
Carla Borges Ferreira
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“A rádio é o parente pobre dos media”. A afirmação é tão antiga que já nem sequer é questionada. Basicamente é o parente pobre… porque sim. Em termos de criatividade, será talvez o meio mais difícil de trabalhar, com a agravante que não há spot que resista às limitações à comunicação financeira – que peca por defeito quando se trata, por exemplo, de nos fazer chegar à caixa de correio mais um cartão de crédito não solicitado –, mas também é verdade que a rádio, ao contrário de outros meios, não tem perdido audiência, apesar das alternativas colocadas à disposição do consumidor. E é neste contexto que, pelo segundo ano consecutivo, a Controlinveste, a Media Capital Rádios e a R/com se juntam para a organização dos Spot, prémios de publicidade em rádio que este ano têm como tema a inovação. Mostrar que a criatividade em rádio pode ir para além da antena é um dos objectivos dos promotores dos prémios, que este ano tiveram 150 trabalhos inscritos e cujos vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira. Mas, até mais do que os vencedores, o que ressalta desta iniciativa é que é possível os três maiores grupos de rádio do país trabalharem em conjunto e partilharem toda a informação necessária para a organização de um concurso como este. Não esquecendo que são concorrentes, que disputam os mesmos budgets e que se tratam de prémios publicitários.
Noutro âmbito, mas ainda em rádio, também a ARIC, Associação de Rádios de Inspiração Cristã, está a levar a cabo uma campanha de incentivo ao investimento neste meio, através da qual produziu e colocou gratuitamente à disposição dos associados spots que alertam para “a importância do investimento nos meios locais, sem os quais, dificilmente terão sucesso”.