Filipe Mesquita confessa: Como é que não me lembrei disto?
Na rubrica ‘Como é que não me lembrei disto’, desafiamos várias personalidades a confessar qual a campanha que gostariam de ter feito e que os levou a pensar ‘como é que não […]
Sónia Ramalho
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
Na rubrica ‘Como é que não me lembrei disto’, desafiamos várias personalidades a confessar qual a campanha que gostariam de ter feito e que os levou a pensar ‘como é que não me lembrei disto?!?”
Filipe Mesquita, diretor criativo da This is Pacifica, destaca a campanha “My Japan Railway”, que conquistou o Industry Craft Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
Qual a campanha que gostaria de ter feito e porquê?
No Japão, a tradição de colecionar selos de destinos turísticos em xilogravura foi explorada numa campanha vibrante para assinalar o 150.º aniversário da Japan Railway. A campanha “My Japan Railway” criou selos para todas as estações ferroviárias do país, transformando as viagens numa experiência gamificada, que conquistou o Industry Craft Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
O que lhe chamou a atenção na campanha?
A campanha destaca a ligação entre a memória do passado e uma nova vida digital. Os viajantes tornaram-se utilizadores e começaram a colecionar selos, reforçando os laços com a ferrovia e os destinos a partir de uma experiência digital que promove a exploração, a partilha e envolvimento emocional com o passado comum.
É impossível não relacionarmos esta campanha com a falta de valorização da experiência de utilização dos caminhos de ferro em Portugal e pensando como todo o legado histórico podia ser valorizado através de experiências intemporais, capazes de cativar novos públicos. Isso é possível com ideias brilhantes e uma execução tão bem conseguida como esta.
Esta campanha deu-lhe ideias para outros trabalhos?
Este projeto é um belíssimo caso de estudo para enquadrar experiências que projetam valores intrínsecos das marcas e as projetam numa dinâmica atual, que é atrativa. E nesse contexto é uma inspiração para futuros projetos.
Qual a campanha que mais se orgulha de ter feito?
Felizmente muitos projetos, valor seja dado a todo o talento que o estúdio reúne e a clientes audazes.
Posso destacar o Troll (o nosso primeiro Leão de Cannes), o La Boheme (o nosso primeiro ouro no European Design Awards), o CO2AT criado em conjunto com a SaTG para a Azgard9 (vencedor de 3 Leões em Cannes, incluindo um Ouro em Design e também GP dos Prémios Eficácia em 2022) e, por último, o Livro de [Tijolo] criado para a Primosfera, que ganhou este um Leão de prata em Cannes e 2 Ouros do Festival do Clube de Criatividade.
O que mais o inspira no dia a dia e o que faz quando está sem ideias?
Acho que nos colocamos sempre no papel do aprendiz, é assim que nos sentimos, ansiosos por aprender, por perguntar, por ouvir e também por participar. As ideias vêm dai, do eterno porquê.