Raquel Carrilho assume a direção de brand content do Observador
Há sete anos, Raquel Carrilho aceitou o desafio do Observador para trocar o jornalismo pela comunicação de marcas, ajudando a fundar o Co.lab. Agora, assume a direção de brand content, que […]
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Há sete anos, Raquel Carrilho aceitou o desafio do Observador para trocar o jornalismo pela comunicação de marcas, ajudando a fundar o Co.lab. Agora, assume a direção de brand content, que engloba o branded content, media partnerships e iniciativas editoriais.
“Aceitei este desafio com muito entusiasmo. Não só porque sinto que é o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos, mas sobretudo porque vejo esta área como uma área de importância estratégica para o Observador e poder liderá-la é claramente um desafio e uma oportunidade”, revelou ao M&P Raquel Carrilho.
“Em 2023, o Observador LAB produziu e publicou mais de 500 conteúdos, na rádio e no site Observador, além das respetivas campanhas de amplificação. Falámos de sustentabilidade, de empreendedorismo, partilhámos histórias de vida, de sucessos e insucessos. Fizemos até uma radionovela para uma das nossas marcas parceiras”, destaca. “Este ano, que é o ano do 10º aniversário do Observador, queremos ir ainda mais longe, inovar mais, surpreender mais, mas mantendo sempre o nosso ADN de contadores de histórias”, sublinha.
Para Rudolf Gruner, “o Observador apostou no branded content logo desde que nasceu, em 2014, numa altura em que esta área tinha ainda pouca expressão em Portugal. Andámos à frente do tempo, inovámos e desenvolvemos muito esta área, com o reconhecimento generalizado do mercado, os nossos concorrentes, agências e marcas”, revela o diretor-geral.
“Hoje, a unidade de negócio Observador LAB, o nosso laboratório de conteúdos para marcas, representa quase 50% da nossa receita comercial, com tendência para crescer. Para isso, vamos apostar ainda mais na inovação, tanto pelo lado dos formatos, como pelo lado da amplificação, de forma a mantermos a diferenciação e gerarmos cada vez mais impacto e retorno para as marcas”, afirma.
“A Raquel Carrilho, com uma longa experiência editorial antes de se juntar ao Observador, em 2017, e uma grande experiência a trabalhar em conteúdos para marcas desde então, é a nova diretora do Observador LAB e vai liderar esta unidade de negócio no próximo ciclo de crescimento. Alia uma grande capacidade de criação de conteúdos a uma sensibilidade apurada para entender as marcas e as suas estratégias de comunicação”, refere ainda.