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Tinder recorre a história verídica em campanha europeia da LePub

A história da dupla alemã Brutalismus 3000 (na foto) é a primeira de uma série de narrativas verídicas, que retratam talentos de toda a Europa que estabeleceram uma ligação através do Tinder. A campanha é lançada durante a época alta da aplicação, entre o final de dezembro e o Dia de São Valentim

Daniel Monteiro Rahman
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Tinder recorre a história verídica em campanha europeia da LePub

A história da dupla alemã Brutalismus 3000 (na foto) é a primeira de uma série de narrativas verídicas, que retratam talentos de toda a Europa que estabeleceram uma ligação através do Tinder. A campanha é lançada durante a época alta da aplicação, entre o final de dezembro e o Dia de São Valentim

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O Tinder está a lançar uma campanha europeia que recorre à história do casal e dupla alemã de música eletrónica Victoria Vassiliki Daldas e Theo Zeitner, dos Brutalismus 3000. Sob o mote ‘Wherever it takes you’, a campanha, da LePub, agência criativa do Publicis Groupe, destaca como um ‘like’ no Tinder pode transformar vidas, apresentando a história de sucesso da banda como exemplo.

A campanha é lançada durante a época alta do Tinder, entre o final de dezembro e o Dia de São Valentim, em fevereiro, quando a utilização da aplicação aumenta. Durante este período, são enviadas diariamente mais 2,1 milhões de mensagens e são trocados, em média, mais 298,4 milhões de ‘likes’ do que no resto do ano.

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O filme de 30 segundos, realizado por Jonas Vahl através da produtora alemã Tempomedia, conta a história do casal em sentido inverso, rebobinando os momentos mais importantes da sua história, desde o momento em que se conheceram através da aplicação de encontros.

O ‘spot’ começa por mostrar a dupla em palco, a celebrar o sucesso da primeira digressão europeia, em 2022. Quando o cenário da ação muda para uma sala, o casal é representado numa sessão de estúdio, antes do lançamento da sua primeira música, em 2020. O filme continua com o primeiro encontro da dupla, que acontece em 2018, no qual se vê o casal a ouvir música em conjunto.

No final do anúncio, o espetador é transportado de volta ao início da relação, com Vassiliki Daldas no Tinder a deslizar para a direita e a ser correspondida por Theo Zeitner. Um texto conclui o ‘spot’: ‘Wherever it takes you. It starts with a swipe’.

“No Tinder, acreditamos que o namoro é mais do que um resultado definido: é sobre as infinitas possibilidades que podem surgir quando duas pessoas se conhecem. A história de Victoria e Theo, dos Brutalismus 3000, mostra como o Tinder permite que esta nova geração de ‘daters’ estabeleça ligações. A viagem da dupla é um testemunho do facto de cada encontro ter o potencial de mudar vidas de formas que a maioria das pessoas jamais poderia imaginar”, salienta Paolo Lorenzoni, vice-presidente de marketing do Tinder para a Europa, Médio Oriente e África.

A campanha é veiculada em televisão, plataformas de streaming e redes sociais. No Reino Unido, Alemanha, França e Espanha, também estará presente em publicidade exterior. A história dos Brutalismus 3000 é escolhida como a primeira de uma série de narrativas verídicas que retratam talentos de toda a Europa que estabeleceram uma ligação através do Tinder. A marca vai expandir a campanha, em 2025, com mais histórias.

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Marketing

A Vida Portuguesa chega a Nova Iorque

“Há muito que nos impressiona a capacidade de A Vida Portuguesa celebrar a história da manufatura portuguesa através de uma lente moderna”, refere Emmanuel Plat, diretor de merchandising da MoMA Retail, que gere as lojas do Museu de Arte Moderna, que recebem as marcas e produtos nacionais

A Vida Portuguesa chega a 8 de janeiro, pela primeira vez, a Nova Iorque e até 10 de março vai estar em destaque nas lojas físicas MoMA Design Store, no SoHo e em Midtown, bem como no site da loja do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

“Há muito que nos impressiona a capacidade de A Vida Portuguesa celebrar a história da manufatura portuguesa através de uma lente moderna”, refere em comunicado de imprensa Emmanuel Plat, diretor de merchandising da MoMA Retail, empresa que gere as duas lojas que recebem os produtos portugueses, na primeira apresentação oficial ao mercado norte-americano.

“A qualidade, a originalidade e as histórias por trás de cada produto refletem aquilo que defendemos na MoMA Design Store. Tornou-se um favorito que recomendamos frequentemente aos amigos quando visitam Portugal, e estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes esta oportunidade exclusiva de experienciar a arte de Portugal nos Estados Unidos”, salienta Emmanuel Plat, que estará presente no evento a 9 de janeiro, a partir das 18h, na loja no SoHo, em Spring Street.

Além do ilustrador Jorge Colombo, a iniciativa conta com a presença de Catarina Portas, fundadora da marca A Vida Portuguesa. “Os nossos produtos são um reflexo do artesanato e da tradição de Portugal, desde as mãos dos fabricantes locais até aos lares de todo o mundo. Estamos entusiasmados por partilhar esta oportunidade de experienciar a rica história e o design intemporal dos produtos fabricados em Portugal”, refere Catarina Portas, citada no comunicado.

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Media

Cartoonista demite-se por Washington Post recusar publicação de ‘cartoon’ de Jeff Bezos

A caricatura satírica de Ann Telnaes (na foto) retrata o proprietário do jornal, Jeff Bezos, com outros líderes dos media e tecnologia e o Rato Mickey, a bajular Donald Trump. O editor de opinião justifica a decisão por discordar da “interpretação dos acontecimentos”

Ann Telnaes, cartoonista editorial do The Washington Post e vencedora de um prémio Pulitzer, demitiu-se do cargo após o jornal ter-se recusado a publicar uma caricatura satírica que retrata Jeff Bezos, proprietário do jornal, com outros líderes dos media e da tecnologia, a bajularem Donald Trump.

“Recebi ‘feedback’ editorial e tive conversas produtivas — e algumas divergências — sobre ‘cartoons’ que enviei para publicação, mas durante todo este tempo nunca tive um ‘cartoon’ rejeitado por causa de quem ou do que escolhi para apontar a minha caneta”, escreve Ann Telnaes numa publicação online na plataforma Substack, que detalha a decisão de se demitir.

Numa declaração divulgada pelo New York Times, o editor de opinião do The Washington Post, David Shipley, defende a decisão do jornal de não publicar o ‘cartoon’ de Ann Telnaes, alegando que discorda da sua “interpretação dos acontecimentos” e que “o único preconceito era contra a repetição”.

“Nem todas as decisões editoriais são o reflexo de uma força maligna”, declara David Shipley, acrescentando que falou com Ann Telnaes e lhe pediu que reconsiderasse a sua saída. “A minha decisão foi guiada pelo facto de termos acabado de publicar uma coluna sobre o mesmo tema do ‘cartoon’ em questão e de já termos agendada a publicação de outra coluna, que será uma sátira”, justifica David Shipley.

A publicação de Ann Telnaes no Substack inclui um esboço do ‘cartoon’, que além de Jeff Bezos, que fundou a Amazon antes de adquirir o The Washington Post, inclui caricaturas de Mark Zuckerberg, fundador da Meta, Patrick Soon-Shiong, proprietário do Los Angeles Times e do Rato Mickey, mascote da The Walt Disney Company. “O ‘cartoon’ critica os executivos multimilionários da tecnologia e dos meios de comunicação social, que estão a fazer tudo o que podem para se aproximarem de Donald Trump”, argumenta Ann Telnaes.

“Embora não seja invulgar que os editores de páginas editoriais se oponham a metáforas visuais num ‘cartoon’, isto só acontece se estas lhes parecerem pouco claras ou não transmitirem corretamente a mensagem pretendida pelo autor, tal crítica editorial não se verificou em relação a este ‘cartoon’. Por vezes, as caricaturas foram rejeitadas ou revistas, mas nunca devido ao ponto de vista intrínseco da caricatura. Esta é uma mudança fundamental e perigosa para uma imprensa livre”, aponta a cartoonista.

Ann Telnaes recebeu o Prémio Pulitzer de Notícias e Comentários Ilustrados em 2001, quando trabalhava para o Los Angeles Times, tendo sido finalista na mesma categoria em 2022. Também ganhou o Prémio Reuben da Sociedade Nacional de Humoristas em 2017, tornando-se a primeira mulher a receber ambos os prémios.

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Digital

Diretor de publicidade deixa TikTok, face à proibição eminente nos EUA

O TikTok vai devolver aos anunciantes os montantes pagos pelas campanhas publicitárias na rede social, caso a proibição entre em vigor a 19 de janeiro, mas está a “pressionar os anunciantes a comprometerem-se a gastar muito” em 2025, segundo o The Information

Sameer Singh, diretor de vendas publicitárias do TikTok na América do Norte, está a abandonar o cargo, de acordo com um documento interno partilhado com a Ad Age. Isto abre uma vaga determinante na equipa que gere a publicidade na rede social, que aguarda a suspensão nos Estados Unidos a 19 de Janeiro, caso a ByteDance não venda a participação no TikTok.

No documento, Blake Chandlee, presidente de soluções empresariais globais do TikTok, escreve que Sameer Singh “regressará à Índia no final de janeiro e permanecerá disponível para apoiar a equipa da América do Norte até ao final de fevereiro”. “Iniciaremos imediatamente a procura de um novo líder para supervisionar a atividade na América do Norte. A partir de 1 de fevereiro, todos os elementos da equipa de Sameer deverão reportar diretamente a mim, que fico responsável por informar sobre as próximas etapas, à medida que forem finalizadas”, refere Blake Chandlee.

Segundo o The Information, que cita um email enviado aos anunciantes, o TikTok está a empenhar-se nos esforços para mitigar os danos causados pela proibição da rede social nos Estados Unidos. A rede social informou ainda os anunciantes de que vai devolver os montantes pagos pelas campanhas publicitárias na rede social, caso a proibição entre em vigor.

De acordo com a notícia, os representantes de vendas de anúncios do TikTok estão a “pressionar os anunciantes a comprometerem-se a gastar muito” em 2025, com um executivo a declarar que a aplicação instou a sua empresa a aumentar em 40% os gastos com publicidade.

O destino da rede social, que está a ser acompanhado de perto por anunciantes, marcas e criadores de conteúdos, que têm vindo a investir na construção de uma presença na plataforma, está nas mãos do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que vai ouvir os argumentos do TikTok a favor da anulação da lei em nome da liberdade de expressão, numa audiência a 10 de Janeiro, dez dias antes da tomada de posse de Donald Trump.

Donald Trump, que quer “salvar o TikTok”, está a pedir ao tribunal que suspenda o prazo de liquidação da rede social e que considere uma “resolução negociada”, dado que, enquanto presidente, será responsável pela segurança nacional. O Departamento de Justiça, por seu lado, já solicitou ao Supremo Tribunal que rejeite o pedido de Donald Trump, alegando que “ninguém está a contestar o facto de a China procurar comprometer os interesses dos Estados Unidos, através da recolha de dados sensíveis sobre os americanos e da participação em operações de influência secretas e maliciosas”.

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Agências cobram pouco, dizem os estrategas de marketing

44% dos profissionais inquiridos defendem a cobrança de um valor fixo por projeto, aponta um estudo do WARC. Apesar de ainda serem pouco comuns, as taxas indexadas ao desempenho das estratégias já representam cerca de 2% do mercado global

Metade dos estrategas de marketing (48%) consideram que as agências cobram pouco pelos serviços que desenvolvem, revela o estudo ‘Future of Strategy’, elaborado pelo World Advertising Research Center (WARC). Apesar de 41% das agências globais cobrarem valores definidos em função das horas de trabalho alocadas aos projetos, só 24% dos 1.148 estrategas inquiridos é que consideram este modelo de cobrança o ideal.

De acordo com o estudo, 44% dos profissionais defendem a cobrança de um valor fixo por projeto, um modelo que já é adotado por 40% das agências. Apesar de ainda serem pouco comuns, as taxas indexadas ao desempenho das estratégias já representam cerca de 2% do mercado global. Este é, no entanto, considerado o melhor modelo para 14% dos inquiridos.

A análise global revela ainda que mais de metade dos estrategas de marketing (59%) têm vindo a integrar a inteligência artificial (IA) nos processos criativos que desenvolvem no quotidiano, com 74% a usá-la para procurar inspirações e 74% a utilizá-la para evitarem tarefas repetitivas.

“As limitações mais significativas à utilização da IA ​​mantêm-se, em 2024, as mesmas de 2023, com os resultados distorcidos (71%), a falta de criatividade e de originalidade (63%) e as considerações éticas/legais (48%) a serem as mais apontadas”, refere o estudo, que avança ainda que 67% dos estrategas mundiais considera que as organizações onde trabalham investem pouco na sua formação profissional.

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Comunicação

SayU Consulting expande-se para Angola

“A nossa atenção vai recair sobre conceitos inovadores e táticas de comunicação que promovam verdadeiras transformações”, explica Marta Gonçalves, CEO da SayU Consulting (na foto, à dir.), que trabalha em parceria com a Once Upon a Brand, liderada por Jorge Amieira (à esq.)

A SayU Consulting está a internacionalizar o negócio com a expansão para Angola, onde a consultora de marketing de comunicação especializada em mercados globais tem uma parceria com a Once Upon a Brand, para o desenho de uma solução integrada que funde criatividade com estratégia. A seguradora Nossa Seguros e o Banco Angolano de Investimentos (BAI) são dois dos clientes que está a trabalhar.

“Em Angola, a nossa atenção vai recair sobre conceitos inovadores e táticas de comunicação que promovam verdadeiras transformações. Com foco nos públicos, abrangemos desde a perceção cultural até a escuta ativa das suas necessidades. Criamos conteúdos cativantes que se disseminam pela totalidade de canais e plataformas, assegurando uma sólida sinergia entre as estratégias propostas”, explica Marta Gonçalves, CEO da SayU Consulting, citada em comunicado de imprensa.

Além de elevar os padrões do negócio de gestão de marca, a parceria pretende explorar o potencial das relações públicas em Angola, procurando aumentar a notoriedade e a reputação das marcas, através de estratégias de comunicação que também valorizem as redes sociais, o mapeamento de ‘stakeholders’, a gestão de risco e de crise, a sustentabilidade e os assuntos públicos.

“A formação e o desenvolvimento do potencial das equipas locais permitem a criação de estratégias alinhadas com as realidades do país, entregando valor e impacto real, com projetos transformadores que garantem soluções que se conectam com o mercado e com as pessoas”, refere Jorge Amieira, sócio-gerente da Once Upon a Brand, fundada em 2008, um ano antes da SayU Consulting, que comemorou 15 anos em 2024.

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Marketing

Gustavo Abreu assume direção de marketing B2B global da Stannah

“Estamos num momento estratégico e cheio de oportunidades para a Stannah. O meu foco será impulsionar a marca nestes 36 mercados, sempre alinhado com os valores que fazem da empresa uma líder no setor”, refere Gustavo Abreu (na foto)

Gustavo Abreu é o novo diretor de marketing B2B global da Stannah, empresa que comercializa elevadores, elevadores de escadas e scooters de mobilidade. Na nova função, o ‘marketer’, que já liderava os mercados internacionais da marca em 32 países, incluindo México e Austrália, passa também a gerir os distribuidores da marca nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.

“Acredito que estamos num momento estratégico e cheio de oportunidades para a Stannah. O meu foco será impulsionar a marca nestes 36 mercados, sempre alinhado com os valores que fazem da empresa uma líder no setor”, explica o novo responsável pela gestão de marketing dos distribuidores a nível mundial, citado em comunicado de imprensa.

Licenciado em gestão de marketing pela Universidade da Maia e mestre em ‘business economics’ pela Católica Porto Business School, Gustavo Abreu vai desenvolver e implementar estratégias de marketing alinhadas às necessidades dos distribuidores da marca nas geografias sob sua gestão, procurando maximizar o potencial de vendas e consolidar a notoriedade da empresa.

Gustavo Abreu, que entra para a Stannah em 2021, inicia a carreira profissional com um estágio na Sonae Sierra em 2013. Entre 2014 e 2021, integra a equipa da Fruut Snacks, onde desempenha funções nas áreas de vendas e de marketing, inicialmente em Portugal e, depois, a nível global.

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Media

Abrigos sustentáveis da DreamMedia chegam ao Funchal

“Este projeto (na foto) simboliza a dedicação do grupo em unir inovação, funcionalidade e responsabilidade ambiental, alinhando o urbanismo às necessidades de cidades mais sustentáveis”, refere Luís Gonçalves, coordenador-geral da DreamMedia Madeira

Os abrigos sustentáveis The GreenStation da DreamMedia já chegaram ao Funchal, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a DreamMedia Madeira e o Monte Palace Madeira – Jardim Tropical. Localizadas na Avenida do Mar, uma das artérias mais movimentadas da cidade, as estruturas incorporam painéis solares e são fabricadas com materiais 100% sustentáveis, como o vinil transparente impresso em tinta de água.

Os cartazes publicitários exibidos nos abrigos são impressos em papel reciclado, uma opção ecológica que reduz a pegada carbónica. “Este projeto simboliza a dedicação do grupo em unir inovação, funcionalidade e responsabilidade ambiental, alinhando o urbanismo às necessidades de cidades mais sustentáveis e harmoniosas”, refere Luís Gonçalves, coordenador-geral da DreamMedia Madeira, citado em comunicado de imprensa.

Além dos telhados verdes que promovem a biodiversidade, os abrigos integram carregadores USB que podem ser utilizados pelos madeirenses, enquanto esperam por transporte. “Esta parceria, mais do que uma colaboração, reflete a nossa visão de promover soluções que impactem positivamente tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida urbana”, justifica Carina Bento, diretora-geral do Monte Palace Madeira – Jardim Tropical.

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Digital

Ousadia, assertividade e autenticidade dominam tendências do Pinterest para 2025

Marcada por influências medievais, infantilização e estilo rococó (na foto), entre outras, a estética preponderante é influenciada pelas pesquisas da geração Z nesta rede social. “São eles que definem 65% das tendências atuais”, diz Sydney Stanback, diretora de tendências e ‘insights’ globais do Pinterest

A ousadia, a assertividade e a autenticidade dominam as tendências do Pinterest para 2025. A avaliar pelas pesquisas feitas pelos utilizadores nas últimas semanas, reunidas num relatório que o Pinterest está a divulgar, há múltiplas e variadas correntes estéticas que vão influenciar estratégias de marketing e de comunicação e dar origem a novos produtos e serviços.

Além das influências medievais, do revivalismo rococó, da tonalidade cereja, da maquilhagem exagerada com efeito esfumado, dos visuais ‘boho’, da feitiçaria marinha, do surrealismo visual, da estética piscatória, do dourado divino, dos refrigerantes e dos picles caseiros, também a ecologia urbana, a infantilização, os destinos de montanha e os bolos espalhafatosos vão influenciar as opções dos consumidores ao longo dos próximos meses e, por consequência, os conceitos visuais que serão adotados por marcas.

“Uma das coisas que salta mais à vista é a influência da geração Z, que deixa uma grande pegada no relatório deste ano, possivelmente maior do que nos outros anos. São eles que definem 65% das tendências atuais”, assegura Sydney Stanback, diretora de de tendências e ‘insights’ globais do Pinterest, citada no relatório.

A rede social, utilizada mensalmente por 500 milhões de consumidores em todo o mundo, tem permitido às marcas antecipar hábitos de compra. “80% das tendências que previmos nos últimos cinco anos vieram a verificar-se”, garante a responsável. A análise revela ainda uma mudança de paradigma comportamental. “As pessoas estão a tornar-se cada vez mais ousadas na forma como se expressam, adotando estéticas maximalistas e posturas assertivas na busca pela autenticidade”, refere.

Os números que suportam o relatório com as tendências para 2025 não deixam margem para dúvidas. A procura de ‘looks’ inspirados no estilo rococó cresceu 5.465%, uma das percentagens mais altas identificadas na análise. A busca de maquilhagens de sereias sombrias subiu 695%, a de saias de renda de inspiração hippie aumentou 360% e a de vestidos medievais cresceu 85%.

O interesse em redecorar quartos em tons de cereja duplicou e a busca de automóveis nessa tonalidade cresceu 270%. A procura de inspirações para unhas douradas aumentou 760% e a de móveis pintados à mão 135%. O maximalismo ‘vintage’ registou um aumento de pesquisas de 260%. A busca de peças de roupa e acessórios de moda para criar looks a condizer com os dos amigos e familiares, outra das tendências identificadas, cresce 90% e a de suéteres a combinar para casais cresce 80%.

“Todos estes números são reveladores da forma como as gerações mais jovens estão a criar tendências para si próprias e a servir-se do Pinterest para definir a sua própria identidade”, constata Sydney Stanback. Estes e outros números são disponibilizados nos pacotes para empresas e anunciantes que a rede social comercializa e que podem ser segmentados por países.

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Regina desafia portugueses a manter a árvore de Natal (com vídeos)

Promovido através de dois filmes com criatividade da Nossa e locução de Joana Marques, o passatempo no Instagram oferece enfeites para a árvore, inspirados em várias épocas do ano

Com criatividade da Nossa, a nova campanha digital da Regina desafia os portugueses a manterem a árvore de Natal durante todo o ano. Para os convencer, a marca está a promover um passatempo no Instagram, em que oferece enfeites inspirados em diversas épocas do calendário e 365 chocolates, um para cada dia do ano.

Os filmes da campanha têm locução de Joana Marques, uma das embaixadoras da marca. “Porque desmontar a árvore é muito desconfortável, a Regina, que recentemente se reposicionou no território do conforto, criou uma campanha digital que convida todos a deixar a árvore montada, oferecendo a desculpa perfeita para o fazerem”, explica a Nossa em comunicado de imprensa.

A divulgação dos dois anúncios da campanha digital ‘Enfeites para o Ano Inteiro’ está a ser amplificada através de publicações no Instagram, alusivas ao apelo da marca, acompanhadas pela ‘hashtag’ #umprazerorgulhosamentenosso, presente em todas as publicações da Regina no Instagram, desde dezembro de 2023.

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Media

Nova Expressão adquire 52% da Comon

“Estou muito entusiasmado com este processo com a Comon, para já porque gosto do CEO e das pessoas, e isto para mim é fundamental”, refere Pedro Baltazar, presidente da Nova Expressão, em declarações ao M&P

Catarina Nunes

A ‘holding’ de agências de meios Nova Expressão SGPS adquiriu, no final de 2024, 52% do capital social da Comon, agência de consultoria criativa, que trabalha o marketing com um foco maior no digital, “por aumento de capital de €500 mil”, revela ao M&P Pedro Baltazar, presidente da Nova Expressão e da Comon.

“Estou muito entusiasmado com este processo com a Comon, para já porque gosto do CEO e das pessoas, e isto para mim é fundamental. Tenho a certeza que onde houver ponto de contacto vamos encontrar um cliente ou um projeto em comum”, refere Pedro Baltazar.

Questionado sobre a razão da venda neste momento, Ricardo Pereira, cofundador e sócio da Comon, argumenta que a pergunta devia ser antes “porque é que não fiz há mais tempo”, tendo em conta as oportunidades que já foram desperdiçadas. “A Nova Expressão tem as mesmas características que nós e já trabalhamos juntos há dez anos. Juntou-se a confiança que já tínhamos com a inteligência artificial a acelerar”, diz Ricardo Pereira.

“A Comon é focada em algumas coisas que são geridas de forma complementar aos departamentos de marketing, normalmente no desenvolvimento das redes sociais, de novos produtos digitais e de testes a novos produtos digitais, ou seja, um ambiente completamente digital, que tem de agora ser mais musculado em termos tecnológicos”, explica Pedro Baltazar.

Os restantes 48% da Comon mantêm-se com a Elemento Digital – Consultoria, Marketing e Desenvolvimento Informático, SA, que até agora detinha 100% da empresa. Ricardo Pereira, cofundador e sócio da Comon, irá manter-se como CEO durante o próximo mandato e a estrutura da empresa que dirige manter-se-á autónoma.

“Vamos tentar dar alguma eficiência de gestão e que as equipas de cada uma delas, completamente separadas, consigam, por exemplo, na parte de pesquisa e de desenvolvimento de sistemas de IA, tentar juntar algumas dessas ferramentas”, avança Pedro Baltazar.

Desta forma, a Nova Expressão SGPS reforça o ecossistema de media, onde já detém as participações na Nova Expressão – Planeamento de Media e Publicidade SA, na PowerMedia, SA e na Local Planet International, LDA.

Sobre o autorCatarina Nunes

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