Bluesky pode vir a integrar anúncios
A apresentação de anúncios nos resultados de pesquisa na rede social é uma hipótese. “Queremos manter os nossos objetivos alinhados com os utilizadores e garantir que não nos transformamos num modelo em que a atenção do utilizador é o produto”, diz Jay Graber, CEO do Bluesky

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O Bluesky está a estudar formas de aumentar as receitas e monetizar a plataforma social, considerando a possibilidade de integrar anúncios e de lançar uma subscrição. Jay Graber, CEO do Bluesky, aborda a viabilidade das diferentes possibilidades em entrevista ao TechCrunch, revelando que, apesar do compromisso de não ‘arruinar’ a plataforma com anúncios, não exclui a hipótese de integrar publicidade na plataforma.
Recentemente, a CEO do Bluesky tem mencionado potenciais fontes de rendimento para a rede social, incluindo subscrições, algoritmos e a venda de nomes de domínio. Quando questionada sobre se o futuro da rede social será sem anunciantes, Jay Graber sublinha que “não acho que isso seja necessariamente verdade”.
“A forma como exploraremos a publicidade, se o fizermos, será muito mais orientada para a intenção do utilizador”, explica a CEO do Bluesky, acrescentando que “queremos manter os nossos objetivos alinhados com os utilizadores e garantir que não nos transformamos num modelo em que a atenção do utilizador é o produto”.
Jay Graber sustenta que para o Bluesky “é extremamente importante não replicar os modelos e erros de outras redes sociais, onde as plataformas têm historicamente apresentado anúncios aos utilizadores através de um ‘feed’ algorítmico”. A forma como o Bluesky é construída impede, de um modo geral, um modelo de negócio exclusivamente baseado em anúncios, porque os utilizadores podem criar ‘feeds’ alternativos sem anúncios, devido ao protocolo aberto da plataforma.
O Bluesky não exclui, no entanto, a possibilidade de vir a testar a integração de anúncios que não comprometam a experiência do utilizador. A CEO da rede social esclarece que isso poderá incluir a apresentação de anúncios nos resultados de pesquisa, como um exemplo de um modelo de publicidade menos intrusivo, que a plataforma pode vir a implementar.
Até à data, a empresa angariou 15 milhões de dólares (€14,2 milhões), com Jay Graber a avançar que já está a receber a atenção de novos investidores. É, contudo, provável que o Bluesky demore algum tempo até começar a monetizar ativamente a plataforma, sendo que atualmente está concentrada no crescimento.
O Bluesky subiu de três milhões de utilizadores ativos em fevereiro de 2024 para 24 milhões de utilizadores atualmente, mas a plataforma ainda tem espaço para crescer. O Threads da Meta, por exemplo, tem mais de 275 milhões de utilizadores mensais ativos, e mesmo assim ainda não tem anúncios, estando essa integração prevista para o início de 2025.