com o seu público. Isto aumenta a eficácia das campanhas e reforça a autenticidade, algo fundamental no marketing de influência atual”, salienta Ismael El-Qudsi.

A Boost, por seu lado, é desenhada para amplificar as publicações orgânicas através de campanhas de ‘paid media’ no Instagram, TikTok e Facebook. A ferramenta possibilita às marcas transformarem as publicações orgânicas de influenciadores em anúncios pagos com o apoio de uma segmentação precisa. A ferramenta dispõe de parâmetros de segmentação como idade, género, localização e interesses.

A Boost permite ainda integrar valores de conversão da Meta e do TikTok, proporcionando dados em tempo real sobre o desempenho de uma campanha, como o número de cliques, conversões e o custo por resultado, o que possibilita a otimização de campanhas à medida se desenvolvem.

“O uso do Boost não só aumenta o alcance das campanhas de marketing de influência, como também permite um controle preciso sobre o público-alvo e os resultados. Esta combinação assegura que o conteúdo orgânico seja potenciado estrategicamente para gerar resultados mensuráveis”, refere ainda o CEO da SocialPubli.

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Royal British Legion mostra como equipamento militar não salvaguarda lesões mentais (com vídeo)

Com criatividade da Leagas Delaney e planeamento de meios da Bicycle, a campanha lançada no Reino Unido pretende angariar fundos para apoiar os militares e veteranos, que sofrem com as consequências psicológicas de terem participado em guerras

A campanha ‘Protection’, da agência criativa Leagas Delaney para a Royal British Legion (RBL), instituição que apoia veteranos e membros das Forças Armadas Britânicas, demonstra que nem o equipamento militar mais avançado pode proteger contra as cicatrizes mentais associadas ao serviço militar.

A RBL salienta, no entanto, que os fundos recolhidos durante a ‘Poppy Appeal’, ação de angariação de fundos que tem uma papoila como símbolo e é realizada no Dia da Lembrança, a 11 de novembro, ajudam a prestar apoio aos militares e veteranos, que sofrem o impacto psicológico de estarem na linha de combate.

A campanha, lançada a 25 de outubro no Reino Unido com anúncios televisivos de 40 e 20 segundos, continuará a ser transmitida em vários canais, durante o período de homenagem aos soldados que se sacrificaram nas guerras em que o país participou.

Com planeamento de meios e compra de espaço publicitário da Bicycle, a campanha está presente em publicidade exterior, redes sociais e televisão, bem como em conteúdos online, que dão continuidade à história. Nos conteúdos, presentes nas redes sociais da instituição, três veteranos partilham as experiências pessoais com a RBL e como foram ajudados pela instituição, após o serviço militar. Abordam também o impacto benéfico de verem a população em geral a usar uma papoila no Dia da Lembrança.

“Com a combinação da criatividade da Leagas Delaney e do planeamento de meios da Bicycle, esperamos que a campanha deste ano crie uma maior afinidade com a causa junto dos nossos públicos-alvo e uma compreensão de que a doação de uma papoila nos ajuda a continuar o nosso trabalho vital”, enfatiza Rebecca Warren, diretora de marketing e comunicação da Royal British Legion, citada na Ad Age.

“Dado que as preocupações com a saúde mental estão a aumentar de uma forma geral, é oportuno que a campanha destaque a importância do sofrimento daqueles que servem em nome da nação. O nosso papel era demonstrar a situação difícil dos militares sem ser demasiado teatral ou melodramático. A autenticidade é fundamental para a realidade do seu sacrifício”, afirma Tim Delaney, diretor criativo da Leagas Delaney, citado na Ad Age.

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Rita Mata dos Santos é a nova gestora de marketing da Michael Page Portugal

A profissional (na foto) terá a responsabilidade de desenvolver e implementar a estratégia de marketing e comunicação da empresa de recrutamento no mercado nacional, com foco na construção e reforço da notoriedade institucional, em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento de negócio

Rita Mata dos Santos vai assumir a gestão de marketing da Michael Page Portugal, em que terá a responsabilidade de desenvolver e implementar a estratégia de marketing e comunicação da empresa de recrutamento no mercado nacional. O objetivo é construir e reforçar a notoriedade institucional da empresa, em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento de negócio.

“Estou determinada a impulsionar o crescimento e a inovação da marca em Portugal, com foco no desenvolvimento de iniciativas que consolidem a nossa presença no mercado e enriqueçam as relações com os nossos clientes. Acredito, firmemente, na eficácia da comunicação e estou motivada para trabalhar com uma equipa tão talentosa e dedicada. Juntos, enfrentaremos os desafios do mercado e exploraremos novas oportunidades, sempre com um firme compromisso com a qualidade e a excelência”, refere Rita Mata dos Santos, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada em comunicação, com especialização em comunicação organizacional, pela Universidade Católica Portuguesa, e pós-graduada em marketing, com especialização em comunicação integrada, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Rita Mata dos Santos conta com cerca de 20 anos de experiência nas áreas de marketing e comunicação.

A responsável construiu a carreira na Caixa Geral de Depósitos, onde foi responsável pelas áreas de comunicação interna e gestão integrada de conteúdos. Antes de se juntar à equipa da Michael Page, foi ainda coordenadora na Caixa Geral de Depósitos, sendo responsável pela liderança de projetos de elevado valor estratégico, cargo que ocupava até agora.

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Gringo é a nova agência criativa da O Melhor Croissant da Minha Rua

‘O melhor croissant da minha rua nas bocas do mundo’ é o mote da nova campanha publicitária da marca fundada por André Cidade, que conta com a criatividade da Gringo. A campanha será lançada até ao final de 2024, com o conceito a continuar a ser explorado ao longo de 2025

A Gringo é a nova agência criativa da O Melhor Croissant da Minha Rua, ficando responsável pela publicidade, digital e design da cadeia de lojas de croissants. A primeira campanha assinada pela Gringo será lançada até ao final do ano.

O objetivo da contratação da Gringo é aumentar a presença da marca, de forma adaptável a outros mercados, mantendo a originalidade e a portugalidade, tendo em conta que O Melhor Croissant da Minha Rua planeia abrir espaços em três novos mercados, a somar às 17 lojas em Portugal e às seis que já tem em Espanha, refere o comunicado de imprensa.

Com o mote ‘O melhor croissant da minha rua nas bocas do mundo’, a nova campanha publicitária criada pela Gringo tem o lançamento previsto para o final de 2024, com o conceito a continuar a ser explorado ao longo de 2025.  A história da O Melhor Croissant da Minha Rua começa em 2014, quando o fundador, André Cidade, abre a primeira loja no centro da vila de Sesimbra, onde a receita é aperfeiçoada durante oito anos.

Pedro Santana, parceiro e diretor de contas da Gringo, considera, citado em comunicado de imprensa, que trabalhar esta rede de lojas criada há 10 anos é um marco para agência, “pelo forte reconhecimento da marca e pelo carinho que os consumidores demonstram pelo produto”, salientando que sente “a equipa altamente motivada para levar o melhor da marca aos fãs de croissants”.

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Anúncios pouco criativos têm menos 43% de probabilidade de serem recordados

Estudo internacional da DMA conclui que há um efeito comercial multiplicador, que quadruplica a capacidade de retenção das comunicações publicitárias que têm níveis de criatividade acima da média. As que despertam os sentidos tendem a ter maior êxito

As campanhas publicitárias pouco criativas têm 43% menos probabilidades de serem recordadas, afirma um estudo internacional realizado pela Data & Marketing Association (DMA). A investigação da organização britânica afirma que existe um efeito comercial multiplicador, que quadruplica a capacidade de retenção das comunicações publicitárias com níveis de criatividade acima da média.

As campanhas que despertam os sentidos tendem a ter maior êxito, refere a análise, que defende que a criatividade é essencial para amplificar a mensagem da marca e potenciar o negócio. “Pode, até, ser a chave para resolver o declínio na eficácia do marketing de desempenho a que temos vindo a assistir recentemente”, defende o estudo.

Segundo o relatório da DMA, as campanhas com níveis de criatividade baixos têm metade da probabilidade de serem recordadas, em comparação com campanhas com níveis de criatividade médios. “A relação entre criatividade e eficácia pode ser potenciada pela inteligência artificial (IA), mas esta deve ser usada para a estimular e não para a substituir”, defende ainda o estudo.

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Bárbara Bandeira é a rainha das interações no Reels

Com uma média de 26,1 mil interações por vídeo no Instagram, a artista é a única mulher no ranking da Snack Content Portugal, que é dominado por homens e rappers. Way 45, denominação artística do futebolista Rafael Leão, é o nono músico nacional que mais chega aos utilizadores

Catarina Nunes

“A cantiga é uma arma, eu não sabia. Tudo depende da bala e da pontaria”. Quando José Mário Branco compõe estas estrofes, em 1973, a música atravessa um momento áureo enquanto veículo de intervenção social, com um cariz político. Cerca de 50 anos depois, as palavras cantadas e quem as entoa não só movem multidões como são armas apontadas por marcas, para atingirem objetivos de notoriedade e de vendas, através de redes sociais como o Instagram.

A mais recente análise da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P, aponta precisamente os dez músicos nacionais que mais chegam aos utilizadores no formato Reels do Instagram. Esta é, aliás, a rede social mais usada por portugueses, de acordo com o estudo da Marktest de 2024, ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, divulgado em final de setembro. No topo do ranking da Snack Content, relativo aos músicos nacionais com mais ‘engagement’ no Reels, encontra-se Bárbara Bandeira.

A análise da empresa, especializada em conteúdos em vídeos para marcas nas redes sociais, centra-se apenas na avaliação do envolvimento com as publicações de músicos nacionais, no formato de vídeo Reels, do Instagram. Não são contabilizadas as publicações em parceria com marcas, caso o Reel não tenha sido publicado no perfil do artista em causa.

Bárbara Bandeira, com uma média de 26,1 mil interações (gostos, comentários e partilhas) por Reel, entre janeiro e 6 de setembro, é ainda a única mulher numa tabela dominada por homens e rappers, nas restantes posições. Ao desempenho desta artista nesta rede social, que é também a mais procurada por marcas em termos de suporte publicitário, não serão alheios os recordes de vendas de discos e os prémios que soma, como o Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, em 2022.

Bárbara Bandeira publica parcerias com marcas de beleza

A força de um milhão de seguidores

Com um milhão de seguidores no Instagram, Bárbara Bandeira partilha conteúdos relacionados essencialmente com os seus concertos e conquistas profissionais, mas também parcerias com marcas de moda, como Steve Madden, ou insígnias de beleza, como Maybelline. A presença em semanas de moda, como a London Fashion Week e a ModaLisboa, são outros dos conteúdos publicados.

A visibilidade de Bárbara Bandeira, que em maio conquista o título de Melhor Artista Feminina do Ano, na sexta edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, poderá engrossar caso vença o troféu Melhor Artista Português, da MTV, para o qual está nomeada e que será revelado em novembro, em Manchester. Para este prémio, curiosamente, está ainda nomeado o rapper Dillaz, com quem Bárbara Bandeira tem uma música que já é tripla platina – ‘Carro’ – e que ocupa a segunda posição no ranking da Snack Content.

O rapper, que é também produtor musical, “tem cerca de 20,8 mil interações por publicação em formato Reels no Instagram, e conta já com grandes parcerias no currículo, além de Bárbara Bandeira. Entre os vídeos do rapper com maior envolvimento encontram-se anúncios,
videoclipes e concertos, que unem ‘storytelling’ e imagens cheias de significado”, salienta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, em declarações ao M&P.

Novas músicas são uns dos conteúdos de Dillaz

Com 353 mil seguidores no Instagram, cerca de um terço dos de Bárbara Bandeira, Dillaz partilha maioritariamente as suas músicas, bastidores dos espetáculos e excertos de concertos e de vídeoclipes, a par com anúncios para marcas como New Balance e alguns momentos privados, acompanhados por textos inspiradores.

O alcance da projeção pública

O top 3 da Snack Content é concluído com Nininho Vaz Maia, na terceira posição. O artista de música do momento, que se estreará no Meo Arena a 15 de março do próximo ano, acumula uma média de interações por Reel de 17,7 mil. Apesar de ser nativo do YouTube, onde começa a publicar músicas em 2013, Nininho Vaz Maia tem 745 mil seguidores no Instagram.

Nininho destaca-se com vídeos informais

“O cantor e compositor ganhou uma grande projeção pública a partir de 2019 e, entre os vídeos com mais interações no Instagram, estão a participação do filho num concerto, o lançamento do videoclipe da música ‘Calon’ ou vídeos onde canta ou toca a solo com outros cantores”, refere Inês Ramada Curto.

A uma distância mínima do também jurado do concurso de talentos ‘The Voice’, encontra-se David Carreira com 17,6 mil interações por Reel no Instagram, onde tem um milhão de seguidores. Nesta rede social, o cantor (além de ator e modelo) capitaliza o sucesso, reconhecido em Portugal e lá fora, enquanto intérprete de canções em português, inglês e francês. No entanto, “é nos vídeos com conteúdos com a família que encontra os melhores números de gostos e comentários”, avança a sócia e codiretora executiva da Snack Content.

No ranking dos dez músicos nacionais com mais interações no Reels do Instagram surge outro artista nomeado para os próximos prémios europeus de música da MTV, além de Bárbara Bandeira e Dillaz, na categoria Melhor Artista Português, em 2024.

O rapper, produtor e cantor Slow J, que em 2018 fundou com amigos de infância a editora independente Sente Isto, ocupa o quinto lugar da tabela, com 14,6 mil interações por Reel, em média. Ter sido produtor executivo do álbum ‘Deepak Looper’, do MC Papillon, posiciona-o entre a nova geração de artistas portugueses e contribuirá para os 163 mil seguidores no Instagram.

Despertar para a música aos 11 anos

O sexto lugar cabe a outro rapper. Bispo alcança uma média de 14 mil interações por Reel no Instagram, rede social onde tem 291 mil seguidores e partilha excertos de concertos, vídeos do seu dia a dia sonorizados com as suas músicas, bastidores de espetáculos e anúncios para marcas, como a Staples. É nas redes sociais que o rapper Bispo – que desperta para a música ao compor as primeiras canções com apenas 11 anos – começa a dar-se a conhecer ao mundo, popularizando êxitos como ‘Quase Fiquei Louco’.

Com um estilo diferente, mais ligado ao ‘R&B’ e ‘reggae’, Richie Campbell ocupa a sétima posição, com 12,9 mil interações por Reel. O cantor já teve a música ‘That’s How We Roll’ candidata a um Globo de Ouro e foi nomeado nos MTV Europe Music Award, na categoria de Melhor Artista Português, em 2013 e 2014. No Instagram, onde soma 282 mil seguidores, aposta em Reels em que partilha excertos de concertos e vídeos de bastidores ou em que canta informalmente.

As três últimas posições da tabela da Snack Content são ocupadas por músicos com perfis e percursos diferentes entre eles. Em oitavo lugar, está Fernando Daniel, com uma média de 11,1 mil interações por Reel no Instagram. O cantor e compositor, que atinge o estrelato ao participar no ‘Factor X Portugal’ e ao vencer a quarta edição do programa de talentos ‘The Voice Portugal’, tem 659 mil seguidores no Instagram.

No formato de vídeo do Instagram, Fernando Daniel aposta, por exemplo, em bastidores de programas onde participa (como o Provas Cegas), no seu dia a dia profissional e em momentos em família e com amigos, bem como excertos de concertos. Isto além dos anúncios de parcerias, como as que tem com a Caetano Formula Renault e a Staples, por exemplo.

O futebolista convertido em rapper

Rafael Leão, futebolista nacional que desde 2019 joga no AC Milan, tem como ‘lado b’ o rapper Way 45, que ocupa o nono lugar da lista. O alter ego do futebolista nasce apenas em 2020, enquanto está fechado em casa, durante a pandemia, e começa a testar o talento para a música.O nome Way 45 remete para o código postal do Bairro da Jamaica (2845), no Seixal, onde cresce, como tributo ao local de onde vem.

Com uma média de 10,9 mil interações por Reel, Way 45 tem 61,6 mil seguidores no Instagram, número que dispara para 6,5 milhões de seguidores na conta que detém nesta rede social enquanto Rafael Leão. “Um dos vídeos com melhor desempenho é o videoclipe do tema ‘NBA’, com 10,6 mil gostos, 257 comentários e 417 partilhas”, salienta Inês Ramada Curto.

A carreira musical de Way 45 começa em 2021, com o álbum ‘Beginning’, em 2021, sendo o ‘My Life in Each Verse’ e ‘V.E.U.L’, ambos de 2023, os seus últimos lançamentos. No Reels do Instagram, divulga excertos de videoclipes, vídeos curtos sobre a sua presença na MTV ou em programas de rádios como Cidade FM e RDP África, por exemplo.

O top 10 da Snack Content dos músicos nacionais com mais envolvimento fecha com Diogo Piçarra, no décimo lugar, com uma média de 10,3 mil interações por publicação no Reels. O artista, que entre 2019 e 2023 é júri do programa ‘The Voice Portugal’ e detém, em 2021, o título de Melhor Artista Português, nos MTV Europe Music Awards, tem 659 mil seguidores no Instagram.

Este número é bastante mais elevado do que o de outros artistas que se encontram neste ranking em posições mais cimeiras, como Dillaz em segundo lugar (353 mil seguidores) ou Slow J em quinto lugar (163 mil seguidores).

Os conteúdos dos vídeos de Diogo Piçarra não diferem muito dos restantes músicos da tabela (excertos de concertos, vídeoclipes, participação em programas e bastidores de gravações), mas dão um destaque particular aos momentos em lazer e em família, como o casamento com a maquilhadora Mel Jordão, e a algumas parcerias, como a que tem com a Smart.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

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Gravity recorre ao nonsense para promover Seguro Directo (com vídeos)

A campanha omnicanal da seguradora foi produzida pela Show Off/Mola. O filme publicitário, disponível em versões de 20 e 30 segundos, foi realizado por Luciano Ottani. Os anúncios de rádio têm locução dos atores Nuno Lopes e Sara Prata

Com criatividade da Gravity e produção da Show Off/Mola, a campanha publicitária multimeios da Seguro Directo recorre ao nonsense e ao humor para promover a oferta de seguros automóveis da seguradora do Grupo Ageas Portugal. ‘Carro’, o filme publicitário da primeira vaga de comunicação, que se prolonga até 24 de novembro, foi realizado por Luciano Ottani e está disponível em versões de 20 e 30 segundos.

Com um tom divertido e disruptivo, a campanha apresenta situações de suspense improváveis. “O desafio que recebemos da Seguro Directo permitia sonhar, viajar, gravitar pelo mundo das ideias e das possibilidades de contar uma história, incluindo a possibilidade de criar um edifício de estratégias e criatividade”, explica Ricardo Agostinho, diretor criativo da Gravity, citado em comunicado de imprensa.

À semelhança de ‘Carro’, ‘Mota’, o segundo filme da campanha omnicanal, explora a utilização de efeitos especiais. “Este projeto permitiu-nos explorar técnicas de filmagem e pós-produção únicas. Garantimos que cada detalhe desta personagem, o Good-zila, fosse tão amigável e marcante quanto o idealizado”, refere Luciano Ottani, realizador da Show Off/Mola, citado no documento.

Dirigida a um público com idades entre os 35 e os 50 anos, residente em zonas urbanas e suburbanas, que procuram soluções de seguros práticas e acessíveis, a campanha está a ser divulgada em televisão e digital, além de rádio, exterior, ‘display’ e redes sociais. Os ‘spots’ radiofónicos têm locução dos atores Nuno Lopes e Sara Prata.

“Os desafios de comunicação de uma marca de seguros, no mundo das seguradoras diretas, são vários, nomeadamente quando os objetivos são eficácia e a memorização. Sentimos que era o momento de recuperar o lado mais humano e próximo, num tom ‘fun’ que a marca já teve no passado”, esclarece Hugo Julião, diretor de marketing de canal e digital do Grupo Ageas Portugal.

 

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