Portal Energético quer reduzir consumo de energia com campanha da Nossa (com vídeos)
Aumentar o conhecimento sobre o consumo eficiente de energia e contribuir para erradicar a pobreza energética, que afeta cerca de dois milhões de pessoas em Portugal, é o propósito da campanha (na foto), com as vozes dos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado

Meios & Publicidade
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
A Entrajuda, associação que apoia instituições de solidariedade social, está a promover o portal Energético com uma campanha (na foto) concebida pela agência criativa Nossa, com o objetivo de contribuir para a redução de 35% do consumo de energia primária até 2030.
A plataforma que promove a eficiência energética está a ser divulgada através de quatro filmes anúncios, que explicam a importância de apagar as luzes quando não estão a ser utilizadas, retirar os carregadores das tomadas e desligar aparelhos em ‘stand by’.
Desenvolvida com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), da Agência para a Energia (ADENE), da EDP, da Floene, da Fundação Galp e da REN, parceiros do projeto, a campanha propõe um pacto para combater a pobreza energética, que afeta cerca de dois milhões de pessoas em Portugal.
Os atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado dão voz ao apelo, numa altura em que a Entrajuda estima que entre 1,1 e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 680 mil em pobreza energética extrema, tendo em conta os números avançados na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050, aprovada pelo Conselho de Ministros, a 8 de janeiro de 2024.
“As situações de pobreza energética agravam as condições de vida das pessoas que, em situação de vulnerabilidade económica e social, ficam ainda mais fragilizadas devido ao aumento do endividamento por dificuldade de pagamento das faturas de energia. Ao mesmo tempo, o futuro do nosso planeta exige ações concretas e ousadas e depende da participação ativa de todos”, argumenta Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, citada em comunicado de imprensa.
Para auxiliar os consumidores a fazerem escolhas mais informadas sobre preços de energia e potência contratada, o portal Energético disponibiliza simuladores de consumo e oferece orientações sobre as boas práticas, para reduzir gastos energéticos com eletrodomésticos, em iluminação e por via do isolamento adequado de portas e janelas. O portal disponibiliza ainda condições de acesso à Tarifa Social.
Segundo a Entrajuda, os portugueses desperdiçam em média, anualmente, cerca de €120 em consumos de energia que podem ser evitáveis. Para além da divulgação do portal, estão a ser desenvolvidas campanhas de comunicação e de sensibilização, que serão complementadas com eventos e ativações, a realizar em colaboração com os parceiros do projeto.