Meios&Publicidade conquista prémio Escolha do Consumidor 2025
Com uma média final de 35,6%, o jornal M&P vence na categoria Imprensa de Marketing Online, à frente das restantes publicações em avaliação: E-newvation (22,65%), Consumertrends (22,28%) e Briefing (19,48%)
Meios & Publicidade
Imprensa em Portugal perde 124 mil leitores em 2024
Notícias Ilimitadas não pagou aos comerciais as comissões de novembro
Natal no M&P com notícias diárias no site
Media britânicos recusam uso de obras protegidas por empresas de IA
Plano de reestruturação da TiN propõe renegociar dívidas e suspender títulos
Digital Inside expande-se para Brasil e Espanha
O jornal Meios&Publicidade é o vencedor do prémio Escolha do Consumidor 2025, na categoria Imprensa de Marketing Online, reforçando o estatuto de órgão de comunicação social de referência, no segmento das publicações especializadas no setor.
Com uma média final de 35,6%, entre os nove atributos avaliados, o Meios&Publicidade vence de forma destacada à frente das restantes três publicações que integram o estudo: E-newvation (22,65%), Consumertrends (22,28%) e Briefing (19,48%).
Em termos da classificação em cada um dos nove atributos analisados, o Meios&Publicidade salienta-se na qualidade do grafismo (40,7%), na disponibilidade online e navegação intuitiva (40%), na clareza na informação e facilidade de leitura (39,1%), na originalidade dos conteúdos (39,1%), na variedade de assuntos (37,5%), nos conselhos e dicas adequados à temática (36%), na informação nacional e internacional (33,3%), na informação atualizada e conteúdos atuais (31,8%) e na credibilidade, imparcialidade e fiabilidade (22,7%).
O prémio atribuído pela Consumers Choice, sistema de avaliação de marcas certificado com o ISO 9001, segue uma metodologia em três fases. Primeiro, os consumidores envolvidos no processo, e que acompanham meios de comunicação social (televisão, imprensa e rádio), identificam os atributos que consideram mais relevantes.
Esta análise foca-se em critérios qualitativos, excluindo métricas como audiências e alcance, com o objetivo de captar o que realmente importa para os consumidores. A avaliação dos atributos é bienal e é efetuada através de ‘focus groups’, com cerca de 30 participantes com afinidade comprovada com a categoria analisada.
Na segunda fase são selecionados os órgãos de comunicação social, começando pela definição das principais categorias (televisão, imprensa e rádio), que são subdivididas em áreas específicas de atuação.
A seleção dos órgãos de comunicação baseia-se nos atributos qualitativos valorizados pelos consumidores, como a credibilidade, a relevância temática e a especialização dentro de cada subcategoria. O objetivo é reconhecer os métodos e os conteúdos que se destacam pela sua eficácia, quer na capacidade de captar e manter a atenção do público, como de o envolver.
Na terceira e última fase, um painel representativo de 533 consumidores avalia os meios de comunicação social, utilizando um sistema de pontuação que reflete os atributos mais relevantes que são identificados. A distinção Escolha do Consumidor é atribuída ao meio ou subcategoria que alcançar a classificação mais elevada, numa avaliação global, destacando-se nos atributos considerados mais valorizados pelos consumidores.
O evento de entrega dos prémios Escolha do Consumidor acontece a 9 de janeiro, no Suspenso Lisboa, a partir das 17h.