52,1% dos portugueses veem conteúdos audiovisuais em ‘streaming’
O número de utilizadores de plataformas de ‘streaming’ atinge novo máximo em Portugal, no último quadrimestre de 2024. Subscrição de serviços ‘on-demand’ mantém-se estável, nos 41%, nas duas últimas vagas do estudo

Luis Batista Gonçalves
Sem Limites: Estreia da nova minissérie do jornal Record
GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa
Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora
Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos
ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa
TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais
CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza
Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha
Ana Elisa Seixas assume marketing da New Balance na MEAI
Redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido
A maioria dos portugueses (52,1%) já vê conteúdos audiovisuais em ‘streaming’, avança a última edição do BStream – Barómetro de Plataformas de Streaming, da Marktest. Segundo o estudo, o número de utilizadores destas plataformas atingiu um novo máximo em Portugal, entre setembro e dezembro de 2024.
“É o valor mais alto de sempre desde que produzimos este estudo no nosso país”, sublinha a Marktest em comunicado de imprensa. A evolução representa a subida de um ponto percentual face à vaga anterior do estudo, referente ao período temporal entre maio e setembro.
“Numa perspetiva mais alargada no tempo, desde o início da produção e divulgação deste estudo em Portugal, em 2021, os indicadores apontam para um crescimento de já mais de dez pontos percentuais no universo de utilizadores destes serviços no mercado português”, salienta a Marktest.
Embora o número de utilizadores de plataformas de ‘streaming’ se apresente em alta nesta última vaga, o estudo BStream identifica um comportamento estável no que respeita à subscrição de serviços de ‘video-on-demand’ (SVoD), que se mantém nos 41% nas duas últimas vagas.
“No que se refere à intenção de subscrição de um serviço de ‘streaming’ no curto prazo (próximos três meses), os indicadores da última vaga do estudo apontam para uma ligeira quebra de quase um ponto percentual, para 7,9% dos inquiridos”, adianta ainda a Marktest.
O Bstream avalia notoriedade, preferências e consumo dos serviços de SVoD, a operar em Portugal, a partir de uma amostra de seis mil entrevistas, realizadas online e por telefone, tendo por base o universo de cidadãos acima dos 15 anos, residentes no território continental.