Kantar revela Top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal
A Mimosa continua a ser a marca de FMCG (Fast Moving Consuming Goods) mais escolhida pelos consumidores em Portugal, pela 11a. vez consecutiva. De acordo com o relatório anual global […]
Sandra Xavier
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A Mimosa continua a ser a marca de FMCG (Fast Moving Consuming Goods) mais escolhida pelos consumidores em Portugal, pela 11a. vez consecutiva. De acordo com o relatório anual global das marcas mais escolhidas Brand Footprint da Kantar, a Mimosa foi retirada das prateleiras 39 milhões de vezes.
Seguem-se a Compal e a Delta, que foram ambas retiradas das prateleiras 16 e 15 milhões de vezes, respetivamente.
O Top 10 das marcas mais escolhidas em Portugal inclui também a Terra Nostra (quarto lugar), a Bimbo (quinto lugar) e a Agros (sexto lugar). Nobre, Gresso, Renova e Coca-Cola ocupam as restantes posições do Top 10, respetivamente.
O ranking Brand Footprint mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda, considerando quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano (CRP’s).
Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, este ano, nenhuma marca conseguiu crescimento em CRP’s, ou seja, nenhuma destas marcas conseguiu aumentar a presença junto do compradores portugueses, num contexto em que, segundo o ranking, “estes se multiplicam nas idas às lojas e há um maior número de cestas de compras nas quais as marcas podem entrar”.
Apesar da maior parte das marcas presentes no Top 50 serem de alimentação e bebidas, existem também marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar, com oito marcas destes setores a marcarem presença no ranking.
Colgate, Nivea e Dodot são as únicas marcas de higiene e beleza presentes no Top 50 e as mais escolhidas em Portugal neste setor, ocupando as 14a., 17a. e 41a. posições, respetivamente.
Relativamente a cuidado do lar, a Renova (nona posição), a Fairy (26a posição), Sonasol (35a posição), a Cif (36a posição) e a Comfort (50a posição), são as únicas presentes no Top 50.
O ranking refere ainda que “em 2022, apenas 27% das marcas do estudo conseguiram crescer em Portugal. O contexto inflacionário e consequente downtrading favoreceu as marcas da distribuição (MDD’s)”.
No estudo destacam-se ainda seis marcas que tiveram um “forte crescimento, pelas estratégias que desenvolveram em 2022. São elas Omo, Yopro, Fanta, After Eight, Calvé e Monster”.
A Omo, marca da Unilever, voltou a estar mais presente na mente dos consumidores, reavivou a sua imagem, aumentou expressão em lares mais jovens e alcançou uma penetração de 8,7% com crescimento em CRP’s de +23%, subindo 18 posições no ranking geral.
A marca Yopro da Danone teve uma penetração de 15,1% em 2022, mais 7.8pp quando comparado com 2020.
A marca Fanta, da Coca-Cola, registou um crescimento de +10,8% de CRPs, conseguindo uma penetração de 17,3%, ao alterar a sua imagem e interação com o consumidor.
A After Eight, da Nestlé, atingiu 14,4% dos lares, com um crescimento de CRP’s de 6% e a Calvé, também da Unilever, ganhou CRP’s com uma clientela de 40,6%.
A Monster, que ganha cerca 20% de CRP’s, depois de apresentar ações diferenciadas em folheto, digital e físico e no ponto de venda, inseridas em campanhas de ativação da marca, resultando na construção da penetração da insígna que remonta a 2020.
“O ano de 2022 foi particularmente difícil para as marcas. Este ranking da Kantar revela isso mesmo: nenhuma marca do Top 50 conseguiu ganhar CRP’s, ou seja, nenhuma destas marcas conseguiu estar mais presente nos lares portugueses. O contexto inflacionista e os consequentes aumentos das taxas de juro, levaram os portugueses a fazerem downtrading para as marcas da distribuição. Ficar parado, não é opção. As marcas precisam de arranjar estratégias que lhe permita ter mais presença, mais categorias, mais inovação (mais targets e novas necessidades) e mais momentos de consumo”, afirma Marta Santos, clients & analitcs diretor em Portugal, da Kantar, Worldpanel Division.
O Brand Footprint da Kantar, Worldpanel Division, é um estudo anual que representa 73% da população mundial, em 53 mercados e em cinco continentes – cobrindo 86% do PIB global. Como parte do estudo, a Kantar monitoriza mais de 37 mil marcas em bebidas, alimentação, lácteos, saúde e beleza e limpeza do lar.
O Consumer Reach Point é a base deste ranking. Uma métrica que mede quantos lares em todo o mundo estão a comprar determinada marca (penetração) e com que frequência (escolha do consumidor), dando uma representação real da escolha do comprador.