Os vários canais da EDP
A EDP foi eleita Empresa do Ano nos Prémios Comunicação M&P. Um pretexto para conhecer melhor as ferramentas de comunicação interna (TV, rádio, revista e intranet)
Rui Oliveira Marques
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Quase parece um grupo de media. A rádio é o meio de comunicação interna mais recente da EDP. O lançamento oficial ocorreu em Fevereiro deste ano e veio juntar-se a outras ferramentas como a televisão corporativa, a intranet e a revista, tudo debaixo da umbrella edpON.
A rádio está disponível online e tem como uma das principais vantagens permitir que os colaboradores oiçam notícias e informação sobre a empresa enquanto trabalham. A primeira emissão da rádio edpON decorreu no ano passado durante o festival de música Optimus Alive, de que a EDP é patrocinadora. Este ano voltou a emitir a partir de Algés para que os colaboradores do grupo pudessem sentir o pulsar do festival. Durante o Alive, havia uma equipa interna de repórteres no estúdio montado no stand da marca. Nos dias normais, a emissão é preenchida das 10h às 17h30 com programas sobre sustentabilidade, tecnologia, cultura e até mesmo humor. Pelo meio há música escolhida pelos próprios colaboradores da empresa. Apesar de todo este alcance, o estúdio permanente de rádio tem apenas dois metros quadrados.
Já a televisão corporativa, que arrancou em 20 de Dezembro de 2007, emite para Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Polónia, Roménia, Bélgica, França e Escócia. A emissão pode ser vista em mais de 150 televisores instalados em edifícios da empresa e através da intranet. Os conteúdos duram duas horas e meia, sendo depois repetidos. Ao todo já foram produzidos mais de oito mil vídeos. A emissão toca temas como a energia, os recursos humanos e a formação, a sustentabilidade, cultura e negócios do grupo. A maioria das peças dura um minuto e meio. Se no caso da rádio, a produção é assegurada por uma equipa interna, na edpON TV, a empresa recorre também a serviços externos de várias produtoras. É que todos os dias são introduzidos novos conteúdos. Depois, através da intranet, é possível rever reportagens que já não integram a emissão.
Passemos agora para o papel, a ferramenta de comunicação interna mais antiga da empresa. Lançada em Maio de 1988 e tendo como públicos-alvo colaboradores, reformados e stakeholders externos, nomeadamente câmaras municipais, grupos parlamentares e instituições académicas, a revista bimestral edpON tem agora quatro versões: On Portugal, On España, On Brasil e On Renew. Em comum têm a capa e a primeira metade da revista primeira área de conteúdos, com temas transversais, as grandes entrevistas e reportagens. Na área própria de cada revistas, a atenção centra-se na actividade de cada empresa e nas pessoas que a compõem. Depois, há a intranet. A primeira rede interna ficou disponível para os colaboradores em Setembro de 2001. Em Fevereiro deste ano foi criada uma intranet comum a todas as empresas do grupo, pondo fim às seis intranets com design e informações distintas. Agora a homepage é feita à medida de cada colaborador, com a informação pessoal e a respectiva foto. Cada colaborador pode criar e participar em grupos online, que vão dos temas corporativos até projectos específicos.
No Brasil, além da televisão, intranet, revista, outros dois meios chegam aos colaboradores: o Boletim On e o Mural Digital. Com três anos de existência, o Boletim On tem quatro páginas, periodicidade mensal e uma tiragem de 3400 exemplares. Já o Mural Digital, criado há dois anos, apresenta todas as semanas informação mais actual.
Relembre aqui os vencedores da primeira edição dos Prémios Comunicação 2013