PUB
Publicidade :: Noticias

Ogilvy assina Plano Casa Iberdrola (com vídeo)

Ogilvy é a agência responsável pela nova campanha de comunicação da Iberdrola, que promove o “Plano Casa Iberdrola – Energia 100% renovável”. Esta é a primeira aposta da marca espanhola […]

Publicidade :: Noticias

Ogilvy assina Plano Casa Iberdrola (com vídeo)

Ogilvy é a agência responsável pela nova campanha de comunicação da Iberdrola, que promove o “Plano Casa Iberdrola – Energia 100% renovável”. Esta é a primeira aposta da marca espanhola […]

Ogilvy é a agência responsável pela nova campanha de comunicação da Iberdrola, que promove o “Plano Casa Iberdrola – Energia 100% renovável”. Esta é a primeira aposta da marca espanhola num produto integrado para Portugal.
A comunicação está presente em imprensa, rádio, televisão, rede de mupis, direct mail, meios digitais, autocarros e multibancos, e que conta com a Universal Media como agência de meios.A produção é da Take it Easy.

PUB
Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Casa do Passadiço assina bar da Aquazzura em Roma

A marca italiana de calçado escolhe o atelier de design de Braga para projetar a experiência de marca, que inclui azulejos portugueses, personalizados com motivos citrinos (nas fotos), pintados à mão por artesãos da Viúva Lamego

A Casa do Passadiço assina o conceito estético do bar que a marca italiana Aquazzura está a abrir no pátio do Hotel de Russie, em Roma. O estúdio de design bracarense, liderado pelas irmãs Cláudia e Catarina Soares Pereira, inspira-se na coleção de loiça de porcelana Secret Garden, da Aquazzura Casa, para conceber o primeiro Aquazzura Bar, espaço de experiência de marca, que alia as referências da costa amalfitana à tradição artesanal portuguesa.

“A nossa criação evoca o estilo de vida da ‘dolce vita’, trazendo um toque da riviera italiana para Roma. O móvel do bar e o painel traseiro com motivos de limão foram feitos à medida e pintados à mão pelos artesãos da Viúva Lamego, seguindo o nosso design”, explica em comunicado de imprensa a Casa do Passadiço, que é responsável pelo design de todas as lojas da Aquazzura.

A Casa do Passadiço nasce em 1992, quando Catarina Rosas transforma um solar do século XVIII no coração da cidade de Braga, num showroom e funda o atelier de arquitetura e design de interiores de luxo, que agora as filhas Cláudia e Catarina Soares Pereira dão continuidade. Além de Portugal, o atelier é responsável por trabalhos em Paris, Londres, Florença, Milão, Miami, Dubai, Qatar, São Paulo, Madrid e Nova Iorque, entre residências privadas e lojas de luxo na Europa, Médio Oriente e Estados Unidos.

O novo espaço projetado em Roma funciona entre abril e novembro e está instalado no hotel do Rocco Forte Hotels. Fundado em 1996, o grupo hoteleiro conta com quinze hotéis de luxo, nas principais cidades europeias. A Aquazzura é fundada em 2012 por Edgardo Osorio, designer colombiano, e é uma das marcas de calçado procuradas por celebridades como Kate Moss, Kendall Jenner, Cindy Crawford e Kate Middleton.

“Sempre fui um apaixonado por interiores e por hospitalidade. Para mim, receber é um ato de amor, uma vez que criamos uma experiência para os convidados, desde a música à comida e à forma como a mesa está posta. Sempre tive o sonho de transportar o mundo da Aquazzura para um espaço de hospitalidade”, revela Edgardo Osorio, designer colombiano fundador da Aquazzura, citado no WWD.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
FOTO DR
Marketing

47% das marcas com vendas omnicanal não fazem campanhas de conversão

Worten, Ikea e Decathlon são as empresas que lideram em Portugal as vendas em múltiplos canais, mas a personalização e a experiência de cliente são oportunidades que não têm sido aproveitadas

Só 53% das marcas com estratégias de venda omnicanal é que fazem campanhas de conversão com recurso a ‘lead ads’ e ‘product ads’ em Portugal, embora 82% invistam regularmente em campanhas digitais para aumentarem a notoriedade, avança a primeira edição do Omnichannel Index Portugal 2025, da Impact Commerce, consultora de comércio eletrónico escandinava.

“As marcas de retalho omnicanal têm uma forte presença digital, mas falta-lhes estratégia”, refere o relatório, que revela que 75% utilizam anúncios de ‘display’ e que 90% das empresas publicam regularmente nas redes sociais, ainda que só 57% estejam ativas em plataformas emergentes, como o TikTok.

José Balça, sócio e diretor executivo da Impact Commerce em Portugal, evidencia que os consumidores se mostram dispostos a gastar 2,2 vezes mais numa empresa que aposta em vários pontos de venda do que aquelas que se apresentam num único canal.

“Portugal está numa fase de grande transformação, as empresas estão em fases diferentes, mas têm apresentado um forte desempenho em áreas que se mostram importantes para os consumidores, como a entrega no próprio dia, opções de pagamento ou a privacidade dos dados”, explica José Balça, citado em comunicado de imprensa.

A consultora prevê que o negócio omnicanal venha a gerar um volume de negócios de €5 mil milhões este ano e que continue a crescer até aos €7 mil milhões até 2029. O estudo, que identifica a Worten, a Ikea e a Decathlon como as três empresas que lideram o retalho omnicanal em Portugal, aponta todavia falhas na velocidade e na acessibilidade digital, com 39% das empresas a possuírem plataformas lentas.

“Só 61% é que carregam o ‘site mobile’ em menos de 2,5 segundos, um fator crítico para a retenção de utilizadores, sendo que apenas 8% atingem um ‘accessibility score’ de 90/100, revelando lacunas na experiência digital inclusiva”, adverte a Impact Commerce.

Segundo a consultora, só 16% das empresas é que registaram um crescimento nas pesquisas das marcas superiores a 10% nos últimos 12 meses, com 61% das empresas a aumentarem o tráfego orgânico em, pelo menos, 10% no último ano.

Só 10% das empresas incentivam a fidelização

Para a Impact Commerce, a personalização e a experiência de cliente são “oportunidades que não têm sido aproveitadas” em Portugal, porque 98% das empresas que operam no mercado nacional cumprem as regras de consentimento de ‘cookies’, através da exibição de ‘banners’ explicativos, mas apenas 10% incentivam ativamente a adesão a programas de fidelização através do site.

“Apenas 20% das marcas mostram recomendações personalizadas na ‘homepage’, sendo que só 49% promovem o ‘upselling’ e o ‘cross-selling’ na página do produto”, refere a análise, que revela que 98% das empresas asseguram a entrega no próprio dia em grandes cidades e que 88% disponibilizam um serviço de ‘click & collect’, mas só 24% garantem recolha em menos de quatro horas”.

Em Portugal, ainda de acordo com a análise, 86% das lojas permitem que os funcionários façam uma encomenda online para envio ao cliente, “mas apenas 2% aceitam pagamentos móveis sem terem de se deslocar à caixa”.

O índice da Impact Commerce analisa 70 pontos de contacto em 50 empresas, é elaborado em parceria com a Adyen, a Algolia, o Shopify e o Storyblok, de forma a abordar a realidade comercial omicanal nos Países Baixos, na Bélgica, na Finlândia e em Portugal, uma estreia em 2025.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Publicidade

Vencedores dos Tangity Young Lions Portugal já são conhecidos

As sete duplas representam o país na edição internacional da Young Lions Competition, evento integrado no Cannes Lions, e que se realiza entre 16 e 20 de junho

Young Lions já tem vencedores. Após avaliar as respostas aos 34 briefings propostos pelas marcas Betclic, Nos, Worten, Bellissimo Cafés, Turismo de Portugal, União Zoófila e Nuvem Vitória, o júri elegeu os 14 profissionais que vão estar a concurso.

No briefing de media, proposto pela Nos, o primeiro lugar foi atribuído a Débora Jaime (Arena) e João Santos (Buzz Mosquito). O de marketing distinguiu Bruno Loureiro e Joana Luís (Via Verde). Beatriz Roque e João Bronze (BBDO TBWA) conquistaram o passaporte para Cannes pelo briefing do Turismo de Portugal.

Na categoria de imprensa/outdoor, os selecionados são Mariana Laurência e Carlos Alberto (Acne Lisboa), que vão competir com Mariana Santos e Maria Vaz da Silva (Havas), as vencedoras da categoria de briefing digital, proposta pela Worten.

Na categoria de design, avaliada a partir de um briefing desenvolvido para a MOP/União Zoófila, Michelle Silva (Judas) e Carolina Gonçalves (Bar Ogilvy) foram as selecionadas. O júri, presidido por Diogo Anahory, fundador da DJ In-House, atribuiu o primeiro lugar na categoria de relações públicas, com um briefing para a MOP/Nuvem Vitória, a Sofia Tavares de Carvalho e Matilde Ribeirinho (Havas).

O anúncio dos vencedores é o culminar da fase de ‘bootcamp’, que decorreu de 4 a 8 de abril. As sete duplas vencedoras (na foto) vão representar Portugal na edição internacional da Young Lions Competition, evento integrado no festival de criatividade Cannes Lions, que se realiza entre 16 e 20 de junho, em França.

“Esta edição dos Tangity Young Lions Portugal, que agora termina, foi a prova de que os jovens talentos têm plena consciência de que a vida dura muito pouco para deixar passar a oportunidade de evoluir a nível profissional e pessoal”, afirma Ana Paula Costa, representante dos Lions Festivals em Portugal, citada em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Ellephant é a nova agência de comunicação da Sport Zone

Esta parceria é um passo estratégico da Sport Zone, que procura reforçar a ligação com os consumidores e explorar novas oportunidades no setor desportivo

A Ellephant passa a gerir a comunicação estratégica da Sport Zone, do ponto de vista das relações públicas, com o propósito de consolidar a presença da marca no mercado. A agência ficará ainda responsável pela divulgação de eventos e ações que reforcem a comunicação da Sport Zone.

Marta Pereira, CEO da Ellephant Comunicação, destaca o potencial desta parceria: “Assumimos o desafio de encontrar ganchos de comunicação e criar um ‘storytelling’ alinhado com a marca que impulsione oportunidades estratégicas, transmita a inovação, proximidade com o público e o dinamismo que caracterizam esta marca de referência”.

Esta parceria com a Ellephant Comunicação marca um novo passo estratégico da Sport Zone, que procura reforçar a ligação com os consumidores e explorar novas oportunidades para fortalecer a marca no setor desportivo.

“Com criatividade e inovação, esta parceria vai permitir-nos reforçar a nossa presença no mercado e comunicar de forma ainda mais autêntica os valores que nos definem”, destaca Catarina Gomes, especialista em relação públicas e marketing de influência da Sport Zone.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

MC escolhe Marisa Liz para promover saúde mental

A música ‘O Primeiro Passo’ de Marisa Liz (na foto, à esq.) é parte da estratégia de comunicação interna da empresa de retalho e distribuição da Sonae, para ajudar os colaboradores a identificar e superar desafios de saúde mental

Reforçando a promoção do bem-estar e saúde mental dos colaboradores da MC, a empresa de retalho e distribuição da Sonae desafia a cantora Marisa Liz a compor uma música que alerte para a temática, que está disponível nas plataformas de ‘streaming’ e redes sociais da MC.

“Enquanto maior empregador privado em Portugal, a MC foca-se todos os dias no bem-estar e saúde mental das suas pessoas. A empresa tem vindo a realizar um caminho coeso na promoção de um ambiente de trabalho saudável, na promoção de relações interpessoais positivas e numa cultura coletiva colaborativa”, explica a MC em comunicado de imprensa.

A música ‘O Primeiro Passo’ pretende criar uma ligação emocional, com um sentimento de identidade, que forneça direção e propósito, para elevar o espírito coletivo. A MC justifica a escolha de Marisa Liz por ser uma personalidade conhecida pelo envolvimento com o tema, convidando-a a “compor uma música que transmitisse empoderamento a todas as pessoas, para darem o primeiro passo na procura de ajuda e que entendam que este primeiro passo pode ser essencial no bem-estar”, refere o comunicado.

Filipa Alves Rocha, líder de área da MC para a saúde, ergonomia, segurança no trabalho e pessoas, considera que “as empresas que investem no bem-estar e na saúde mental dos seus colaboradores, para além da responsabilidade social, assumem uma estratégia essencial para o sucesso sustentável das organizações”, defendendo que “ao promover a sensibilização e partilhar informação sobre o tema estamos a contribuir para o combate ao estigma, a literacia em saúde, a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores e, também, a fortalecer a empresa”.

Esta iniciativa junta-se a outros projetos de comunicação interna da MC, que têm como objetivo ajudar os colaboradores a identificar os primeiros sinais de alerta e apoiar no processo de superação. Criado em 20221, o #PrecisamosFalar, por exemplo, é um programa que inclui podcasts, webinars e workshops, assim como um centro de recursos onde os funcionários têm acesso a conteúdos sobre temáticas relacionadas com a importância da saúde mental.

A MC tem também uma formação específica para lideranças sobre primeiros socorros em saúde mental e um compromisso com a Good Work Alliance, do World Economic Forum, que prevê a formação de todas as chefias da empresa até ao final de 2025.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Renova patrocina Olímpiadas Portuguesas de Matemática

O objetivo é apoiar o desenvolvimento da criatividade, pensamento lógico, capacidade de resolução de problemas e excelência intelectual. O concurso de resolução de problemas de matemática termina com a final em Santa Maria da Feira (na foto)

A Renova reafirma o compromisso com o talento jovem e o pensamento crítico ao patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, as Olimpíadas
Portuguesas de Matemática (OPM), em linha com o espírito criativo e de inovação que a marca de papel higiénico segue.

“Acreditamos que o futuro pertence a quem pensa diferente, a quem faz perguntas e a quem procura novas formas de ver o mundo. Apoiar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática é apoiar talento, curiosidade e o espírito crítico das novas gerações.  É apostar em mentes brilhantes que podem mudar o mundo — algo que está no ADN da Renova”, defende Paulo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração da Renova, citado em comunicado de imprensa.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), as OPM decorrem iniciam em novembro de 2024 e terminam em abril de 2025, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o país. A grande final nacional a 6 de abril, em Santa Maria da Feira, reúne os melhores talentos matemáticos de diferentes níveis de ensino, com a parceria a ser mantida até 2026.

A Renova encara este patrocínio como “uma extensão natural dos seus valores, promovendo o desenvolvimento de competências como a criatividade, o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas e a excelência intelectual — pilares essenciais numa empresa que valoriza a curiosidade e o engenho”, refere o comunicado.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Digital

Publicações de executivos no LinkedIn crescem 23%

Além do ‘engagement’ quatro vezes superior, os executivos fazem aumentar 39% o número de utilizadores. Jon Gray (na foto), presidente e COO da Blackstone, é um dos mais ativos e a tendência tem a ver com o desinteresse no X

As publicações de executivos séniores no LinkedIn cresceram 23% em 2024, face a 2023, revela a Ad Age. De acordo com um estudo da rede social profissional, divulgado pela publicação norte-americana, além de terem um ‘engagement’ quatro vezes superior, as publicações desses profissionais tendem a aumentar o número utilizadores em 39%.

Uma das razões apontadas para o crescimento de publicações de executivos séniores no LinkedIn prende-se com o desinteresse crescente no X. As polémicas que envolvem a rede social de Elon Musk têm levado muitos dirigentes a transferir para o LinkedIn as publicações que anteriormente faziam no antigo Twitter.

Um exemplo disso é Jon Gray, presidente e diretor de operações da empresa financeira Blackstone, que, à semelhança dos influenciadores digitais profissionais, partilha vídeos dos locais que visita, das corridas que faz, dos eventos familiares em que participa e até das intervenções públicas que vai tendo. Com 200 mil seguidores, integra o grupo de personalidades do LinkedIn Top Voice, que reúne especialistas, executivos, agentes de mudança e figuras públicas globais.

Partilha de vídeos curtos aumenta 34%

Segundo a Ad Age, ao manter um algoritmo que privilegia as conexões e que centra a atividade na divulgação de notícias, o LinkedIn, que é consultado diariamente por 134 milhões de utilizadores, posiciona-se como uma plataforma reputada e credível para marcas, líderes e criadores de conteúdo que precisam de um suporte fiável para construir uma presença digital que lhes traga vantagens competitivas.

A aposta do LinkedIn nos vídeos curtos foi reforçada em 2024, sendo este o formato que mais cresce na plataforma, registando uma progressão de 34% face a 2023. No último trimestre do ano, os utilizadores interagiram com 1,5 milhões de publicações, com os executivos séniores a tirarem partido dos vídeos curtos, das transmissões ao vivo, dos inquéritos e dos artigos que promovem marcas e ideias.

Apesar da ameaça de aplicações como a Bluesky, a RedNote e a Substack, que também têm vindo a abrir espaço para as partilhas sociais, a rede social profissional, que numa primeira fase estava mais direcionada para a divulgação e procura de oportunidades de trabalho, ganha espaço como local confiável para a transmissão de mensagens publicitárias e de discursos com propósitos comerciais.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
PUB
Media

Concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abriram com €30,6 milhões

Governo publica em Diário da República a portaria que autoriza o ICA a repartir o apoio financeiro para os contratos a celebrar entre 2025 e 2030

Os concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual de 2025 abriram hoje com uma dotação de €30,6 milhões, uma subida de €950 mil face a 2024, segundo a Lusa.

Na página oficial, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) detalha os montantes disponíveis para cada um dos programas nas áreas do cinema e audiovisual, incluindo escrita, produção, distribuição, exibição, realização de festivais, promoção internacional e os protocolos de coprodução.

Se em 2024, o montante global era de €29,6 milhões, o deste ano é de €30,6 milhões. A ligeira subida pode ser explicada pela abertura do concurso de apoio à produção de longas-metragens de animação, que é bienal.

Na distribuição de verbas entre os subprogramas de financiamento, o de novos talentos e primeiras obras em longa-metragem de ficção mantém o montante de €3,9 milhões, e o programa geral de cinema totaliza €16,2 milhões, com mais cerca de €1,3 milhões do que em 2024.

O programa de apoio ao audiovisual e multimédia também mantém os mesmos €7,6 milhões. Já o programa de apoio à internacionalização tem este ano €1,1 milhões, ou seja, menos €620 mil face a 2024, porque um dos subprogramas de divulgação e promoção internacional para associações do setor é bienal.

O calendário dos concursos é anunciado pelo ICA no mesmo dia em que o Governo publica em Diário da República a portaria que autoriza aquele instituto a repartir os €30,6 milhões para os contratos a celebrar no âmbito dos apoios entre 2025 e 2030.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Digital

Patrícia Nabeto é a nova gestora nacional da Incubeta

“O mercado português apresenta desafios únicos, como a necessidade de acelerar a transformação digital nas empresas de forma a beneficiarem da IA”, salienta a gestora (na foto)

Patrícia Nabeto é a nova gestora nacional da Incubeta, substituindo Guilherme Coelho, que sai para assumir o cargo de sócio-gerente da CSA, consultora de tecnologia e dados analíticos da Havas Media Network.

Além de liderar a estratégia da Incubeta em Portugal, reforçando a aposta na personalização dos serviços para responder aos desafios específicos de cada setor, a gestora pretende tirar partido das soluções baseadas em dados, inteligência artificial (IA) e ‘outperform marketing’ que a empresa desenvolve para acelerar a transição digital e maximizar o impacto das campanhas.

“O mercado português apresenta oportunidades e desafios únicos, como a necessidade de acelerar a transformação digital nas empresas de forma a beneficiarem do potencial da IA. Essa mudança pode, potencialmente, gerar um aumento de 8% no PIB de Portugal, o equivalente a entre €18 mil e €22 mil milhões, segundo um estudo elaborado pela consultora Implement Counsulting Group para a Google”, refere Patrícia Nabeto, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada gestão e administração de empresas pela Universidade Católica Portuguesa e com um MBA da IE Business School, a gestora liderou projetos de transformação digital em media, pesquisa, comércio eletrónico, ‘ad tech’ e ‘publishing’, em Portugal, Inglaterra, Suíça e Espanha, em empresas como GroupM, OLX, Nielsen e Impresa, tendo também sido gestora nacional da startup financeira Adjinn e coordenadora do programa de parceiros da Google para a região EMEA, que abrange Europa, Médio Oriente e África.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Publicidade

Anúncio falso da KFC criado com IA gera polémica nos EUA

Com cerca de 45 segundos de duração, o ‘spot’ tem um custo de produção de 400 dólares (€365) e contém dezenas de imagens fotorealistas, incluindo cenas de pessoas a comer frango frito e representações exatas da marca KFC

Um anúncio falso da KFC, gerado por inteligência artificial (IA) e publicado no LinkedIn, está a suscitar reações da comunidade criativa nas redes sociais, incluindo acusações de plágio e um novo debate sobre o papel da IA na criação de publicidade.
O anúncio, que tem um custo de produção de 400 dólares (€365), é criado por uma produtora para demonstrar os limites do que é possível quando se utiliza a IA para criar publicidade, noticia a Adage.

Com cerca de 45 segundos de duração, o anúncio intitulado ‘KFC AI Food + Beverage Tests – Pt. II – Ready 2 Roll’, contém dezenas de imagens fotorrealistas, incluindo cenas de pessoas a comer frango frito e representações exatas da marca KFC.
David Blagojevic, realizador e cofundador da empresa cinematográfica Davinci Productions, com sede na Sérvia, tem vindo a ganhar seguidores nas redes sociais por criar este tipo de projetos.

O projeto, descrito por David Blagojevic como um teste para explorar o potencial das ferramentas de IA, foi arrasado pelos especialistas em publicidade e marketing.

Uma das críticas mais contundentes foi a do realizador Joris Noordenbos, responsável por campanhas oficiais do KFC, que denuncia semelhanças com ‘spots’ publicitários que ele próprio terá filmado. “Foi como ver uma máquina Xerox com IA”, disse ao Ad Age. E para o provar, publica no Instagram um ‘reel’ dos dois anúncios lado a lado, e as imagens revelam-se praticamente idênticas.

No rescaldo dessa revelação, David Blagojevic reafirma tratar-se um projeto não comercial, que começa com uns rascunhos feitos à mão, com a única intenção de testar como IA pode replicar a estética e o estilo das campanhas do KFC.

 

O caso marca a mais recente polémica sobre o uso da IA na criação publicitária, na sequência de controvérsias em torno da Coca-Cola e da Under Armour. Enquanto alguns profissionais olham para a tecnologia como forma de impulsionar a criatividade e abrir novas possibilidades narrativas, há quem critique a falta de originalidade em trabalhos que apenas reproduzem o que já foi feito.

Isso explica o que leva alguns criativos a atrasar a introdução de ferramentas de IA em tarefas relacionadas com a produção, com receio de que essa automatização possa eventualmente substituir os humanos. Já os proponentes da tecnologia preferem olhar para a eficiência e crescente capacidade de produção criativa da IA.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.