Bareme Rádio: Comercial segue líder na despedida de 2022
O estatuto de estação mais ouvida do país permanece nas mãos da Rádio Comercial, que encerra o ano de 2022 com uma Audiência Acumulada de Véspera na ordem dos 19,7%. Numa vaga do Bareme em que as principais rádios registam um recuo nas audiências, a estação da Bauer Media Audio Portugal segue na liderança apesar de ver reduzida a vantagem que a separa da RFM.
Pedro Durães
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O estatuto de estação mais ouvida do país permanece nas mãos da Rádio Comercial, que encerra o ano de 2022 com uma Audiência Acumulada de Véspera na ordem dos 19,7%. Numa vaga do Bareme em que as principais rádios registam um recuo nas audiências, a estação agora detida pelo grupo Bauer Media Audio Portugal segue na liderança apesar de ver reduzida a vantagem que a separa da RFM. Após uma quarta vaga em que a distância entre as duas estações no top das preferências dos ouvintes era de 1,7 pontos percentuais, Comercial e RFM despedem-se de 2022 separadas por 1,1 pontos percentuais.
Num ano em que a Comercial estabeleceu um novo máximo de audiência no consumo de rádio em Portugal, ao atingir a fasquia dos 22% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na terceira vaga, a última vaga do Bareme Rádio este ano dá conta de uma diminuição nas audiências das principais estações, quer face à vaga anterior quer na comparação com a vaga homóloga em 2021. Os 19,7% agora registados pela estação mais ouvida do país traduzem um recuo de 1,3 pontos percentuais face aos 21% alcançados na quarta vaga deste ano e de quatro décimas relativamente à última vaga do ano anterior, altura em que a Comercial registava uma AAV de 20,1%. No mesmo sentido, a RFM viu a sua audiência recuar sete décimas entre vagas, passando dos 19,3% para os 18,6%, valor que corresponde igualmente a uma diminuição na comparação com a vaga homóloga em 2021, quando a estação do grupo Renascença Multimédia se situava nos 19,6%, o que representa um recuo de um ponto percentual.
Feitas as contas, apesar de mais próximas na comparação com a vaga anterior, a Comercial chega ao final de 2022 com uma vantagem reforçada sobre a RFM face à última vaga de 2021 já que, na despedida do último ano, a distância que separava as duas estações mais ouvidas pelos portugueses era de apenas cinco décimas, duplicando este ano para 1,1 pontos percentuais.
A M80 mantém o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, embora confirmando também a tendência de descida no consumo de rádio nesta reta final de 2022. A estação detida pela Bauer Media Audio Portugal regista uma AAV de 7,6%, valor que traduz uma ligeira diminuição face, de duas décimas, face à vaga anterior, quando se situava nos 7,8%. No entanto, ao contrário das duas estações mais ouvidas, os valores agora alcançados pela M80 estão em linha com os da vaga homóloga já que a segunda rádio do grupo Bauer mantém os mesmos 7,6% de AAV com que se despediu de 2021.
Já a Renascença apresenta uma evolução distinta, aproveitando para encurtar uma vez mais a distância que a separa da M80 ao subir uma décima relativamente à vaga anterior, registando agora uma AAV de 6,5%. A comparação com a vaga homóloga em 2021 confirma a tendência ascendente com um reforço de quatro décimas face à AAV de 6,1% registada em igual período do último ano pela estação do grupo Renascença Multimédia.
A Cidade FM volta a encerrar o top 5 das rádios mais ouvidas do país com uma AAV de 4,8%, valor que representa, no entanto, um recuo de quatro décimas relativamente aos 5,2% registados na quarta vaga do Bareme Rádio. Na comparação com a vaga homóloga, a estação agora detida pelo grupo Bauer Media Audio Portugal não regista mudanças já que encerrou o ano de 2021 com os mesmos 4,8%.
A encurtar a distância para o quinto lugar está a Antena 1, que segura os 4,5% de AAV alcançados na vaga anterior e garante, assim, um crescimento de quatro décimas relativamente aos resultados alcançados pela estação pública na recta final de 2021, período em que registava uma AAV de 4,1%. A Mega Hits permanece em sétimo lugar, mantendo a vantagem de uma décima para a TSF já que ambas as estações sobem duas décimas entre vagas. Com uma AAV de 3,7%, a estação do grupo Renascença Multimédia sobe duas décimas face aos 3,5% registados quer na quarta vaga deste ano, quer na vaga homóloga em 2021. Já a TSF, no oitavo posto, vê a sua AAV subir dos 3,4% para os 3,6%, valor que fica três décima acima do registado pela estação do Global Media Group na quinta vaga do último ano.
A Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe quatro décimas entre vagas, passando de 2,3% para 2,7% de AAV. Um valor que representa ainda um crescimento de nove décimas quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021, altura em que a estação do grupo RTP se situava nos 1,8%. O lugar que encerra o top 10 tem nesta quinta vaga de 2022 um ocupante isolado. Após ter dividido esta posição com a Smooth FM e Rádio No Ar na vaga anterior, a Rádio Observador sobe uma décima e regista uma AAV de 1%, enquanto as outras duas estações descem dos 0,9% para os 0,8% entre vagas.
Distância entre os principais grupos de rádio reduzida para 2,4 pontos percentuais
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a Bauer Media Audio Portugal mantém a liderança herdada da Media Capital Rádios. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM continuam a liderar as audiências de rádio em Portugal numa vaga em que a Renascença Multimédia consegue reduzir a desvantagem já que, com os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos, a distância que separa os dois principais players do setor da rádio em Portugal cai dos 3,7 pontos percentuais da vaga anterior para os 2,4 pontos percentuais. Com uma AAV de 29,2%, a Bauer vê a sua audiência recuar 1,3 pontos percentuais face aos 30,5% registados na vaga anterior, enquanto o grupo Renascença Multimédia mantém os mesmos 26,8% registados na quarta vaga deste ano.
Na comparação com a vaga homóloga em 2021, os dois grupos apresentam igualmente um recuo nas audiências. A Bauer regista uma diminuição de nove décimas relativamente aos 30,1% alcançados então pela Media Capital Rádios, enquanto a Renascença Multimédia desce três décimas face aos 27,1% registados na quinta vaga de 2021. Com 7,3%, a RTP sobe três décimas relativamente aos 7% vaga anterior, sendo que, na comparação com a vaga homóloga em 2021, este valor representa um crescimento de um ponto percentual relativamente aos 6% de AAV que as rádios públicas registavam nessa altura.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta última vaga de 2022 a Smooth FM e Rádio Nova Era, ambas com uma AAV de 0,8%, a Rádio Meo Sudoeste, com 0,5%, e a Antena 2, com 0,3%.