Vivemos mesmo na “Era do Peixinho-Dourado”?
É comummente aceite que o peixinho-dourado é a espécie com o menor attention span, uma verdade tomada como universal, que serviu até de comparativo para o attention span do ser humano num estudo de 2015 da Microsoft realizado no Canadá – e, atenção, nós, humanos, perdemos para o peixinho-dourado nesta comparação!
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Ora, indo mais a fundo nesta premissa, percebem-se duas coisas: há falta de evidências que comprovem estes dados sobre o peixinho-dourado, e as que existem apontam até no sentido contrário; e, após leitura cuidada do estudo da Microsoft, percebemos que a comparação foi feita com recurso a fontes externas ao estudo. Mas se há algo que conseguimos efetivamente perceber neste estudo é que, já em 2015, efeitos como o multi-screening, a utilização de redes sociais ou um estilo de vida mais digitalmente conectado, tinham impacto (negativo) sobre os níveis de atenção.
Não sendo conhecida uma mudança considerável nos hábitos de consumo do peixinho-dourado, e tendo em conta a evolução no número de plataformas e conteúdos disponíveis, é expectável que este cenário tenha tido uma evolução negativa nos níveis de atenção dos seres humanos.
Ora, transportando este efeito para o universo das marcas, a atenção e a retenção na memória do consumidor sempre foram danças complexas, mas essenciais. Voltando aos estudos, mas agora com base num mais recente, conduzido pela Havas Media Network, conseguimos comprovar precisamente o quão inseparáveis estas duas variáveis são na construção de marcas.
A questão da atenção no contexto publicitário não é nova — sabemos que a atenção é essencial para o sucesso de qualquer anúncio. No entanto, este estudo oferece uma visão detalhada de como diferentes níveis de atenção impactam diretamente métricas fundamentais, como o reconhecimento, a consideração, a preferência e a intenção de compra.
O que se destaca essencialmente nesta pesquisa é o papel da atenção na construção da memória e do relacionamento com o consumidor. O contexto competitivo, especialmente derivado de uma maior adoção digital, levou muitas marcas a focar-se em métricas de conversão rápida, mas ao fazê-lo, acabam por, inconscientemente, negligenciar a importância de criar um vínculo duradouro com os seus consumidores. A verdade é que a atenção é a chave para deixar uma impressão que perdura, não devendo apenas ser encarada como um fator importante para o sucesso imediato de uma campanha, mas sim o motor que alimenta o crescimento de longo prazo de uma marca.
A forte correlação entre a atenção e os resultados de marca deveria estar no top-of-mind de qualquer profissional da área. Quanto mais tempo um consumidor passa a olhar para um anúncio, maior é a probabilidade de que essa marca ganhe um lugar na sua memória e, consequentemente, na sua consideração futura.
Mais importante ainda, o estudo sublinha que a atenção agregada — o tempo total que o consumidor dedica a várias impressões de um anúncio ao longo do tempo — é o verdadeiro impulsionador de resultados. Ou seja, campanhas que captam a atenção em várias interações, mesmo que breves, acabam por ser mais eficazes do que aquelas que dependem de uma única exposição prolongada. Isto sugere que, mesmo uma estratégia de exposições curtas, mas repetidas, pode ser extremamente eficaz para a construção da memória de marca.
Este aspeto reflete a relevância da repetição para garantir que a atenção do consumidor é capturada em diferentes momentos e contextos. A exposição única, por si só, raramente é suficiente para gerar um impacto realmente significativo. No entanto, quando o consumidor é exposto a um anúncio com alguma frequência, a atenção vai-se acumulando e, com ela, as probabilidades de memorização e consideração aumentam – a memória não se forma apenas com um único momento de atenção, mas sim com várias interações que, gradualmente, criam um laço entre a marca e o consumidor.
No entanto, há que equilibrar a presença das marcas ao longo de toda a jornada de decisão do consumidor, de forma a estar presente, em contextos o mais complementar e relevantes possível. Naturalmente que, espaços de comunicação que geram mais atenção tendem a ter um custo mais elevado; ao mesmo tempo, se quisermos aumentar a frequência em espaços publicitários mais baratos, a acumulação de impressões pode levar-nos para investimentos significativos. Na Havas Media Network temos vindo a evoluir o nosso planeamento neste sentido, deixando de olhar exclusivamente para métricas como CPM (Custo por Mil Impressões), mas construir métricas compostas pela variável “Custo”, mas também pela variável “Segundos de Atenção”.
Apesar de o estudo não ter incluído Portugal, há evidências de que as métricas de atenção se comportam de forma semelhante independentemente da geografia. O comportamento do consumidor em relação à atenção é geral: quando um anúncio consegue captar a atenção, os resultados em termos de memória e comportamento de marca tendem a ser consistentes, seja em Lisboa, Londres ou Nova Iorque.
Numa altura em que os níveis de atenção médios dos consumidores tendem a decrescer, enquanto a oferta de conteúdos e estímulos continua a aumentar, é fundamental começarmos a considerar métricas de atenção nas nossas campanhas, tentando garantir os indicadores de negócio no curto prazo, mas, fundamentalmente, trabalhando para que continuemos a ser relevantes e considerados pelos consumidores no médio/longo prazo.
E muita atenção de futuro, pois podemos mesmo estar a ser injustos com o peixinho-dourado há demasiado tempo!
Filipe Rodrigues
Head of Digital & Innovation da Arena Media Portugal