Os media nos próximos dois anos
O sector rádio é aquele no qual se assistirá a uma variação mais positiva de 2010 para 2011 e nos jornais “parece existir um maior optimismo”
Carla Borges Ferreira
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O sector rádio é aquele no qual se assistirá a uma variação mais positiva de 2010 para 2011 e nos jornais “parece existir um maior optimismo” quanto à evolução positiva das receitas para 2011. Estes dados fazem parte do estudo Barómetro Media e Comunicação: Tendências 2009/2010 (ver quadros com algumas cdas conclusões) , produzido pelo Obercom com base nas respostas de 62 responsáveis de empresas de media do país. De acordo com o estudo, o sector da televisão é aquele onde iremos assistir a “uma verdadeira retoma do aumento de receitas”, enquanto 89 por cento dos inquiridos apontam para um crescimento continuado das receitas de internet. No campo do consumo, o relatório assinala o aumento da televisão por cabo e acesso à TV por via telefónica. Notícias menos positivas para a imprensa, com 79 por cento dos inquiridos a acreditarem, e apesar do aumento de receitas, que se manterá a quebra no consumo de jornais. Grande parte dos inquiridos consideram que nos próximos dois anos os novos projectos, em imprensa e rádio, serão praticamente inexistentes e que existe uma “probabilidade assinalável de encerramento” de títulos, sobretudo em imprensa mas também de canais de televisão por subscrição.