RFM lança Oceano Pacífico e RFM Clubbing online
A RFM, propriedade do Grupo Renascença, vai lançar na próxima sexta-feira dia 28 de Novembro duas web rádios – a Oceano Pacífico e a RFM Clubbing. As novas apostas da […]
Sofia Pires
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A RFM, propriedade do Grupo Renascença, vai lançar na próxima sexta-feira dia 28 de Novembro duas web rádios – a Oceano Pacífico e a RFM Clubbing. As novas apostas da RFM “vêm no seguimento da ideia de segmentação dos públicos” explica ao M&P António Mendes, director de programas da RFM.As duas novas apostas da RFM, a RFM Clubbing que será uma web rádio de música de dança e a Oceano Pacífico baseada no programa de João Chaves vão estar disponíveis online 24h por dia 7 dias por semana. As rádios vão ser pré-produzidas e poderão vir a ser comercializadas avança António Mendes, embora sem explicar pormenores. “É diferente ter um programa de quatro horas e uma rádio a funcionar 24 sob 24 horas, mas a fórmula é a mesma”, salientou António Mendes. João Chaves vai emprestar a sua voz para a web rádio, mas vai manter o programa em directo na RFM.
O responsável pela rádio acrescenta que foi elaborado um estudo para perceber as preferências dos ouvintes e quais as possibilidades de crescimento e daí surgiu a aposta nestas duas web rádios pois “são consistentes com a marca RFM” afirmou António Mendes. A rádio que é considerada um meio difícil de ser interactivo acaba por ganhar com “o casamento com a internet” explica Gonçalo Faria de Carvalho, administrador do Grupo RR. João Chaves acrescenta ainda que “esta aposta acaba por ter uma componente de internacionalização que sem muito esforço consegue chegar às comunidades portuguesas em todo o mundo”.
Os acessos ao site têm crescido nos últimos meses. Em Setembro, refere António Mendes, houve 1 milhão de acessos e em Outubro 1,2 milhões. Em termos de utilizadores únicos na web, por exemplo, a rádio Amos 80 (já disponível online) teve inicialmente 113 mil utilizadores e no mês seguinte, sem qualquer tipo de promoção, mantevê-se nos 100 mil utilizadores únicos. A expectativa do director de programas da RFM é “ultrapassar esses números com as novas rádios”.
O investimento nas web rádios não foi revelado, embora tenha sido suportado pelo Grupo RR. Gonçalo Faria de Carvalho reforça que “os custos iniciais tanto a nível de hardware como de licenciamento foram suportados pela rádio”, contudo é da opinião que “os custos de exploração são relativamente baixos”. Quanto ao futuro, o admnitrador do Grupo RR não quis adiantar muitos pormenores mas levantou o véu sobre um possível projecto no primeiro trimestre do próximo ano.