Vanda Silva vai liderar o marketing na nova estrutura da Dacia
Com a criação de uma direcção-geral para a marca Dacia no mercado português, na sequência de uma reestruturação levada a cabo pela Renault Portugal, a nova estrutura passa a contar […]
Pedro Durães
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Com a criação de uma direcção-geral para a marca Dacia no mercado português, na sequência de uma reestruturação levada a cabo pela Renault Portugal, a nova estrutura passa a contar com uma equipa própria de marketing que será liderada por Vanda Silva. A profissional, que chegou a desempenhar funções como gerente operacional da Dacia entre 2011 e 2017, com responsabilidades sobre a implementação da marca na rede de concessionários Renault, tendo depois passado pelas vendas e pela gestão de frotas, regressa assim à Dacia numa altura em que a marca “conquista a independência em relação à Renault, com a criação, em Portugal, de uma direcção e de uma estrutura exclusivas para a marca”.
“Não apenas por razões organizacionais e estratégicas, a Dacia ganha autonomia em relação à Renault em Portugal. Uma aposta que também resulta dos resultados comerciais que a marca tem vindo a conquistar, desde que, em 2008, foi lançada no mercado”, justifica a empresa. “A Dacia é um caso extraordinário de sucesso, com um modelo de negócio único no mercado, desde a fabricação à comercialização, conceito que outras marcas nunca conseguiram replicar”, argumenta José Pedro Neves, que assumiu a nova direcção-geral da marca no mercado português, apontando que o objectivo passará agora por “ganhar ainda mais notoriedade, indo ao encontro de um cada vez maior número de clientes que valorizam a racionalidade, a compra inteligente, mas sem abdicarem dos valores que têm ajudado a construir a reputação da marca: oferecer o essencial, redefinindo-o, a um preço sem concorrência, fiabilidade, mas também modernidade, tanto ao nível do design ou mesmo das tecnologias”.
“A importância de a rede de concessionários da Dacia ser a mesma da Renault” não deixa de ser salientada pelo responsável, destacando que se trata da “maior rede de distribuição do país, sinónimo de proximidade com o cliente e com equipas também exclusivamente dedicadas à marca”. “A rede tem tido um papel chave no sucesso que a Dacia já alcançou e estou seguro de que será uma das principais alavancas para alcançarmos as novas ambições da marca”, afirma José Pedro Neves.
Vanda Silva, que assume a liderança do marketing na nova estrutura da marca, integra os quadros da Renault Portugal desde 1989, onde iniciou o seu percurso profissional com um estágio, seguindo-se a passagem por áreas como o apoio pós-venda, gestão logística e marketing. Em 2001 transita para a área comercial, como responsável de formação de produto e métodos comerciais, passando mais tarde pelo marketing de produto, função que desempenhou por três anos.
Entre 2011 e 2017, Vanda Silva desempenhou funções como gerente operacional da Dacia, com a implementação da marca na rede de concessionários Renault, assumindo depois, nos dois anos seguintes, o cargo de gestora de vendas da Renault e Dacia para a região Sul do país. Nos últimos dois anos, desempenhava funções como coordenadora e gestora de frotas, sendo igualmente responsável pelas grandes contas internacionais.