“A cantiga é uma arma, eu não sabia. Tudo depende da bala e da pontaria”. Quando José Mário Branco compõe estas estrofes, em 1973, a música atravessa um momento áureo enquanto veículo de intervenção social, com um cariz político. Cerca de 50 anos depois, as palavras cantadas e quem as entoa não só movem multidões como são armas apontadas por marcas, para atingirem objetivos de notoriedade e de vendas, através de redes sociais como o Instagram.
A mais recente análise da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P, aponta precisamente os dez músicos nacionais que mais chegam aos utilizadores no formato Reels do Instagram. Esta é, aliás, a rede social mais usada por portugueses, de acordo com o estudo da Marktest de 2024, ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, divulgado em final de setembro. No topo do ranking da Snack Content, relativo aos músicos nacionais com mais ‘engagement’ no Reels, encontra-se Bárbara Bandeira.
A análise da empresa, especializada em conteúdos em vídeos para marcas nas redes sociais, centra-se apenas na avaliação do envolvimento com as publicações de músicos nacionais, no formato de vídeo Reels, do Instagram. Não são contabilizadas as publicações em parceria com marcas, caso o Reel não tenha sido publicado no perfil do artista em causa.
Bárbara Bandeira, com uma média de 26,1 mil interações (gostos, comentários e partilhas) por Reel, entre janeiro e 6 de setembro, é ainda a única mulher numa tabela dominada por homens e rappers, nas restantes posições. Ao desempenho desta artista nesta rede social, que é também a mais procurada por marcas em termos de suporte publicitário, não serão alheios os recordes de vendas de discos e os prémios que soma, como o Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, em 2022.
Bárbara Bandeira publica parcerias com marcas de beleza
A força de um milhão de seguidores
Com um milhão de seguidores no Instagram, Bárbara Bandeira partilha conteúdos relacionados essencialmente com os seus concertos e conquistas profissionais, mas também parcerias com marcas de moda, como Steve Madden, ou insígnias de beleza, como Maybelline. A presença em semanas de moda, como a London Fashion Week e a ModaLisboa, são outros dos conteúdos publicados.
A visibilidade de Bárbara Bandeira, que em maio conquista o título de Melhor Artista Feminina do Ano, na sexta edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, poderá engrossar caso vença o troféu Melhor Artista Português, da MTV, para o qual está nomeada e que será revelado em novembro, em Manchester. Para este prémio, curiosamente, está ainda nomeado o rapper Dillaz, com quem Bárbara Bandeira tem uma música que já é tripla platina – ‘Carro’ – e que ocupa a segunda posição no ranking da Snack Content.
O rapper, que é também produtor musical, “tem cerca de 20,8 mil interações por publicação em formato Reels no Instagram, e conta já com grandes parcerias no currículo, além de Bárbara Bandeira. Entre os vídeos do rapper com maior envolvimento encontram-se anúncios,
videoclipes e concertos, que unem ‘storytelling’ e imagens cheias de significado”, salienta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, em declarações ao M&P.
Novas músicas são uns dos conteúdos de Dillaz
Com 353 mil seguidores no Instagram, cerca de um terço dos de Bárbara Bandeira, Dillaz partilha maioritariamente as suas músicas, bastidores dos espetáculos e excertos de concertos e de vídeoclipes, a par com anúncios para marcas como New Balance e alguns momentos privados, acompanhados por textos inspiradores.
O alcance da projeção pública
O top 3 da Snack Content é concluído com Nininho Vaz Maia, na terceira posição. O artista de música do momento, que se estreará no Meo Arena a 15 de março do próximo ano, acumula uma média de interações por Reel de 17,7 mil. Apesar de ser nativo do YouTube, onde começa a publicar músicas em 2013, Nininho Vaz Maia tem 745 mil seguidores no Instagram.
Nininho destaca-se com vídeos informais
“O cantor e compositor ganhou uma grande projeção pública a partir de 2019 e, entre os vídeos com mais interações no Instagram, estão a participação do filho num concerto, o lançamento do videoclipe da música ‘Calon’ ou vídeos onde canta ou toca a solo com outros cantores”, refere Inês Ramada Curto.
A uma distância mínima do também jurado do concurso de talentos ‘The Voice’, encontra-se David Carreira com 17,6 mil interações por Reel no Instagram, onde tem um milhão de seguidores. Nesta rede social, o cantor (além de ator e modelo) capitaliza o sucesso, reconhecido em Portugal e lá fora, enquanto intérprete de canções em português, inglês e francês. No entanto, “é nos vídeos com conteúdos com a família que encontra os melhores números de gostos e comentários”, avança a sócia e codiretora executiva da Snack Content.
No ranking dos dez músicos nacionais com mais interações no Reels do Instagram surge outro artista nomeado para os próximos prémios europeus de música da MTV, além de Bárbara Bandeira e Dillaz, na categoria Melhor Artista Português, em 2024.
O rapper, produtor e cantor Slow J, que em 2018 fundou com amigos de infância a editora independente Sente Isto, ocupa o quinto lugar da tabela, com 14,6 mil interações por Reel, em média. Ter sido produtor executivo do álbum ‘Deepak Looper’, do MC Papillon, posiciona-o entre a nova geração de artistas portugueses e contribuirá para os 163 mil seguidores no Instagram.
Despertar para a música aos 11 anos
O sexto lugar cabe a outro rapper. Bispo alcança uma média de 14 mil interações por Reel no Instagram, rede social onde tem 291 mil seguidores e partilha excertos de concertos, vídeos do seu dia a dia sonorizados com as suas músicas, bastidores de espetáculos e anúncios para marcas, como a Staples. É nas redes sociais que o rapper Bispo – que desperta para a música ao compor as primeiras canções com apenas 11 anos – começa a dar-se a conhecer ao mundo, popularizando êxitos como ‘Quase Fiquei Louco’.
Com um estilo diferente, mais ligado ao ‘R&B’ e ‘reggae’, Richie Campbell ocupa a sétima posição, com 12,9 mil interações por Reel. O cantor já teve a música ‘That’s How We Roll’ candidata a um Globo de Ouro e foi nomeado nos MTV Europe Music Award, na categoria de Melhor Artista Português, em 2013 e 2014. No Instagram, onde soma 282 mil seguidores, aposta em Reels em que partilha excertos de concertos e vídeos de bastidores ou em que canta informalmente.
As três últimas posições da tabela da Snack Content são ocupadas por músicos com perfis e percursos diferentes entre eles. Em oitavo lugar, está Fernando Daniel, com uma média de 11,1 mil interações por Reel no Instagram. O cantor e compositor, que atinge o estrelato ao participar no ‘Factor X Portugal’ e ao vencer a quarta edição do programa de talentos ‘The Voice Portugal’, tem 659 mil seguidores no Instagram.
No formato de vídeo do Instagram, Fernando Daniel aposta, por exemplo, em bastidores de programas onde participa (como o Provas Cegas), no seu dia a dia profissional e em momentos em família e com amigos, bem como excertos de concertos. Isto além dos anúncios de parcerias, como as que tem com a Caetano Formula Renault e a Staples, por exemplo.
O futebolista convertido em rapper
Rafael Leão, futebolista nacional que desde 2019 joga no AC Milan, tem como ‘lado b’ o rapper Way 45, que ocupa o nono lugar da lista. O alter ego do futebolista nasce apenas em 2020, enquanto está fechado em casa, durante a pandemia, e começa a testar o talento para a música.O nome Way 45 remete para o código postal do Bairro da Jamaica (2845), no Seixal, onde cresce, como tributo ao local de onde vem.
Com uma média de 10,9 mil interações por Reel, Way 45 tem 61,6 mil seguidores no Instagram, número que dispara para 6,5 milhões de seguidores na conta que detém nesta rede social enquanto Rafael Leão. “Um dos vídeos com melhor desempenho é o videoclipe do tema ‘NBA’, com 10,6 mil gostos, 257 comentários e 417 partilhas”, salienta Inês Ramada Curto.
A carreira musical de Way 45 começa em 2021, com o álbum ‘Beginning’, em 2021, sendo o ‘My Life in Each Verse’ e ‘V.E.U.L’, ambos de 2023, os seus últimos lançamentos. No Reels do Instagram, divulga excertos de videoclipes, vídeos curtos sobre a sua presença na MTV ou em programas de rádios como Cidade FM e RDP África, por exemplo.
O top 10 da Snack Content dos músicos nacionais com mais envolvimento fecha com Diogo Piçarra, no décimo lugar, com uma média de 10,3 mil interações por publicação no Reels. O artista, que entre 2019 e 2023 é júri do programa ‘The Voice Portugal’ e detém, em 2021, o título de Melhor Artista Português, nos MTV Europe Music Awards, tem 659 mil seguidores no Instagram.
Este número é bastante mais elevado do que o de outros artistas que se encontram neste ranking em posições mais cimeiras, como Dillaz em segundo lugar (353 mil seguidores) ou Slow J em quinto lugar (163 mil seguidores).
Os conteúdos dos vídeos de Diogo Piçarra não diferem muito dos restantes músicos da tabela (excertos de concertos, vídeoclipes, participação em programas e bastidores de gravações), mas dão um destaque particular aos momentos em lazer e em família, como o casamento com a maquilhadora Mel Jordão, e a algumas parcerias, como a que tem com a Smart.