Sustentabilidade apelativa precisa de ser criativa e simples
Estudo do WARC defende que o ‘storytelling’ usado nas campanhas leva os consumidores a privilegiar produtos e serviços mais amigos do ambiente. Atentas ao fenómeno, marcas como a Philips, a Ikea e a Breitling adotam estratégias que promovem a economia circular
Luis Batista Gonçalves
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Os anunciantes estão a recorrer à criatividade e ao ‘storytelling’ para tornar sustentabilidade apelativa e até aspiracional, aponta um estudo do World Advertising Research Center (WARC). De acordo com a análise, apesar de a maioria dos consumidores revelar intenção de adotar comportamentos mais sustentáveis, a realidade é que nem sempre o fazem.
A investigação identifica, contudo, o papel que as marcas têm vindo a assumir na promoção de ideais mais ecológicos, através das campanhas publicitárias que aprovam e dos comportamentos sustentáveis que incentivam. Segundo o estudo ‘What’s Working in Sustainable Behaviour Change’, os anunciantes têm tido uma ação decisiva na adoção de novos hábitos de consumo.
“Enquanto ‘arquitetos do desejo’, desempenham um papel verdadeiramente importante na mudança de paradigma que leva os consumidores a privilegiar produtos e serviços mais sustentáveis”, refere o documento, dando o exemplo de marcas como a Philips, o eBay, a Ikea, a Black Market e a Breitling, que têm vindo a adotar estratégias que promovem a economia circular.
De acordo com o estudo, além de reforçar o portefólio de produtos sustentáveis, as empresas devem ter a preocupação de os comunicar e de fazer com que conquistem os consumidores. “O preço, a conveniência e a qualidade são fatores-chave na jornada do comprador. As marcas mais eficazes transmitem os atributos do produto nas suas mensagens e não apenas a questão da sustentabilidade”, refere a análise.
Além de apelar à simplificação da informação apresentada aos consumidores, o documento pede às empresas e às agências que, no momento de publicitar os produtos, “evitem os jargões científicos e reduzam a complexidade das escolhas para diminuir a carga cognitiva dos consumidores”.
A mudança de comportamento dos agentes empresariais também é crucial, na opinião da WARC. “A responsabilidade de atenuar problemas como as alterações climáticas não pode recair apenas sobre os consumidores. A iniciativa Ad Net Zero ajuda a indústria a fazer escolhas mais sustentáveis em áreas como a escolha de media, a produção de anúncios e eventos do setor”, informa ainda o estudo.