Há novas marcas com o certificado de mandado real
John Lewis, Heinz, Nestlé, Moet & Chandon e Weetabix são algumas das 386 empresas da nova lista e que podem usar o selo real nas embalagens e nas campanhas publicitárias
Daniel Monteiro Rahman
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O Rei Carlos III de Inglaterra concedeu o certificado de mandado real a 386 empresas, entre as quais a John Lewis, a Heinz e a Nestlé. Na nova lista encontram-se também a Moet & Chandon, a Weetabix e os chocolate Bendicks e Prestat.
Pelo contrário, a marca de chocolates Cadbury, do grupo Mondelez, que detinha o certificado desde 1854, e as marcas da Unilever, entre outras como a Clarins, Elizabeth Arden, Boots, Swarovski, Schweppes, Vauxhall Motors, perderam esta certificação de fornecimento de bens e serviços à casa real britânica.
A decisão de Carlos III é anunciada meses após ativistas do grupo B4Ukraine terem escrito uma carta aberta ao monarca instando-o a revogar os selos reais de ambas as empresas, devido ao facto de a Unilever e a Mondelez continuarem a negociar com a Rússia após a invasão da Ucrânia, em 2022. A casa real britânica não apresentou, no entanto, as razões da decisão.
Estes selos reais têm início no século XV, como forma de certificar os fornecedores de bens e serviços à casa real britânica. Os detentores de um certificado de mandado real estão autorizados a utilizar o brasão de armas da casa real nas embalagens, na publicidade e material de estacionário.
Historicamente, o selo real representa um aumento no volume de negócios de até cinco por cento, o que ao final de contas pode equivaler a milhões de libras esterlinas. A sua revogação representa custos para as empresas envolvidas, uma vez que as marcas terão de remover os selos de todas as embalagens já fabricadas, bem como das campanhas publicitárias e de marketing.
A Cadbury é excluída da lista de empresas com um selo real pela primeira vez em 170 anos, tendo recebido o primeiro selo real como fabricante de chocolate pela Rainha Vitória em 1854.
A Mondelez International, proprietária da Cadbury nos Estados Unidos, afirma estar desiludida com o facto de lhe ter sido retirado o selo. “Embora estejamos desapontados por sermos uma das centenas de outras empresas e marcas no Reino Unido às quais não foi atribuído um novo selo, orgulhamo-nos de ter sido detentores de um e respeitamos plenamente a decisão”, declara um porta-voz da Mondelez, citado na CNN.
Um porta-voz da Unilever, empresa que detém marcas como a Ben & Jerry’s, Magnum e Hellmann’s, entre outras, revela, por seu lado, que “estamos muito orgulhosos da longa história de fornecimento das nossas marcas à família real e dos mandatos que lhes foram atribuídos durante esse período, mais recentemente por sua Majestade a Rainha Isabel II”.