O legado de David Lynch na publicidade (com vídeos)
O anúncio ao perfume Background de Jil Sander (na foto) é um dos ‘spots’ com narrativas excêntricas, que David Lynch grava entre 1988 e 2014. O M&P faz uma compilação dos 23 anúncios mais icónicos, do realizador falecido a 15 de janeiro, em ligação com as suas referências cinematográficas
Luis Batista Gonçalves
Amazon promove audiolivros com campanha da Fold7 (com vídeo)
Morreu Oliviero Toscani, fotógrafo das campanhas provocadoras da Benetton
George Clooney protagoniza anúncio da Nespresso, com Eva Longoria, Camille Cottin e Kim Go Eun (com vídeo)
Volvo recorre a ‘storytelling’ emocional em campanha da Stendahls (com vídeo)
César Mourão promove descontos da Staples pelo quinto ano consecutivo (com vídeo)
Doutor Finanças recorre à ironia em campanha da The Hotel (com vídeo)
Adclick Group integra Auto Regulação Publicitária
Tolerância à publicidade no ‘streaming’ está a aumentar
Campanha da Betclic diz que “2025 vai ser um anão” (com vídeo)
ACP, JC Decaux, MOP e CML acordam redução de painéis digitais de grande formato
Apesar de terem sido filmes como ‘Mulholland Drive’ e “Veludo Azul’ e séries como ‘Twin Peaks’ a darem-lhe fama, David Lynch, que morre a 15 de janeiro aos 78 anos, também foi realizador de publicidade, criando anúncios que, ainda hoje, se distinguem pelas sensibilidades atmosféricas, bizarras e excêntricas que evidenciam.
“O conceito do absurdo é algo que desde sempre me atraiu”, admitia publicamente David Lynch numa conferência de imprensa. Entre 1988 e 2014, o realizador e argumentista norte-americano desafia as convenções estéticas dessas épocas, contribuindo para a evolução da estética das narrativas das campanhas publicitárias.
O primeiro filme publicitário que realiza é para promover o Obsession, um dos perfumes mais icónicos da Calvin Klein, em 1998. Os escritores F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e D. H. Lawrence foram as inspirações do realizador para os ‘spots’ a preto e branco, que exploram a sensualidade e a melancolia dos beijos.
Em 1990, ‘That Girl’ é o nome do filme publicitário que a Alka-Seltzer contrata a David Lynch, uma narrativa visual que converte um fármaco num produto de ‘lifestyle’.
‘Twin Peaks’ serve de inspiração a ‘Georgia Coffee’. O anúncio à marca da bebida, que conta com a participação de alguns dos atores da série, marca a primeira incursão de David Lynch no setor da alimentação, em 1991.
Também em 1991, o realizador é escolhido para criar o ‘teaser’ para a campanha promocional do DVD que reúne os vídeos promocionais dos singles do ‘Dangerous’, álbum de Michael Jackson.
Em 1992, David Lynch regressa ao universo das fragrâncias com ‘Who is Gio?’, anúncio que promove o perfume Gio de Giorgio Armani. O filme publicitário, com dois minutos e meio, é gravado num cenário que o realizador viria a utilizar na longa-metragem ‘Inland Empire’, em 2006.
No mesmo ano, David Lynch é desafiado pela Yves Saint Laurent a realizar o anúncio do perfume Opium, apostando mais uma vez no mistério e na sensualidade.
Em 1993, é o perfume Trésor da Lancôme a ser imortalizado num filme publicitário protagonizado pela atriz e modelo de ascendência italiana Isabela Rossellini, o rosto da fragrância. Marcado por grandes planos do rosto da artista, o anúncio volta a explorar a sensualidade feminina.
Ainda em 1993, David Lynch realiza o filme publicitário da Barilla, marca de massas italianas.
Também em 1993, o ano em que mais trabalhou em publicidade, o realizador assina também ‘The Wall’, filme publicitário da Adidas.
Ainda em 1993, estreia ‘The Instinct of Life’, filme publicitário que promove o perfume Background de Jil Sander.
A atriz norte-americana Daryl Hannah é a protagonista da campanha do Sun Moon Stars, perfume de Karl Lagerfeld, em 1994.
Em 1997, ‘‘Mountain Man’ é o nome do ‘spot’ publicitário que cria para a marca de automóveis Honda.
Também em 1997, estreia ‘Clear Blue Easy’, anúncio publicitário que David Lynch realiza para a Clear Blue.
Ainda em 1997, vai para o ar ‘Aunt Droid’, que promove de forma ‘sui generis’ a ficção do Sci-Fi Channel.
Em 1998, o realizador estreia-se na publicidade a uma marca de cigarros, a Parisienne Cigarettes, com ‘Parisienne People’, outro anúncio surrealista.
O universo feérico e surrealista de David Lynch volta a manifestar-se em ‘Welcome to the Third Place’, campanha que publicita a PlayStation 2, em 2000.
Em 2002, o realizador de ‘Veludo Azul’ colabora com a Nissan, no filme publicitário que anuncia o Nissan Micra.
O perfume Gucci, uma das fragrâncias da Gucci, marca outra das incursões de David Lynch pelo universo dos perfumantes, em 2008.
‘Lady Blue Shanghai’ é o nome da campanha que David Lynch realiza para a Dior, em 2010. O ‘spot’ é protagonizado pela atriz francesa Marion Cotillard.
Em 2011, David Lynch colabora com a Shiseido. Protagonizado pela violinista Akiko Suwanai, o ‘spot’ explora o universo de sombras de uma dança, desvendando no final a nova gama da marca de cosmética japonesa, a Revital Granas.
A estética futurista que David Lynch tanto apreciava volta a destacar-se em 2014, em ‘Louboutin Rouge’, que promove o calçado de Christian Louboutin.