ERC: Noticiários concentram-se demasiado em alguns temas
“As conclusões da avaliação efectuada pela ERC indiciam a necessidade de maior diversidade, pluralismo e rigor em determinados aspectos da programação e informação televisiva prestada pelos serviços de programas generalistas SIC e TVI”.
Meios & Publicidade
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
Os noticiários de horário nobre dos operadores privados de televisão em Portugal, SIC e TVI, são “diversos” mas concentram-se demasiado nalguns temas, como política nacional e desporto, disse hoje a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Os noticiários analisados pelo regulador são diversos “na medida em que variaram o enfoque temático dos acontecimentos e problemáticas nos seus alinhamentos” mas, “não obstante, verifica-se uma tendência para a concentração em temas como política nacional, ordem interna e desporto”.
As conclusões do regulador integram o primeiro relatório da avaliação intercalar das licenças de televisão da SIC e da TVI, feito a cada cinco anos, hoje divulgado, e que se refere ao período compreendido entre 2007 e 2011.
“As conclusões da avaliação efectuada pela ERC indiciam a necessidade de maior diversidade, pluralismo e rigor em determinados aspectos da programação e informação televisiva prestada pelos serviços de programas generalistas SIC e TVI”, aponta o regulador, que remeteu os resultados desta avaliação, em Julho, aos dois operadores, “para pronúncia, em sede de audiência de interessados”.
A avaliação dividiu-se por diferentes áreas: o anúncio da programação e cumprimento de horários, o cumprimento dos limites de tempo reservado à publicidade e blocos de televendas e o cumprimento das regras quanto à publicidade televisiva foram algumas das características analisadas pela ERC.
No que refere ao anúncio de programação, a SIC “tem manifestado progressos no seu desempenho, o que se reflecte na redução do número de infracções registadas nos últimos dois anos”, ao passo que a TVI registou também uma “evolução positiva no cumprimento das obrigações de anúncio da programação”.