Cannes Lions 2024: Portugal ganha Bronze em Young Lions Digital
Tomás de Matos Almeida, da Akt Creative, e João Chicau, da VML, (na foto ao centro) receberam um certificado de Bronze nos jovens criativos, em que Portugal teve ainda dois finalistas, um em Design e outro em Filme. O trabalho da Dentsu ‘Dá Espaço à Partilha’, finalista na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não foi premiado
Catarina Nunes
Mirko Peloso é o novo diretor de marketing e digital da Kiabi em Portugal e Espanha
DAZN transmite jogos dos campeonatos de basquetebol patrocinados pela Betclic
Adeptos britânicos foram expostos a 29.145 anúncios de apostas em dois dias
Editora do The Economist sob pressão devido a laços com empresas de tabaco
‘Retail media’ aproxima marketing de marca e marketing de desempenho, mas não convence anunciantes
Millennium bcp renova patrocínio ao Estoril Open até 2027
Saint Pirate recorre à banda desenhada para promover vinhos da São Luiz (com vídeo)
Farmacêuticas em Portugal estão a investir mais em podcasts e marketing de influência
FunnyHow cria para a Domino’s Pizza anúncio feito 100% com IA (com vídeo)
Instagram destrona Facebook e é a rede social que os portugueses mais usam
A dupla Tomás de Matos Almeida, da Akt Creative, e João Chicau, da VML, foram distinguidos com Certificado de Honra de Bronze na competição Young Lions, na categoria de Digital, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Ficam fechados os prémios para Portugal, que traz ainda para casa um Leão de Bronze em Digital Craft (Digital Visualisation) para o ‘The Endagered Typeface’, da Bar Ogilvy, além do Grande Prémio em Pharma com o projeto ‘Magnetic Stories’ que, apesar de ter criatividade da agência nova-iorquina Area 23, conta com produção da Bro Cinema e realização de Mário Patrocínio.
À final do concurso de jovens criativos chegaram ainda David Canaes, da Fuel, e Francisco Roque do Vale, da VML, em Design, e Francisco Machado, da Judas, e Daniel Gordon, da Trix, em Filme. “Queremos sempre melhor, mas dois ‘shortlists’ e um Bronze é uma excelente prestação dos jovens Young Lions deste ano. Todos, mesmo os que não ganharam, devem estar orgulhosos por terem vindo concorrer ao Cannes Lions. Estão todos de parabéns”, refere em declarações ao M&P Vasco Perestrelo (na foto à dir.), CEO da MOP, representante em Portugal do Cannes Lions, em conjunto com Ana Paula Costa (à esq.).
Os vencedores e as duas duplas que chegaram a ‘shortlist’ integraram a comitiva de sete duplas nacionais que foram a Cannes, para participar no concurso que decorre em paralelo com a competição principal do Cannes Lions. Nos Young Lions concorrem em Cannes as duplas de jovens talentos que se destacaram nos concursos nos seus respetivos países, que em Portugal é promovido pela MOP, em parceria com as marcas que patrocinam cada uma das sete categorias e apresentam um briefing aos concorrentes.
Na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a última da competição principal do Cannes Lions e cujos Leões foram anunciados na manhã de 21 de junho em Cannes, Portugal estava na ‘shortlist’ com o trabalho da Dentsu Creative ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço à Partilha’), para a Meo, que não foi premiado.