Califórnia financia jornalismo em parceria com empresas de tecnologia
O estado californiano e as empresas de tecnologia vão pagar coletivamente cerca de 250 milhões de dólares (€224,8 milhões) ao longo dos próximos cinco anos, para apoiar os órgãos de comunicação social sediados na Califórnia e criar um programa de investigação em IA
Daniel Monteiro Rahman
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A Califórnia será o primeiro estado norte-americano a direcionar milhões de dólares provenientes dos contribuintes e de empresas de tecnologia para contribuir no financiamento do jornalismo e da pesquisa na área da inteligência artificial (IA), ao abrigo de um novo acordo anunciado a 21 de agosto e assinado na assembleia do estado da Califórnia (na foto), noticia o The Guardian.
Nos termos do acordo, o estado e as empresas de tecnologia vão pagar coletivamente cerca de 250 milhões de dólares (€224,8 milhões) ao longo dos próximos cinco anos para apoiar os órgãos de comunicação social sediados na Califórnia e criar um programa de investigação em IA.
O acordo marca o fim de uma disputa que durou um ano entre as empresas de tecnologia e os legisladores em torno da proposta da deputada norte-americana de exigir que empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft paguem uma determinada percentagem das receitas de publicidade às empresas de comunicação social pela ligação aos seus conteúdos.
O projeto de lei, inspirado na legislação canadiana de ajuda financeira aos órgãos de comunicação social locais, enfrentou uma intensa reação da indústria da tecnologia, com várias empresas a lançarem anúncios durante o verão para o atacar. A Google tentou ainda pressionar os legisladores a abandonar o projeto de lei, removendo temporariamente os sites de notícias dos resultados de pesquisa no Google Search de algumas pessoas, em abril.
O gabinete de Buffy Wicks, deputada da assembleia do estado da Califórnia que mediou o acordo, não respondeu de imediato a perguntas sobre os pormenores do financiamento que provirá do estado, que media serão elegíveis e quanto dinheiro será canalizado para o programa de investigação de IA. “As iniciativas começam em 2025 com um investimento de 100 milhões de dólares [€89,9 milhões] no primeiro ano, e a maior parte do dinheiro irá para empresas de media”, explica Buffy Wicks, em comunicado de imprensa.
“Este acordo representa um marco importante com vista a garantir a sobrevivência das redacções e a reforçar o jornalismo local em toda a Califórnia, alavancando recursos substanciais do setor da tecnologia sem impor novos impostos aos cidadãos da Califórnia”, enfatiza Gavin Newsom, governador da Califórnia. “O acordo prevê não só o financiamento para apoiar centenas de novos jornalistas, como também ajuda a reconstruir um corpo de imprensa robusto e dinâmico na Califórnia durante os próximos anos, reforçando o papel fundamental do jornalismo na democracia”, acrescenta o responsável.