52,1% dos portugueses veem conteúdos audiovisuais em ‘streaming’
O número de utilizadores de plataformas de ‘streaming’ atinge novo máximo em Portugal, no último quadrimestre de 2024. Subscrição de serviços ‘on-demand’ mantém-se estável, nos 41%, nas duas últimas vagas do estudo
Luis Batista Gonçalves
Rádio perde 61 mil ouvintes em Portugal
Receitas da Netflix aumentam 16% para €9,82 mil milhões
Tolerância à publicidade no ‘streaming’ está a aumentar
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em dezembro
Media promovem atitudes negativas face à imigração
AMC Selekt vai ter publicidade em Portugal
Netflix lidera subscrições de ‘streaming’ em Portugal
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Portugueses estão a ir mais vezes às compras e a gastar mais
Portugal está a atrair mais residentes com elevado poder de compra
A maioria dos portugueses (52,1%) já vê conteúdos audiovisuais em ‘streaming’, avança a última edição do BStream – Barómetro de Plataformas de Streaming, da Marktest. Segundo o estudo, o número de utilizadores destas plataformas atingiu um novo máximo em Portugal, entre setembro e dezembro de 2024.
“É o valor mais alto de sempre desde que produzimos este estudo no nosso país”, sublinha a Marktest em comunicado de imprensa. A evolução representa a subida de um ponto percentual face à vaga anterior do estudo, referente ao período temporal entre maio e setembro.
“Numa perspetiva mais alargada no tempo, desde o início da produção e divulgação deste estudo em Portugal, em 2021, os indicadores apontam para um crescimento de já mais de dez pontos percentuais no universo de utilizadores destes serviços no mercado português”, salienta a Marktest.
Embora o número de utilizadores de plataformas de ‘streaming’ se apresente em alta nesta última vaga, o estudo BStream identifica um comportamento estável no que respeita à subscrição de serviços de ‘video-on-demand’ (SVoD), que se mantém nos 41% nas duas últimas vagas.
“No que se refere à intenção de subscrição de um serviço de ‘streaming’ no curto prazo (próximos três meses), os indicadores da última vaga do estudo apontam para uma ligeira quebra de quase um ponto percentual, para 7,9% dos inquiridos”, adianta ainda a Marktest.
O Bstream avalia notoriedade, preferências e consumo dos serviços de SVoD, a operar em Portugal, a partir de uma amostra de seis mil entrevistas, realizadas online e por telefone, tendo por base o universo de cidadãos acima dos 15 anos, residentes no território continental.