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PT50 é o novo jornal para profissionais do sistema financeiro

Fundado e dirigido por Cristina Dias Neves (na foto), o jornal digital gratuito tem o Novo Banco e o Millennium como os dois primeiros anunciantes. A Informa D&B é a parceira fundadora na área de conhecimento

Catarina Nunes
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PT50 é o novo jornal para profissionais do sistema financeiro

Fundado e dirigido por Cristina Dias Neves (na foto), o jornal digital gratuito tem o Novo Banco e o Millennium como os dois primeiros anunciantes. A Informa D&B é a parceira fundadora na área de conhecimento

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Há um novo jornal digital diário direcionado para os profissionais do sistema financeiro, que se estreia a 14 de janeiro. O PT50 é lançado pela Target Media, nova editora de publicações digitais no segmento profissional, detida por Cristina Dias Neves, que assume também a direção do jornal cuja denominação remete para o IBAN português.

“Pensámos muito no nome, que é surpreendente para quem o ouve pela primeira vez, mas é óbvio para um jornal ligado ao setor financeiro. Percebemos que todos se lembravam do nome à primeira, que ficava no ouvido. O objetivo é precisamente sermos rigorosos e responsáveis, mas também relevantes e surpreendentes”, explica ao M&P Cristina Dias Neves.

No primeiro ano de atividade, o PT50 tem previsto um investimento no projeto de €150 mil, que engloba os recursos humanos e a criação da plataforma do jornal digital, da autoria do Duall Studio.

O jornal que acompanha os principais acontecimentos diários no setor financeiro, com o foco em produtos e serviços, negócios, pagamentos, mercados, talento, regulação, inovação, ‘fintech’ e ESG, nasce na sequência de Cristina Dias Neves ter detetado uma lacuna. “Há vários jornais e suplementos de economia e negócios, mas não há nenhum dedicado ao sistema financeiro, para profissionais”, argumenta.

O seu percurso profissional também contribui para a decisão. “Tendo trabalhado no banco Santander cerca de 20 anos como diretora de comunicação e de mecenato universitário e na Fundação Santander, e como jornalista na imprensa profissional, enquanto diretora do M&P, percebi que, com esta experiência combinada, o que faz mais sentido para mim, neste momento, é lançar um projeto com estas características”, explica a fundadora da Target Media e diretora do PT50.

Pioneira nas publicações digitais para profissionais

Por outro lado, “há várias editoras de publicações digitais, mas não há nenhuma nativa digital e direcionada para profissionais. A maioria da imprensa profissional ainda é em papel, que depois está associado a sites e ‘newsletters’, como a Workmedia [editora do M&P]”, salienta Cristina Dias Neves, avançando que tem uma parceria estratégica de partilha de conhecimento com a Workmedia, em que a ideia é que esta editora venha a ter uma participação no capital da Target Media.

Disponível no site JornalPT50.pt, a nova publicação não terá neste momento uma versão em papel, mas estão a ser pensados alguns produtos nesse formato. “Há sempre espaço para projetos inovadores de qualidade. Com tantos conteúdos a circular é importante que existam marcas em que os leitores possam confiar, para tomar decisões de forma sustentada”, considera Cristina Dias Neves.

Sobre a orientação editorial, a diretora do PT50 diz que quer que seja “pautada pelo rigor, a responsabilidade e a relevância”, abordando “de forma inteligente os principais temas de interesse para os decisores do mercado financeiro e das empresas” e garantindo “o acesso a informação pertinente, atualizada, precisa e imediata”. Com conteúdos transversais, “o jornal PT50 faz um ‘benchmark’ nacional e internacional, focando-se sobretudo nos temas que desafiam o setor financeiro e marcam a atualidade”.

Negócios (análises detalhadas e novidades do mercado, taxas Euribor e mercados bolsistas), comercial e marketing (atualizações e análises dos principais produtos e serviços financeiros), regulação e tendências (acompanhamento permanente das informações e tendências regulatórias e os impactos para o setor financeiro), inovação e ‘fintech’ (inovações tecnológicas e ‘startups’ que moldam o futuro), sustentabilidade (análise de práticas sustentáveis, governança corporativa e investimentos ESG) e talento (perfil e carreira dos principais decisores) são algumas das áreas abrangidas na cobertura editorial.

Numa primeira fase, para ter audiência garantida, o acesso é feito por subscrição gratuita, que dá acesso à ‘newsletter’ diária, enviada às 7h30, o que não inviabiliza que no futuro venha a ter conteúdos pagos. “A monetização do projeto assenta em parceiros comerciais, com o foco em publicidade ‘display’, ‘branded content’ e desenvolvimento de eventos e de outros formatos, que promovam o encontro de todo o ecossistema financeiro”, revela a diretora do PT50.

Anunciantes desde a banca até marcas de ‘lifestyle’

No arranque, o jornal conta com dois bancos anunciantes, o Novo Banco, que é o primeiro banco a investir, e o Millennium BCP. A Informa D&B, por seu lado, é a parceira fundadora na área de conhecimento, com informação e vários projetos como ‘rankings’ do setor, trazendo a capacidade analítica, não só em termos de conteúdos como também de negócio.

“Estamos a fechar parcerias comerciais com mais bancos, empresas de auditores, tecnologias de informação, pagamentos e até de ‘lifestyle’, uma vez que o ‘target’ tem um elevado poder de compra”, elenca Cristina Dias Neves.

A redação é composta por quatro jornalistas a tempo inteiro, incluindo a diretora, e a editora Sónia Santos Dias, ex-colaboradora do Jornal de Negócios e ex-editora da revista Interface Banca e Seguros.

A estes somam-se alguns colaboradores externos para textos mais técnicos ou dedicados a assuntos específicos, cronistas fixos (como o jornalista Filipe S. Fernandes, que escreverá mensalmente sobre grandes banqueiros), e a opinião de líderes da banca, ‘fintech’, intermediários de crédito e auditores.

“Faz sentido dar a conhecer a riqueza e a capacidade de inovação do ecossistema financeiro porque, nos últimos 20 anos, a banca mudou completamente com a digitalização dos serviços bancários, os bancos digitais, o ‘open banking’ e as novas formas de pagamento, por exemplo, e a nível nacional e internacional teve graves problemas com impacto na sua reputação”, destaca Cristina Dias Neves.

A diretora do PT50 alega ainda que a banca “agora, é muito mais forte e regulada, mas a perceção não é essa e a banca contínua com níveis reputacionais baixos. A imprensa que cobre a banca, por outro lado, também não mudou, não há jornais que acompanhem só esta área”.

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Ricardo Costa: “A liderança não é uma obsessão para a SIC”

Daniel Oliveira, Ricardo Costa e Bernardo Ferrão (na foto) revelam ao M&P as apostas da estação para 2025. Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas

“A liderança não é uma obsessão para a SIC, nem tem de ser”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa, a propósito da apresentação da nova grelha de programação da SIC, a 7 de janeiro no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos.

Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é administrador da Impresa com o pelouro editorial, considera que “a curto e a médio prazo, o mais importante para a SIC é ter uma operação distintiva junto dos espetadores, sustentável e com os melhores resultados editoriais e comerciais”, escusando-se a avançar o investimento na nova grelha.

O diretor de conteúdos da Impresa avança que “estamos a trabalhar para reconquistar a liderança, mas não é algo que nos faça desviar daqueles que são os nossos princípios e modelos de trabalho. No fundo, o nosso trabalho em 2025 é uma continuação do que fizemos em 2024, o mais afinado possível, de forma a melhorar os nossos resultados”.

Quanto ao entretenimento e à ficção, Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa e diretor de programas da SIC, revela que “apesar de a SIC não depender de um só programa na grelha, a grande novidade é a novela ‘A Herança’, em que Patrícia Tavares terá um dos papéis principais. A novela estreia nas próximas semanas e será um produto âncora da estação”.

No entretenimento, segundo o diretor de programas da SIC, o caminho a seguir em 2025 passa por “diversificar a oferta de conteúdos e olhar para o passado com o objetivo de entender o que pode ser melhorado nos diferentes horários”, destacando Cláudia Vieira enquanto protagonista de outra novela em pré-produção, bem como a aposta na versão portuguesa do concurso norte-americano ‘Family Feud’, com César Mourão como apresentador.

A proximidade com os anunciantes é um ponto importante para a estação, que já tem estabelecidas parcerias com marcas, para a programação deste ano, como uma ação comercial com o ‘Casa Feliz’, que terá um novo espaço de gravação, estabelecida com a agência imobiliária ERA. Trata-se de uma narrativa na qual a antiga ‘casa’ onde o programa é gravado estará à venda com a ajuda da ERA.

A integração de publicidade em ficção é outra das apostas. Daniel Oliveira refere que ‘A Herança’ tem prevista uma parceria de marca, que será revelada mais próximo da data de lançamento, juntamente com outros acordos de ‘product placement’ e ‘branding’.

Informação assente em programas de sucesso

Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC desde 6 de janeiro, declara ao M&P que “a aposta é continuar a fazer a mesma informação com a qualidade e o rigor que a SIC tem apresentado, assente em programas de sucesso como ‘Investigação SIC’, ‘Grande Reportagem’ e ‘Polígrafo SIC’, entre outros”.

Contudo, “temos várias novidades em marcha”, revela Bernardo Ferrão, avançando a ‘Grande Operação SIC Final Taça da Liga’, um esforço conjunto da SIC e SIC Notícias que consiste na cobertura da final da Taça da Liga, disputada a 11 de janeiro, em Leiria. No âmbito da operação, o ‘Primeiro Jornal’ e o ‘Jornal da Noite’ serão emitidos a partir do Estádio Municipal de Leiria, com apresentação do jornalista João Moleira, que é também o novo apresentador do ‘Polígrafo SIC’, anteriormente apresentado por Bernardo Ferrão.

Questionado sobre a sustentabilidade a longo prazo das audiências da informação da SIC, Bernardo Ferrão argumenta que “a informação da SIC já é muito sustentada através de produtos ‘premium’ e de grande prestígio. A inovação através de programas pontuais, como o que fizemos sobre os unicórnios portugueses, e outras séries e produtos que ainda estão para ser revelados – com temas relativos ao país e à atualidade -, são também uma aposta que vamos continuar a fazer, devido aos bons resultados e à resposta positiva dos espetadores”.

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Exponor lança novo conceito para design de interiores e estreia inProjecta

A nova feira dá palco a fabricantes e representantes de marcas, que apostam em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e inovação. Além de conferências e palestras, o evento lança a primeira edição do Prémio inProjecta Creative Call, dedicado ao melhor do design da nova geração

A Exponor – Feira Internacional do Porto tem um novo conceito de feira para o setor de design de interiores, o inProjecta – Furniture, Hotel and Interior Design. Com o lema ‘From Concept to Creation’, o novo certame quer dar palco a fabricantes e representantes de marcas, que apostam em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e evidentes fatores de inovação, proporcionando experiências que reflitam as tendências de arquitetos, designers de interiores, decoradores e especialistas da área hoteleira.

“Porque tudo começa com a força de uma ideia, um conceito que, com dedicação e trabalho, se transforma em criação, foi também assim que nasceu este novo evento, com o objetivo de criar raízes e afirmar-se entre as empresas que procuram impulsionar os seus projetos. Daí termos escolhido o tema ‘From Concept to Creation’ para dar início à inProjecta”, explica Diogo Barbosa, diretor-geral da Feira Internacional do Porto, em comunicado de imprensa.

A curadoria desta primeira edição, agendada para decorrer de 26 de fevereiro a 1 de março, está a cargo de André Teoman, cujo estúdio explora a interseção entre a arte, o design, a inovação e a emoção, como terreno para experimentar e fazer nascer novos produtos e conceitos.

O estúdio de André Teoman “inspira-se em elementos da cultura e olha para o passado como uma ferramenta de pensar o presente, para criar peças que desafiam as convenções tradicionais. Foi precisamente este ideário que esteve na base da escolha de André Teoman, um jovem diretor criativo que já recebeu várias distinções internacionais, para curador da estreia da inProjecta”, refere o comunicado de imprensa.

Com um programa de atividades paralelas, como conferências e palestras, o evento vai também apresentar a primeira edição do Prémio inProjecta Creative Call, que pretende promover o melhor do design da nova geração.

“Queremos celebrar e homenagear todos aqueles que participam no presente e futuro desta área de atividade, destacando os projetos em que a criatividade e as técnicas inovadoras reflitam o melhor que se faz em Portugal, nas áreas do design, da arquitetura, do artesanato, assim como por estudantes, inclusive em situação de coautoria, que se candidatem à iniciativa com objetos ou protótipos funcionais em tamanho real”, justifica o diretor-geral da Exponor. As candidaturas podem ser submetidas à organização do evento entre 13 e 31 de janeiro.

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40% dos consumidores já recorre a ferramentas de IA para pesquisar produtos

A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada, aponta o estudo ‘The Future of Search’, usado pelo Omnicom Media Group para promover dois novos serviços de planeamento de meios

Os consumidores estão a alterar o comportamento de pesquisa online, avança o estudo ‘The Future of Search’. Segundo a análise do Omnicom Media Group (OMG), 40% dos consumidores já recorre regularmente a ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, o Chatsonic ou o Perplexity AI, para procurar informações sobre produtos e serviços. Fazem-no para “usufruir de uma experiência de interação e de conversação mais dinâmica”, revela o estudo.

A maioria (54%) lamenta, no entanto, não existir “uma plataforma unificada que corresponda a todas as suas necessidades”, refere o documento, que defende que a pesquisa online é uma ferramenta estratégica no marketing que não pode ser desvalorizada pelos ‘marketers’ numa era de crescente digitalização.

“O cenário da utilização crescente de ‘smartphones’, do consumo de conteúdos rápidos, leves e interativos e da procura por formas de conexão imediata influenciam fortemente os comportamentos de pesquisa dos consumidores, com 76% dos inqueridos a referir uma maior preferência por plataformas de ‘e-commerce’, como a Amazon, para procurarem os seus bens de consumo”, salienta a análise.

A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada a atrair um número crescente de utilizadores. De acordo com o estudo do OMG, estes dispositivos já permitem que 38% dos inquiridos procurem informações sobre conteúdos de entretenimento.

“Paralelamente, regista-se uma diferença geracional entre os consumidores, com 33% da geração Z e 28% dos ‘millennials’ a afirmarem ter substituído os motores de busca pelas plataformas de redes sociais”, avança a análise, sublinhando que “o ‘search’ tem evoluído profundamente num ecossistema fragmentado, ocorrendo ao longo de todo o ciclo de compra e perante um contexto de comportamentos do consumidor cada vez mais diversificados e individualizados, impulsionados na era dos ‘smartphones’ e da hiperconectividade”.

O estudo do OMG é divulgado numa altura em que o grupo anuncia duas soluções tecnológicas, que desenvolveu com a Google, que integram tecnologia de IA. Uma delas permite um planeamento com base no ‘share of voice’ (SOV) do volume de pesquisa da marca face à concorrência.

A outra é um agente de pesquisa que permite criar novos conjuntos de ‘key words’, recomendar públicos-alvo e fazer segmentações baseadas no OMNI Audiences, sistema operativo proprietário da OMG, “para desenvolver de conteúdos criativos (textos, imagens e/ou vídeos), mais alinhados com a expetativa do consumidor”, revela o grupo de media em comunicado de imprensa.

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Cepsa, Delta Cafés, SIC, CGD e Renova entre os vencedores dos Prémio Cinco Estrelas 2025

Após a avaliação de cerca de 1.200 marcas, foram eleitas 171, com seis a manterem a liderança desde a primeira edição do prémio, há 11 anos consecutivos. O jornal M&P vence na categoria Marketing, Comunicação e Gestão, com uma classificação global de 82,6%

Já são conhecidos os vencedores dos Prémio Cinco Estrelas 2025. No setor dos media, além do M&P, que ganhou na categoria Marketing, Comunicação e Gestão, com uma classificação global de 82,6%, é distinguida a SIC na categoria TV – Canais Generalistas, a RTP3 na categoria TV – Canais de Informação, o Canal Hollywood na categoria TV – Canais Temáticos e a plataforma de ‘streaming’ DAZN na categoria TV – Canais Desportivos.

Na categoria Rádios de Informação, vence a Renascença, com o Grupo Renascença Multimédia a levar também a distinção da categoria Rádios de Entretenimento, atribuída à RFM. Na imprensa, o Público é o vencedor da categoria Jornais Generalistas, o Record na categoria Jornais Desportivos, o Negócios na categoria Imprensa de Economia e a NiT na categoria Viagens e Lazer.

Nas revistas, a Sábado vence na categoria Revistas de Grande Informação, a Grande Consumo na categoria de Comércio e Indústria, a Business.IT na categoria de Revistas de Tecnologia, a GQ na categoria de Revistas Masculinas, a Women’s Health na categoria de Revistas Femininas e Lifestyle, a Nova Gente na categoria de Revistas Sociais e a Continente Magazine na categoria de Revistas de Culinária.

Entre os vencedores dos prémios Prémio Cinco Estrelas 2025 figuram ainda marcas como a Cepsa, a marca com o maior ‘net promoter score’ (NPS) e a Querido Investi Numa Casa, marca com nível de satisfação mais elevado e com a melhor relação preço-qualidade. A Delta Cafés destaca-se por ter a classificação global mais elevada, o maior nível de confiança e a melhor classificação em inovação.

A plataforma de apoio comercial da Caixa Geral de Depósitos (CGD) consegue o nível de recomendação mais elevado. Há seis marcas que se mantêm líderes ininterruptamente desde a primeira edição do Prémio Cinco Estrelas, vencendo há 11 anos consecutivos nas respetivas categorias, como é o caso da Opticalia (Serviços Ópticos), da Favaíto (Moscatel) e da Auchan (Segurança no Retalho).

Essa lista inclui ainda marcas que vencem em mais do que uma categoria a Caudalie, que vence na categoria Cosméticos Antimanchas e Cuidados Antienvelhecimento, além da Renova (Papel Higiénico e Papel Multiusos) e da Robbialac (Lojas de Tintas) e (Tintas Ecológicas), estando também associada à Viero (Argamassas para Isolamento).

O Prémio Cinco Estrelas 2025 distingue ainda 28 personalidades, como Clara de Sousa (Jornalismo), Manuel Luís Goucha (Televisão), Vasco Palmeirim (Rádio), Helena Coelho (Influenciadores Digitais – Entretenimento e Lifestyle), Luisinha Oliveira (Influenciadores Digitais – Moda), Mel Jordão (Influenciadores Digitais – Beleza), Bárbara Barroso (Influenciadores Digitais – Negócios), Bárbara Morais (Influenciadores Digitais – Família), Filipa Gomes (Influenciadores Digitais – Culinária) e João Cajuda (Influenciadores Digitais – Viagens).

Lukas With Strangers (Tiktokers), Nuno Agonia e Wuant (Youtubers) também figuram entre os premiados, tal como Rui Miguel Nabeiro, diretor executivo da Delta Cafés, vencedor do Prémio Cinco Estrelas na categoria Líder Empresarial. Mafalda Castro e Rui Simões levam para casa a distinção na categoria Podcast, pelo podcast Bate Pé.

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Diogo Sereno reforça produtora Hand Creative Chain

A primeira experiência de Diogo Sereno (na foto) como assistente de produção de um filme publicitário é aos 18 anos. Mais tarde é técnico de iluminação dos concertos da Expo 98 e assistente de realização de filmes publicitários no Rio de Janeiro

Catarina Nunes

Diogo Sereno é a nova contratação da Hand Creative Chain, reforçando a direção de produção. “O Diogo é um reforço de peso, que será uma grande mais-valia para as produções da Hand e que nos permitirá responder a mais e a outro tipo de desafios, de maior dimensão, em termos de campanhas publicitárias, mas também da ficção”, avança ao M&P Gonçalo Morais Leitão, realizador e fundador da Hand Creative Chain.

Diogo Sereno, por seu lado, refere que “o pragmatismo e a exigência com que a Hand encara cada desafio, a possibilidade de trabalhar lado a lado com o Gonçalo e o facto de haver apenas um realizador – com o objetivo de virem a ser apenas dois -, não havendo lugar à frustração, foram as principais razões que me fizeram aceitar este desafio”.

A primeira experiência de Diogo Sereno como assistente de produção de um filme publicitário é aos 18 anos. Mais tarde é técnico de iluminação dos concertos da Expo 98, tendo sido ainda assistente de realização de filmes publicitários no Rio de Janeiro e produtor ‘freelancer’ em várias produtoras nacionais, até que decidiu aceitar o convite da Krypton Films, onde permanece nove anos como chefe de produção.

Em 2017 muda-se para a Bro Cinema para assumir a direção de produção.
Paralelamente investe na compra de um equipamento inovador em Portugal: um robô de ‘motion control’ portátil, que aluga para várias produções.

“Além das suas capacidades para pôr de pé grandes produções, o Diogo tem uma simpatia, saber estar e serenidade – ou o seu apelido não fosse Sereno – que deixam todos muito tranquilos. E isso é meio caminho andado para as coisas correrem bem”, Sofia Rivas, Hand Production Partner, sócia responsável pela área de produção.

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Supremo Tribunal quer manter a proibição do TikTok nos Estados Unidos

A maioria dos juízes reconheceu as preocupações de segurança nacional levantadas pelo congresso, que acredita que o TikTok permite ao Governo chinês espiar os norte-americanos e realizar operações secretas

O Supremo Tribunal está inclinado a manter a lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos por razões de segurança nacional, a menos que a ByteDance venda a plataforma antes de 19 de janeiro.

A 10 de janeiro, os nove juízes do Supremo Tribunal ouviram os advogados que representam o TikTok, que declararam que a proibição constituiria uma violação da proteção da liberdade de expressão dos mais de 170 milhões de utilizadores da plataforma nos Estados Unidos.

Durante cerca de duas horas de argumentação, a maioria dos juízes reconheceu as preocupações de segurança nacional levantadas pelo congresso, que acredita que a aplicação permitiria ao governo chinês espiar os norte-americanos e realizar operações secretas. No entanto, alguns dos juízes também manifestaram preocupações quanto às implicações da lei para os direitos de liberdade de expressão.

O Supremo Tribunal ainda não emitiu uma decisão final sobre a proibição, mas esta deverá ser anunciada em breve, já que a interdição entra em vigor a 19 de janeiro. Se mantiver a lei que exige esta venda ou proibir a aplicação por completo, o TikTok será efetivamente retirado das lojas de aplicações nos Estados Unidos.

“A menos que o Supremo Tribunal decida bloquear a lei, ficamos às escuras”, declara Noel Francisco, advogado do TikTok e da ByteDance, acrescentando que, se a proibição acontecer, “essencialmente, a plataforma vai abaixo”.

Se o TikTok for removido das lojas de aplicações, os novos utilizadores não poderão descarregar a aplicação. Para os utilizadores existentes que já têm a aplicação instalada nos telemóveis, esta não desaparecerá, mas como não poderão atualizá-la através das lojas de aplicações, é provável que acabe por se tornar defeituosa e por apresentar vulnerabilidades de segurança.

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Audiências semanais: consumo de televisão regista quebra acentuada

Na semana de 6 a 12 de janeiro, o futebol domina a tabela dos programas mais vistos. O ‘reality show’ ‘Secret Story-Desafio Final’ é a única exceção no top 5. As audiências registam a primeira quebra do ano

Esta semana, o consumo global de televisão regista uma quebra acentuada, face à semana anterior, caindo cerca de 32 minutos por dia, sendo agora de cinco horas e 39 minutos diários. Nas contas do ‘share’ semanal, RTP1, SIC e o cabo são os canais que reforçam o respetivo ‘share’.

Com a SIC a conquistar a liderança da semana, a TVI e a tipologia ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘timeshift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) descem. Desta forma, a RTP1 reforça o ‘share’ e atinge 11,1% de quota semanal, a SIC cresce de forma significativa e tem esta semana 16,6% de ‘share’, ultrapassando a TVI, que regista uma quebra e tem agora 15,9% de quota.

O cabo reforça a audiência e alcança 38,7% de quota de audiência, ao contrário do que se verifica com o ‘outros’, que desce até aos 16,6% de quota semanal.

 

No ranking dos canais de cabo, o pódio dos mais vistos não regista alterações, permanecendo ocupado pela CMTV, pela CNN Portugal e pelo Star Channel. Nas posições seguintes, estão a SIC Notícias, o Canal Hollywood, a Globo, a SIC Mulher, o Star Movies e o STAR Life. De regresso ao top 10 da semana está o V+, antigo TVI Reality, que encerra o ranking da semana.

Na semana em que se jogou a Final Four da Taça da Liga, a transmissão de ‘Taça da Liga Allianz Cup – Final Sporting CP x SL Benfica’, feita na SIC, ocupa a primeira posição da tabela da programação da semana, com as três posições que se seguem no ‘ranking’ a serem também ocupadas por conteúdos relacionados com esta competição: ‘Futebol – Allianz Cup: Final Four/Sporting CP x FC Porto’, ‘Taça da Liga Allianz Cup – Final Sporting CP x SL Benfica: O Campeão’ e ainda o ‘Taça da Liga Allianz Cup – Final Sporting CP x SL Benfica: A Cerimónia’, tudo programas da SIC.

A encerrar a tabela está ‘Secret Story-Desafio Final’, ‘reality show’ da TVI. O programa desportivo da CMTV ‘Golos: Segunda Parte/SL Benfica x SC Braga’ ocupa a primeira posição da tabela dos conteúdos mais vistos da cabo esta semana, seguido por ‘Golos: Primeira Parte/SL Benfica x SC Braga’.

Nas restantes posições da tabela, estão três programas informativos, ‘Grande Jornal – Noite’, ‘Jornal 7’ e ‘Investigação CM/Perigo na Ribeira’, todos exibidos pela CMTV.

 

Data Insights, Havas Media Network

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Joana Cardoso assume direção de marketing do Banco Credibom

“Estou determinada em encontrar formas inovadoras de fazer mais pelos nossos clientes e parceiros”, salienta Joana Cardoso (na foto), que antes do Credibom passa pela Revolut

Joana Cardoso é a nova diretora de marketing do Banco Credibom, liderando as áreas de produto, digital, comunicação e marketing da marca.

“O meu objetivo é implementar a nossa estratégia de ‘branding’ e apoiar os nossos clientes e parceiros na concretização dos seus planos, posicionando o Banco Credibom como um ator incontornável ideal para simplificar o que é realmente valorizado pelos nossos clientes e parceiros. Estou determinada em encontrar formas inovadoras de fazer mais pelos nossos clientes e parceiros, e, sobretudo, fortalecer a relação de proximidade e confiança que sempre guiaram a forma de estar do nosso banco”, refere Joana Cardoso, citada em comunicado de imprensa.

Licenciada em comunicação empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, a nova responsável especializa-se na gestão de produtos digitais, inovação e liderança, através de programas como o XbA e o Women Leadership Program da Nova SBE, tendo também tido formação em gestão de produto na Product School, em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

Ao longo da carreira, Joana Cardoso passa pelo Cetelem, onde lidera as áreas de comunicação, marketing e gestão de produto, antes de transitar para a Cofidis, onde é responsável pelo lançamento dos cartões e meios de pagamento. Antes de ingressar no Banco Credibom, passa pela Revolut, com o cargo de supervisão do lançamento do crédito pessoal do banco lituano em Portugal.

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Global reforça portefólio com três novos clientes

Contacto Atlântico, Sofitel Lisbon Liberdade e Future World Film Festival são as novas contas conquistadas pela Global, que será responsável pela estratégia de comunicação a seguir, para reforçar a notoriedade e consolidar a presença destas marcas no mercado nacional

A Global começa 2025 com uma expansão do portefólio de clientes, com a conquista das contas da Contacto Atlântico, atelier de arquitetura especializado na reabilitação de edifícios históricos, do hotel Sofitel Lisbon Liberdade e do Future World Film Festival, novo festival internacional de cinema que terá lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Estas entidades confiam à agência  de comunicação, relações públicas e estratégia digital a responsabilidade de conceber e implementar as respetivas estratégias de comunicação, com o objetivo de reforçar a notoriedade e consolidar a presença das marcas no mercado nacional.

“Estamos muito entusiasmados com este início de 2025 e com a oportunidade de aplicar o nosso vasto conhecimento em comunicação estratégica, em três projetos tão distintos e representativos de setores importantes da economia. A diversidade e a inovação destas entidades refletem a nossa capacidade de criar estratégias de comunicação personalizadas e de impacto”, refere Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global, acrescentando que “o nosso objetivo é fortalecer a presença de cada uma destas marcas em Portugal”.

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Control tem o amor na ponta da língua em campanha da WYcreative

O passatempo da Control para o Dia dos Namorados quer desafiar os portugueses a descobrir a sua linguagem no amor e a ganhar uma viagem ao México, através de desafios semanais relacionados com cada uma das ‘love languages’

A nova campanha digital da Control, criada pela WYcreative para o Dia dos Namorados, desafia os participantes a explorar as cinco ‘love languages’ e a ganhar uma viagem ao México para duas pessoas com tudo incluído. O passatempo ‘Amor na ponta da língua’ decorre numa ‘landing page’ durante seis semanas, com um desafio semanal relacionado com cada uma das ‘love languages’, durante as primeiras cinco semanas: palavras de afirmação, qualidade de tempo, receber presentes, atos de serviço e toque físico.

“As ‘love languages’ são sobre demonstrar o amor de diferentes formas e nada é mais prazeroso do que quando um casal consegue comunicar e compreender a forma como o outro ama”, argumenta Sérgio Lobo, diretor criativo executivo da WYcreative.

Para participar, é necessário adquirir um produto Control, fazer o ‘upload’ do talão de compra e completar o desafio relacionado com a ‘love language’ apresentada. Em cada semana será atribuído um prémio relacionado com a ‘love language’ em destaque. Na última semana do passatempo, os participantes são desafiados a demonstrar que já conhecem as cinco ‘love languages’, tendo a possibilidade de ganhar o prémio final: uma viagem ao México. O passatempo na ‘landing page’ dura até 23 de fevereiro.

“Celebrar o Dia dos Namorados é sempre um marco especial para a Control — é a nossa forma de reforçar a importância da conexão entre as pessoas. Sabemos que, por vezes, podem surgir falhas de comunicação nos relacionamentos, mas com a campanha ‘Amor na ponta da língua’ queremos fazer parte da solução e ajudar os casais a expressarem as suas emoções e a construírem relações mais saudáveis e divertidas”, refere Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control Iberia.

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