Ricardo Costa: “A liderança não é uma obsessão para a SIC”
Daniel Oliveira, Ricardo Costa e Bernardo Ferrão (na foto) revelam ao M&P as apostas da estação para 2025. Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas
Daniel Monteiro Rahman
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“A liderança não é uma obsessão para a SIC, nem tem de ser”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa, a propósito da apresentação da nova grelha de programação da SIC, a 7 de janeiro no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos.
Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é administrador da Impresa com o pelouro editorial, considera que “a curto e a médio prazo, o mais importante para a SIC é ter uma operação distintiva junto dos espetadores, sustentável e com os melhores resultados editoriais e comerciais”, escusando-se a avançar o investimento na nova grelha.
O diretor de conteúdos da Impresa avança que “estamos a trabalhar para reconquistar a liderança, mas não é algo que nos faça desviar daqueles que são os nossos princípios e modelos de trabalho. No fundo, o nosso trabalho em 2025 é uma continuação do que fizemos em 2024, o mais afinado possível, de forma a melhorar os nossos resultados”.
Quanto ao entretenimento e à ficção, Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa e diretor de programas da SIC, revela que “apesar de a SIC não depender de um só programa na grelha, a grande novidade é a novela ‘A Herança’, em que Patrícia Tavares terá um dos papéis principais. A novela estreia nas próximas semanas e será um produto âncora da estação”.
No entretenimento, segundo o diretor de programas da SIC, o caminho a seguir em 2025 passa por “diversificar a oferta de conteúdos e olhar para o passado com o objetivo de entender o que pode ser melhorado nos diferentes horários”, destacando Cláudia Vieira enquanto protagonista de outra novela em pré-produção, bem como a aposta na versão portuguesa do concurso norte-americano ‘Family Feud’, com César Mourão como apresentador.
A proximidade com os anunciantes é um ponto importante para a estação, que já tem estabelecidas parcerias com marcas, para a programação deste ano, como uma ação comercial com o ‘Casa Feliz’, que terá um novo espaço de gravação, estabelecida com a agência imobiliária ERA. Trata-se de uma narrativa na qual a antiga ‘casa’ onde o programa é gravado estará à venda com a ajuda da ERA.
A integração de publicidade em ficção é outra das apostas. Daniel Oliveira refere que ‘A Herança’ tem prevista uma parceria de marca, que será revelada mais próximo da data de lançamento, juntamente com outros acordos de ‘product placement’ e ‘branding’.
Informação assente em programas de sucesso
Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC desde 6 de janeiro, declara ao M&P que “a aposta é continuar a fazer a mesma informação com a qualidade e o rigor que a SIC tem apresentado, assente em programas de sucesso como ‘Investigação SIC’, ‘Grande Reportagem’ e ‘Polígrafo SIC’, entre outros”.
Contudo, “temos várias novidades em marcha”, revela Bernardo Ferrão, avançando a ‘Grande Operação SIC Final Taça da Liga’, um esforço conjunto da SIC e SIC Notícias que consiste na cobertura da final da Taça da Liga, disputada a 11 de janeiro, em Leiria. No âmbito da operação, o ‘Primeiro Jornal’ e o ‘Jornal da Noite’ serão emitidos a partir do Estádio Municipal de Leiria, com apresentação do jornalista João Moleira, que é também o novo apresentador do ‘Polígrafo SIC’, anteriormente apresentado por Bernardo Ferrão.
Questionado sobre a sustentabilidade a longo prazo das audiências da informação da SIC, Bernardo Ferrão argumenta que “a informação da SIC já é muito sustentada através de produtos ‘premium’ e de grande prestígio. A inovação através de programas pontuais, como o que fizemos sobre os unicórnios portugueses, e outras séries e produtos que ainda estão para ser revelados – com temas relativos ao país e à atualidade -, são também uma aposta que vamos continuar a fazer, devido aos bons resultados e à resposta positiva dos espetadores”.