Bareme Rádio: Comercial entra em 2023 a liderar com regresso à fasquia dos 20%
De regresso à fasquia dos 20%, com uma Audiência Acumulada de Véspera fixada nos 20,3%, a rádio agora detida pelo grupo Bauer Media Audio mantém o estatuto de estação mais ouvida do país. Neste arranque de 2023, a distância que separa as duas rádios preferidas dos ouvintes portugueses, Comercial e RFM, fixa-se em 1,3 pontos percentuais.
Pedro Durães
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De regresso à fasquia dos 20%, com uma Audiência Acumulada de Véspera fixada nos 20,3%, a rádio agora detida pelo grupo Bauer Media Audio mantém o estatuto de estação mais ouvida do país. Neste arranque de 2023, a distância que separa as duas rádios preferidas dos ouvintes portugueses, Comercial e RFM, fixa-se em 1,3 pontos percentuais, com a estação do grupo Renascença Multimédia a registar uma AAV de 19%.
Números que traduziriam uma evolução positiva na audiência de ambas as estações face à vaga anterior, com a Comercial a subir seis décimas e a RFM acrescer quatro, mas não podem, contudo, ser comparados com as audiências registadas na despedida de 2022, quando a primeira apresentava uma AAV de 19,7% e a segunda de 18,6%. Isto porque, como alerta a Marktest numa nota publicada a par da divulgação desta primeira vaga do Bareme Rádio em 2023, há uma “quebra de série nos dados” decorrente da “atualização do universo em estudo” na sequência da publicação dos dados definitivos dos Census 2021. “Por esta razão, os valores da vaga agora disponibilizada não são totalmente comparáveis com os das anteriores”, ressalva a mesma nota.
A M80, que mantém a posição de terceira estação mais ouvida do país, alcança o seu melhor resultado ao atingir neste arranque de 2023 uma Audiência Acumulada de Véspera na ordem dos 8,4%. Segue-se a Renascença, que alcança uma AAV de 6,1%, com o top 5 das estações mais ouvidas a ficar completo com a Antena 1, estação do grupo RTP que tem ficado pelo sexta lugar nas últimas vagas e que nos dados agora apresentados pela Marktest se posiciona à frente da Cidade FM com uma AAV de 4,9%.
A estação do grupo Bauer Media Audio, que regista nesta primeira vaga do ano uma AAV de 4,5%, surge agora no sexto posto. Seguem-se, na fasquia dos 3%, a TSF, com 3,6%, e a Mega Hits, com 3,3%. A encerrar o top 10 no arranque de 2023 encontram-se a Antena 3, com uma AAV de 1,8%, e a Smooth FM, com 1,2%.
Principais grupos de rádio em Portugal separados por 3,5 pontos percentuais
Na análise aos resultados de audiência por grupo de media, a Bauer Media Audio Portugal mantém a liderança herdada da Media Capital Rádios. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM seguem na liderança das audiências de rádio em Portugal, com uma vantagem de 3,5 pontos percentuais para o grupo Renascença Multimédia. Segundo os dados divulgados pela Marktest relativamente à primeira vaga do Bareme Rádio em 2023, os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos colocam a AAV da Bauer Media Audio nos 30,3%, enquanto o grupo Renascença Multimédia fica pelos 26,8%. Com 6,9%, a RTP surge na terceira posição.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se nesta primeira vaga de 2023 a Rádio Observador, com uma AAV de 1%, a Rádio Nova Era, com 0,9%, a Rádio Meo Sudoeste, com 0,7%, a Antena 2, com 0,5%, e a Rádio Orbital, com 0,4%.