Auditoria confirma crescimento de 14% das receitas operacionais da LLYC
Os resultados auditados da LLYC validam os números avançados em janeiro, confirmando um crescimento de receitas e do EBITDA em 2023. “As receitas operacionais da consultora de corporate affairs e […]
Luis Batista Gonçalves
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Os resultados auditados da LLYC validam os números avançados em janeiro, confirmando um crescimento de receitas e do EBITDA em 2023. “As receitas operacionais da consultora de corporate affairs e marketing aumentaram 14% no ano passado, para os €83,1 milhões e as receitas totais subiram 13%, para os €101,4 milhões”, informa a agência em comunicado de imprensa. “O EBITDA recorrente alcançou os €18,5 milhões de euros, o que significa uma melhoria de 15% em relação a 2022”, avança ainda o documento.
“A combinação de crescimento orgânico e inorgânico permitiu superar os objetivos estabelecidos no orçamento. No período de 2020-2023, a LLYC multiplicou por 2,1 as receitas operacionais e por 2,2 o EBITDA. O benefício líquido da empresa ascendeu a €9,2 milhões no ano passado, o que representa um aumento de 24%”, refere a consultora.
“Uma gestão adequada dos custos e da estrutura permitiu à LLYC alcançar uma margem EBITDA de 22%. A empresa conseguiu manter esta elevada rentabilidade, face às reduções de margens sofridas pelos concorrentes. Este crescimento também foi alcançado com uma sólida geração de caixa. A empresa encerrou 2023 com €10,7 milhões de euros em caixa e uma dívida líquida de €800 mil de euros”, explica ainda a agência.
“Esta boa posição financeira, com um baixo nível de endividamento, permite à empresa fazer face a futuras aquisições em mercados-chave através de empréstimos bancários em condições muito favoráveis. Apesar da incerteza que caracterizou o ano de 2023, que teve um impacto significativo em todas as economias do mundo, os resultados que apresentámos são realmente bons”, regozija-se Alejandro Romero, sócio e diretor-geral global da LLYC.
“Refletem uma evolução sólida e sustentada da empresa que nos coloca numa posição privilegiada para prosseguirmos a nossa rota de crescimento e investimento e, assim, continuarmos a atingir os objetivos definidos no nosso plano estratégico de 2023/2025. Demonstrámos a nossa capacidade para superar novos desafios e alcançar com audácia os objetivos a que nos propusemos”, afirma ainda o responsável.
Em termos de distribuição dos resultados por unidade de negócio, a Europa representou, em 2023, 33% das receitas operacionais e 37,7% do EBITDA, com a unidade de deep digital a concentrar 34,5% das receitas operacionais e 28% do EBITDA. A América Latina, que representa 24,1% do negócio, ocupa a segunda posição, com 23,5% do EBITDA. Os Estados Unidos da América, com um EBITDA de 10,8%, correspondem a 8,4% da faturação. “A LLYC é já uma empresa de serviços de marketing. Em 2023, quase metade das receitas são provenientes desta área”, revela ainda a consultora.