Janeiro: Pagamentos com cartão caíram 10 por cento, mas nos supermercados cresceram 12,9 por cento
O valor das operações com cartão de pagamento caiu, em Janeiro, 10 por cento em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo 9.693 milhões de euros, adiantou o Banco de […]
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
O valor das operações com cartão de pagamento caiu, em Janeiro, 10 por cento em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo 9.693 milhões de euros, adiantou o Banco de Portugal (BdP), em comunicado, citado pela Lusa. O número de operações com cartão caiu 19,6 por cento no mesmo período, para 171,2 milhões.
“Os sectores de atividade mais afectados foram a restauração, a Administração Pública e o alojamento, com reduções de 57,9 por cento, 60 por cento e 77,5 por cento no valor das compras com cartão, respectivamente”, detalhou o BdP. “Apesar de o sector do comércio a retalho ter registado uma contração de 2,7 por cento em termos homólogos, em Janeiro de 2021 o valor das compras em supermercados/hipermercados cresceu 12,9 por cento e as compras em estabelecimentos de produtos alimentares, bebidas e tabaco subiu 48,5 por cento”, indicou a entidade. O Banco de Portugal acrescenta que a “evolução de Janeiro de 2021 representou um agravamento face a dezembro de 2020, em que a redução homóloga tinha sido de -1 por cento, e justifica-se pelo reforço das medidas de confinamento, com o encerramento das escolas”.
O BdP considera que os dados sugerem que as medidas de confinamento adoptadas no início de 2021 estão a ter um impacto menos significativo no valor das compras efetuadas com cartão do que as adotadas entre Março e Junho do ano passado.