Apple perde mil milhões de dólares por ano com ‘streaming’
Apesar de ter cerca de 45 milhões de subscritores, os conteúdos da Apple representam menos de 1% do total de visualizações provenientes de serviços de ‘streaming’ nos Estados Unidos

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A Apple está a perder mais de mil milhões de dólares (€921 milhões) por ano com a Apple TV+, segundo um relatório divulgado pelo site The Information, mas não confirmado oficialmente pela marca. A plataforma de ‘streaming’, lançada no final de 2019, é atualmente o único serviço de subscrição da Apple que não é rentável.
Os últimos cinco anos têm sido de mudança neste setor, com várias empresas de media a registarem perdas avultadas. A Apple investe cerca de 4,5 mil milhões de dólares (€4,1 milhões) em conteúdos para Apple TV+ por ano desde 2019, mas reduziu já esse valor em cerca de 500 milhões no último ano. Apesar de ter cerca de 45 milhões de subscritores, segundo o relatório do The Information, e confirmado por duas fontes anónimas, os conteúdos da Apple representam menos de 1% do total de visualizações provenientes de serviços de streaming nos Estados Unidos.
A Netflix lidera o setor com 301,63 milhões de utilizadores, seguida pela Disney+ (124,6 milhões) e pela Warner Bros Discovery (116,9 milhões).
A Apple, liderada por Tim Cook, mantém um silêncio estratégico sobre o desempenho da Apple TV+. Nos relatórios trimestrais, a plataforma é agrupada sob o termo coletivo ‘serviços’, juntamente com outros serviços de subscrição como Apple Music, Apple Arcade, Apple Fitness, Apple Books, App Store, iCloud ou Apple Pay e outros. Neste capítulo, são registadas receitas de 96 mil milhões de dólares (€88 mil milhões) para o ano fiscal de 2024.