Tecnologia publicitária, IA, marcas e redes sociais vão a Las Vegas
Empresas de cosmética como a L’Oréal e retalhistas como o Walmart e o Lowe’s, entre outras, irão demonstrar no CES 2025 como estão a tirar partido das tecnologias emergentes. Meta, Google, Microsoft e Amazon, bem como o X e o TikTok são outras que marcam presença
Daniel Monteiro Rahman
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O Consumer Electronics Show (CES), que decorre entre 7 e 11 de Janeiro, em Las Vegas, é um dos pontos de encontro anuais onde os profissionais de marketing consolidam parcerias no domínio da tecnologia publicitária e ficam a par das novidades no setor da inteligência artificial (IA). Este ano, a incerteza causada pela nova administração na Casa Branca e a forma como esta afetará a indústria tecnológica, sobretudo no que diz respeito aos regulamentos e à situação do TikTok, dão o mote a esta feira de tecnologia e eletrónica de consumo.
“A tecnologia publicitária e os serviços de media serão temas altamente relevantes nas conversas que terão lugar”, refere Mark Wagman, diretor-geral da MediaLink, empresa de consultoria com um papel proeminente no evento, citado na Ad Age. “Como resultado da recente aquisição da IPG pelo Omnicom e da Innovid pela Mediaocean, os mercados da publicidade e dos serviços de tecnologia publicitária estão a consolidar-se. Os marketers terão a oportunidade de fazer mais com menos interações, em parte graças à IA”, acrescenta ainda Mark Wagman.
As marcas são presença garantida no CES, desde empresas de cosmética como a L’Oréal a retalhistas como o Walmart e o Lowe’s, entre outras, irão demonstrar como estão a tirar partido das tecnologias emergentes. “No CES, as marcas vão querer aprofundar a aposta na IA e em novas tecnologias”, salienta Emily Ketchen, diretora de marketing da Lenovo. “Alguns dos principais tópicos sobre os quais as marcas vão estar atentas são os agentes de IA, os avanços em grandes modelos de linguagem e as novidades em relação à personalização no marketing”, acrescenta Emily Ketchen.
O evento conta também com a presença de marcas de produtos eletrónicos, através de exposições de novos produtos, incluindo televisões, sistemas de som e tecnologia doméstica inteligente, por exemplo. A Lenovo, a Sony, a Samsung e a LG estão na linha da frente, juntamente com marcas de menor dimensão.
A negociação é uma atividade constante durante o evento, dado que o CES é uma oportunidade para os profissionais de marketing finalizarem as suas agendas para o novo ano e começarem a planear o próximo. Estão presentes as agências das grandes ‘holdings’ de publicidade e comunicação, bem como os seus clientes, proporcionando a discussão com as principais empresas de tecnologia sobre integrações existentes e futuras.
Do lado dos principais fornecedores de IA, empresas como a Meta, a Google, a Microsoft e a Amazon vão estar presentes tanto na área de exposições com ‘stands’, como em reuniões privadas com clientes. A Perplexity AI, por seu lado, não tem presença oficial no evento, mas fornecedores com este perfil “vão estar lá com certeza”, considera Marka Wagman, referindo-se às ‘startups’ de IA que estão a entrar no mercado publicitário.
Empresas de redes sociais seguem outra estratégia, instalando-se em quartos de hotel e salas de eventos, para discutir com os clientes os planos para o novo ano. O X de Elon Musk aumenta a presença nesta edição, com um ‘stand’ oficial nas suítes do Aria Resort & Casino, hotel onde o TikTok tem planeado um conjunto de ativações. Esta iniciativa será uma possível ‘manobra de charme’, face à iminência da sua proibição nos Estados Unidos, a partir de 19 janeiro. O Supremo Tribunal aceitou ouvir a contestação do TikTok, estando a audiência prevista para 11 de janeiro, último dia do CES.