Compras no Natal sobem 15% face a 2023
23 de dezembro é o dia em que se registam mais compras (10 milhões), enquanto a 24 de dezembro é quando há o maior pico de transações por segundo (402), segundo os dados da SIBS. As compras de estrangeiros em Portugal em lojas físicas aumentam 12% em volume e 4% em valor
Meios & Publicidade
Portugueses compram menos presentes, mas gastam mais dinheiro
Fullsix transforma fotos em vídeos musicais em ativação de Natal para a Nos
A-Tundra põe STCP a dar boleia ao Pai Natal (com vídeo)
ANSR promove segurança rodoviária com campanha da F5C (com vídeos)
Canal Hollywood recorre à Kiss para promover programação de Natal
Acreditar celebra 30 anos com campanha da Tux&Gill (com vídeo)
Natal no M&P com notícias diárias no site
O dia 23 de dezembro de 2024 regista o maior volume de compras realizado na época natalícia, ultrapassando as 10 milhões de transações. De acordo com os dados do SIBS Analytics, o pico de operações acontece às 11h37 de dia 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo. O MB Way destaca-se com um crescimento de 43% no número de compras face o período homólogo em 2023.
Os mais recentes dados do SIBS Analytics revelam que o consumo na época natalícia de 2024 volta a crescer em Portugal, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas entre 1 e 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período em 2023.
Segundo os dados divulgados em comunicado de imprensa, 23 de dezembro é o dia em que se registam mais compras, com cerca de 10 milhões de compras registadas. O dia 24 de dezembro, por seu lado, é quando se regista o maior pico de transações por segundo, com 402 transações a serem realizadas às 11h37. No top 3 de dias com maior variação de número de compras face à média diária, destacam-se também os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro, ambos com um crescimento de 13%.
O MB Way continua a consolidar a sua posição como uma das escolhas preferenciais dos consumidores, registando um crescimento significativo nas transações durante a época natalícia, tanto em compras físicas (+43%) como em compras online (+44%).
Em termos de evolução do consumo, o comércio online mantém a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. As compras em loja registam um aumento de 11% em número e 10% em valor.
Em termos de setores de maior crescimento no número de compras na época natalícia destacam-se os brinquedos e jogos (+69%), decoração e casa (+59%), perfumaria e cosmética (+46%) e moda e acessórios (+39%), quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.
Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumenta 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuem ligeiramente, com menos 2% no número de transações e menos 6% em valor.