Nossa e Fox Creative em destaque num “ano histórico para Portugal” nos ADCE Awards
A Nossa e a Fox Creative, agência in-house da The Walt Disney Company Portugal, estiveram em destaque numa edição dos prémios do Art Directors Club of Europe que distinguiu mais de duas dezenas de projectos e agências nacionais.
Pedro Durães
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A Nossa e a Fox Creative, agência in-house da The Walt Disney Company Portugal, estiveram em destaque numa edição dos prémios do Art Directors Club of Europe que distinguiu mais de duas dezenas de projectos e agências nacionais. Naquele que o Clube de Criativos de Portugal considera ter sido “um ano histórico para Portugal”, foram no total 39 os prémios conquistados por agências portuguesas, num balanço final que contabiliza um prémio especial, dois ouros, nove pratas e 27 nominations (bronze).
O principal destaque foi para a campanha Estende a Renda, criada pela Nossa para o Minipreço, galardoada com o Genius Loci Award, um prémio especial criado pelo Art Directors Club com o objectivo de “celebrar os valores das diversas culturas locais da Europa” premiando “excelência criativa com o poder de revelar a atmosfera distintiva de um local europeu, o espírito de um lugar particular inserido na excepcionalmenge rica herança cultural da europeia”. O projecto, desenvolvido em colaboração com a Associação do Património e População de Alfama, visava combater a gentrficação do bairro lisboeta utilizando os estendais dos moradores como espaços de comunicação. Os custos desse espaço publicitário revertiam depois em vales de compras nos supermercados Minipreço para os moradores. Além deste prémio especial, a campanha conquistou um dos dois ouros portugueses, na categoria de Print & Outdoor, bem como uma prata na categoria de Brand Experience.
O outro ouro com as cores nacionais foi para a campanha Estreia-te. A campanha criada pela Fox Creative, que em solo nacional conquistou grandes prémios no festival do CCP, Prémios Eficácia e nos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções, recebeu ouro na categoria Interactive & Mobile, onde teve igualmente uma nomination na sub-categoria para campanhas de social media, além de arrecadar três pratas: Print & Outdoor, Brand Experience e Integrated & Innovation.
A par dos dois projectos distinguidos com ouro, houve vários projectos nacionais galardoados com prata. Aí esteve também em destaque O Escritório, agência que conquistou duas, uma na categoria de Film & Audio com a campanha Camião do Lidl, e outra em Brand Experience graças ao projecto Super Doc, desenvolvido para a Super Bock.
Em Film & Audio houve ainda mais duas pratas com nacionalidade portuguesa. A Playground foi premiada pelo filme produzido para o Motelx 2020 e o criativo português Hugo Veiga viu distinguido o seu alter-ego musical, GoHu, com o videoclip da música Vai ficar fixe. Já na categoria de Design, a Solid Dogma traz para casa uma prata pelo trabalho desenvolvido para o Festival Iminente 2019, que teve igualmente uma nomination na mesma categoria. A agência teve ainda outra nomination graças ao projecto Solid Dogma 15-20, que reúne os momentos altos dos cinco anos da agência fundada por Pedro Pires e Alexandre Farto.
No que diz respeito a nominations, o equivalente ao bronze nos prémios ADCE, foram vários os trabalhos e agências nacionais distinguidos. A Stream & Tough Guy e a This is Pacifica partilham uma dessas distinções na categoria de Film & Audio pela campanha criada para a Zippy e ambas as agências são repetentes noutras categorias. A agência de João Ribeiro e Miguel Durão teve mais duas nominations, em Brand Experience e Integrated & Innovation, com a acção de auto-promoção no programa O Preço Certo. Já a This is Pacifica, surge em destaque na categoria de Design com o projecto Brusco, criado para a Outhere Sports, distinguido quer em packaging quer em tipografia.
Com duas nominations surgem ainda mais quatro agências nacionais. A Partners, em Film & Audio com a campanha Deixa Jogar para a FPF, e em Design, com o projecto The Unwanted Shapes para o Meo. A Lola Normajean é distinguida em Film & Audio e Print & Outdoor com trabalhos criados para a Liga Portiguesa Contra o Cancro, enquanto a Uzina, com dois projectos para a Samsung, Unstoppable e fotografia com 943km, é premiada em Interactive & Mobile e em Brand Experience. Categoria em que a BAR Ogilvy tem duas nominations, Brand Experience, com as acções #EndTheOrgasmGap, para o Pornhub, e #HomeWorkIkea.
Também com dois pémios, o Estúdio Eduardo Aires vê distinguido o trabalho Património da Humanidade – Centro de Portugal Book, para o Turismo de Portugal, e o packaging da Herdade Aldeia de Cima do Mendro, ambos na categoria de Design. Categoria em que foram ainda galardoados mais quatro projectos de outras tantas agências. Bürocratik, com a brochura do Teatro Académico de Gil Vicente, o itemzero studio com o projecto O Miolo do Livro para a Maiadouro, a McCann Lisbon, com o packaging The Legacy – Oliveira da Serra para a Sovena, e o atelier Rita, com o packaging do Vale Dona Maria 1969 Port.
Igualmente com mais quatro projectos e quatro agências portuguesas com nominations está a categoria de Film & Audio: Coming Soon, com Aunties para o Queer Lisboa, VMLY&R, com Late Spring para o Leroy Merlin, Funny How com Epic always wins para a Betclic, e Fuel, com Séculos de Boas Causas para a Santa Casa.
Veja aqui os cases dos dois projectos nacionais que conquistaram ouro: