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Se os fãs não são convincentes, o melhor é falar com os ‘haters’

‘Mayo Haters’ (na foto), da Gut para a NotCo, é a campanha que João Chicau gostaria de ter feito. O trabalho para as redes sociais da Vodafone é o que o mais gostou de fazer, revela o redator da Uzina, na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto?

Daniel Monteiro Rahman
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Se os fãs não são convincentes, o melhor é falar com os ‘haters’

‘Mayo Haters’ (na foto), da Gut para a NotCo, é a campanha que João Chicau gostaria de ter feito. O trabalho para as redes sociais da Vodafone é o que o mais gostou de fazer, revela o redator da Uzina, na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto?

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Qual é a campanha que gostaria de ter feito?

A ‘Mayo Haters’, que quase me tornou vegano. Mentira, adoro tanto um bom bitoque como esta campanha da NotCo, mas deu-me gozo ver uma marca a usar argumentos como “isto é nojento” a seu favor.

João Chicau, redator da Uzina

Quais são as razões da escolha?

Há várias, a começar pelo tom cómico e divertido, mas principalmente por ser, mais do que um anúncio, uma peça de ‘content’. Não vemos este filme como um ‘spot’ de televisão, mas como um dos vídeos dos FineBrothers, na ‘golden age’ do YouTube. Quando o vi, senti-me o Chicau de 16 anos a ver um ‘Kids React’, pela primeira vez.

O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha?

Bato palmas a quem decidiu ir buscar um dos formatos mais empoeirados da internet, os ‘reaction videos’, e o virou do avesso para mostrar que a maionese ‘vegan’ pode saber exatamente igual a maionese de verdade. Isto, misturado com as expressões faciais destes ‘haters’ de maionese à beira do vómito, foi a receita perfeita para me convencer de que, o que quer que esteja naquele frasco, sabe exatamente igual à maionese real que tenho no frigorífico.

Esta campanha inspirou-o a nível criativo? Em quê e de que formas?

Acima de tudo mostrou-me que é possível reciclar uma fórmula gasta, se lhe soubermos dar a volta, mas também que se os nossos fãs não são convincentes o suficiente para nos venderem, o melhor é falarmos com os nossos ‘haters’.

Qual é a campanha que fez que mais o concretizou profissionalmente?

Ainda sou muito júnior naquilo que faço. Talvez por isso, o projeto de que mais me orgulho nem é uma campanha, mas o trabalho que fiz para as redes sociais da Vodafone, ao longo dos últimos três anos e meio. Poder chegar ao trabalho todos os dias com um “vi isto no TikTok” e ‘memes’ novos para usar como inspiração, certamente deu um quentinho ao meu lado geração Z, ‘chronically online’.

Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?

Trabalhar em redes sociais é estar num constante malabarismo de ideias e ter de escolher as que se encaixam com o nosso cliente, na altura certa. No meu caso, a maior parte delas vinham de referências que encontrava nas minhas horas de ‘scroll’ no Instagram, TikTok ou no falecido Twitter. Outras, de ‘insights’ de consumidor como “tenho 15 mil fotos do meu gato na galeria” ou “‘Game of Thrones’ era a melhor série de sempre até a destruírem na última temporada”.

O que é que faz quando não tem ideias?

Adorava poder colar aqui uma fórmula matemática ou um ‘prompt’ do ChatGPT, mas a parte chata das ideias é que raramente vêm duas do mesmo sítio. Por isso, normalmente começo por pesquisar ‘cases’ de outras campanhas. Não há nada como aprender com o que já foi feito. Depois, um ‘scroll’ no TikTok, que é uma mina de ouro de ‘insights’, que passa ao lado de muita gente. Por último, e a meu ver o mais eficaz de todos: conversar. Seja com quem está mesmo ao meu lado ou a uma chamada de distância, é quase sempre uma conversa que me desbloqueia uma ideia.

Ficha técnica
–––

Campanha: Mayo Haters
Cliente: NotCo
Agência: Gut
Cofundador e presidente criativo: Anselmo Ramos
CoCCO: Ricardo Casal e Juan Javier Peña Plaza
CSO global: Fernando Ribeiro
Diretores criativos executivos: Dean Paradise e Bruno Mazzotti
Diretores criativos associados: Daniel Jaramillo e Sofia Rosell
Gestora de desenvolvimento criativo: Hannah Snitcovski
Diretora de produção: Renata Neumann
Produtora sénior: Stephanie Schmalbach
Produtora: Division 7
Realizador: Kris Belman
Assistente de realização: Pei Chiu
Diretor de fotografia: Bob Chappell
Editor: Lorenzo Bombicci
Áudio: Animal Music
País: Estados Unidos
Ano: 2024

Ficha técnica
–––

Projeto: Redes sociais da Vodafone
Agência: VML Portugal
Cliente: Vodafone
Redator: João Chicau
Diretora de arte: Beatriz Granado
Fotógrafo: André Ferreira
Gestora de redes sociais: Sofia Isabel
Executivos de contas: Mafalda Coelho e Manuel Rito
País: Portugal
Anos: 2020-2024

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Calzedonia ganha no Natal, mas falha na memorização direta da marca

O anúncio ‘Natal a Meias’ da Calzedonia (na foto) é o mais envolvente entre as três campanhas de Natal analisadas no estudo de neuromarketing da WYperformance, realizado em exclusivo para o M&P, que inclui também a Worten e o Aldi

Catarina Nunes

O ‘Natal a Meias’ da Calzedonia é o anúncio de Natal com a melhor classificação geral nos quatro parâmetros analisados no estudo de neuromarketing da WYperformance, apesar de em termos de memorização se apresentar em pé de igualdade com o anúncio da Worten. A campanha publicitária do Aldi, outra das testadas, é a menos impactante das três.

“Em termos emocionais, a hierarquia de impacto é clara: o anúncio da Calzedonia é o mais envolvente, seguido pelo da Worten e pelo do Aldi. A diferença entre a Worten e o Aldi é pouco significativa, reforçando que ambos os anúncios conseguem cativar os participantes e transmitir as mensagens com eficácia”, avalia Benedita Santos, especialista em neuromarketing e comportamento do consumidor da WYperformance, em declarações ao M&P.

A análise de neuromarketing, desenvolvida em exclusivo para o M&P, inclui testes efetuados a 11 de dezembro de 2024 junto de 14 pessoas, combinando métodos neurocientíficos, qualitativos e quantitativos, com o objetivo de registar a reação subconsciente às três campanhas de Natal.

A avaliação é feita através de dispositivos que medem a resposta galvânica da pele e a frequência cardíaca (GSR), fazendo também o rastreamento ocular, enquanto os participantes visualizam os anúncios, para detetar em que elementos da imagem o olhar se fixa mais.

Sobre o critério de seleção dos anúncios, feita a partir de uma listagem de 23 campanhas, Benedita Santos avança que a escolha acabou por recair sobre “aqueles que não passam tanto em televisão e que são mais relacionados com o Natal, para surpreender os participantes. Por exemplo, os anúncios do Continente poderiam ser interessantes para testar, mas, como passaram constantemente na televisão, muitos participantes já os tinham visto, o que poderia enviesar os resultados”.

A importância da narrativa clara e envolvente

Benedita Santos considera que este estudo evidencia a importância de uma narrativa clara e envolvente, do uso de elementos emocionais como a música, o humor e as personagens, bem como da coerência com os valores da marca.

“A Calzedonia, apesar de captar a atenção emocional, falha parcialmente na memorização direta da marca. A Worten, com uma abordagem humorística e familiar, obtém uma receção positiva e consistente, enquanto o Aldi surpreende pela inovação e pelo impacto visual da combinação entre humanos e mascotes. Estes resultados sublinham a necessidade de equilibrar emoção, clareza e identidade de marca, para maximizar o sucesso publicitário”, argumenta a especialista.

Apesar do melhor desempenho geral do ‘Natal a Meias’ da Calzedonia (cinco estrelas na memorização e no envolvimento emocional e quatro estrelas e meia na atenção e no nível de interesse), a memorização é focada no conceito do anúncio e não na marca.

“Apenas três participantes identificam corretamente a marca, enquanto os restantes referem-se ao anúncio como ‘o das meias’ ou ‘o dos bombeiros voluntários’, evidenciando uma forte retenção do conteúdo visual e narrativo, mas uma menor associação com a marca”, salienta Benedita Santos.

O anúncio publicitário em causa mostra uma mulher bombeira a desfardar-se, ao fim de um dia de trabalho, descalçando as botas e mostrando umas meias encarnadas. A ação segue para a casa da bombeira, onde ela decora a árvore de Natal e calça umas meias à filha, quando chegam os familiares.

Durante o jantar, a ação centra-se no que se passa debaixo da mesa: os pés dos convidados, calçados com diferentes tipos de meias. No final, a voz ‘off’ do anúncio explica que ‘Natal a Meias’ ajuda os bombeiros portugueses.

‘Natal a meias’ limita associação à Calzedonia

Benedita Santos salienta que, no início, “os participantes demonstram dificuldade em compreender a ênfase nas pernas dos personagens, algo que só se torna claro à medida que o anúncio avança”. Ao longo da análise neurocientífica, isto traduz-se num “aumento gradual da frequência cardíaca e da resposta galvânica da pele, sinais típicos de envolvimento emocional crescente”.

“Registam-se dilatações das pupilas em dois momentos específicos: na cena em que os familiares se abraçam após a profissional ser chamada ao trabalho e na cena em que o cão da família surge, o que evidencia uma resposta emocional positiva”, relata ainda a especialista em neuromarketing da WYperformance.

“O pico de envolvimento ocorre precisamente no momento em que a notificação é recebida, embora se tenha verificado uma descida constante no envolvimento emocional após essa cena”, destaca Benedita Santos. Apresentado no final do anúncio, o slogan ‘Natal a Meias’, por seu lado, capta a atenção dos participantes, consolidando o conceito do anúncio.

“Apesar de a associação à marca ser limitada, o foco visual nas meias e nas pernas revela-se eficaz para transmitir a narrativa central”, remata. As reações aos vários momentos e às imagens apresentadas são mais evidentes, através do mapeamento por cores sobrepostas nos ‘frames’ dos ‘spots’, que correspondem às emoções e ao foco da atenção, em relação aos conteúdos visionados.

O mapeamento gerado pelo ‘software’ de neuromarketing representa os locais do anúncio que são mais observados, em que as cores mais fortes, como o encarnado, o amarelo e o laranja, indicam onde o olhar se fixa mais. As cores mais claras, como os tons de azul, apontam as áreas observadas de forma mais rápida.

Os ‘screenshots’ publicados nestas páginas representam o resultado de apenas um participante. “No caso do anúncio da Worten, o vermelho sobreposto no rosto da Inês Aires Pereira indica que esse é efetivamente o ponto mais visto, mas como a apresentação dos anúncios é rápida, a mancha de vermelho não é muito ampla, o que pode dar uma impressão diferente e influenciar os resultados”, explica Benedita Santos.

Worten gera emoção com figuras públicas

O anúncio da Worten destaca-se pela energia e pelo envolvimento emocional, com um pico de emoção no momento em que aparecem os protagonistas, a atriz e apresentadora Inês Aires Pereira e o humorista Ricardo Araújo Pereira, evidenciando uma correlação entre a identificação das personagens e a resposta positiva ao humor presente no anúncio.

O filme publicitário ‘Nesta Noite Deu-te Uma Branca’, da Worten, obtém uma receção positiva e consistente, com uma abordagem humorística e familiar

A responsável da WYperformance revela que “tanto a frequência cardíaca como a resposta galvânica da pele aumentam significativamente nesses momentos, acompanhados pelo efeito da música, que reforça a intensidade emocional”. O anúncio da Worten assenta numa recriação de “Nesta noite branca”, canção dos Anjos que conta com a participação de Susana, com a letra adaptada aos portugueses que deixam as compras de Natal para a última hora.

“O logótipo da Worten, exibido no final com o movimento dinâmico do W, capta a atenção dos participantes, funcionando como um elemento de reforço da marca e garantindo uma memorização eficaz”, destaca Benedita Santos, referindo-se ao ‘spot’ que faz o apelo: “Não deixes tudo para a última, deixa tudo para a Worten”.

Relativamente à memorização, os anúncios da Calzedonia e da Worten destacam-se como os mais lembrados, tendo sido mencionados por um número idêntico de participantes. O anúncio do Aldi ‘Um Natal em Equipa é um Natal Melhor’, por seu lado, encontra-se em último lugar, “embora com uma diferença mínima – apenas um participante a menos”, sublinha a responsável.

Aldi é menos impactante a nível emocional

Também a nível emocional, o ‘spot’ do Aldi é o menos impactante dos três anúncios testados, mas “a diferença para a Worten é mínima, consolidando o Aldi como um caso de comunicação bem-sucedida e memorável”, revela Benedita Santos.

No entanto, o ‘spot’ ‘Um Natal em Equipa é um Natal Melhor’ “surpreende positivamente os participantes, que destacam o seu caráter inovador e ‘fora da caixa’, em comparação com a imagem prévia que tinham da marca”, salienta a responsável da WYperformance.

O anúncio desta rede de lojas de retalho começa com uma mãe a tratar dos preparativos para o Natal, enquanto o marido e os filhos dormem no sofá da sala. As mascotes do Aldi (Al e Di) aparecem a tocar piano e a entoar uma canção, que lembra que o Natal não se faz sozinho, ao mesmo tempo que acorda os familiares que estão a dormir, recomendando-lhes que trabalhem em equipa.

“O humor e a combinação das mascotes com os elementos humanos são particularmente apreciados, especialmente nos momentos finais, em que a família se reúne à mesa com as mascotes presentes”, relata Benedita Santos.

O logótipo do Aldi, posicionado no canto superior direito ao longo do vídeo, é registado desde uma fase inicial, “garantindo múltiplas exposições ao estímulo visual da marca ao longo do anúncio, como, por exemplo, o próprio supermercado e o nome das mascotes, entre outros”.

O Aldi surpreende pela inovação e pelo impacto visual da combinação entre humanos e mascotes, com o anúncio ‘Um Natal em Equipa é um Natal Melhor’

As reações aos anúncios são recolhidas não só através da monitorização das reações fisiológicas involuntárias (resposta galvânica da pele e frequência cardíaca), que são complementadas com um dispositivo que cada participante roda para a esquerda ou para a direita, indicando se aquilo que está a ver a cada momento é positivo ou negativo.

O objetivo é perceber se a reação fisiológica é por boas ou más razões, o que se confirma no final do teste, através de um questionário e de uma conversa com os participantes em grupo, e de uma reunião de ‘feedback’ individual.

Benedita Santos considera que “os resultados revelam importantes informações sobre a memorização, envolvimento emocional e clareza das mensagens, bem como sobre a eficácia dos elementos narrativos e sensoriais utilizados”.

Os elementos que os participantes consideram mais relevantes nos ‘spots’ natalícios selecionados para a análise exclusiva da WYperformance para o M&P são a música, o humor e a presença de celebridades, “com vários a destacarem também a importância da mensagem transmitida, especialmente por se tratar de anúncios veiculados numa altura emocional como o Natal”, remata a especialista.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Wellow Group passa a Wellow Network com desenvolvimento estratégico da Ivity

“Redesenhar a identidade da empresa foi muito mais do que criar uma nova identidade visual. Foi revisitar a essência de um ecossistema que sempre se destacou pela empatia, confiança e respeito”, salienta Diana Carvalhido, sócia e diretora criativa da Ivity Brand Corp

O Wellow Group, que gere negócios em várias áreas, é agora Wellow Network. O ‘rebranding’ do grupo empresarial que detém a Talenter, a Header, a Knower, a Futurcabo, a Exato Seguros, a Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal e a Intemporal, é pensado e desenvolvido pela Ivity Brand Corp, agência criativa que concebeu o logótipo da nova marca.

“Redesenhar a identidade da Wellow, ao celebrar 25 anos, foi muito mais do que criar uma nova identidade visual. Foi revisitar a essência de um ecossistema que sempre se destacou pela empatia, confiança e respeito. Desde o início, a Wellow cresceu valorizando o capital humano, criando vínculos emocionais e abrindo-se a novas ideias, marcas e desafios”, explica Diana Carvalhido, sócia e diretora criativa da Ivity Brand Corp, citada em comunicado de imprensa.

A mudança, justificada pela necessidade de reinvenção do perfil da marca após a integração da Wellow Capital e Wellow Internacional, ocorre numa altura em que o grupo empresarial anuncia uma faturação de cerca de €125 milhões, em 2024, numa operação que a nível nacional conta com cerca de 900 clientes e uma rede de 5.500 colaboradores ativos.

“O crescimento que temos assistido é ímpar face às nossas próprias expetativas. A morfologia atual do mercado nacional e internacional permitiu-nos abrir horizontes face às necessidades de negócio e, por isso, esta nova marca nasce da nossa perspetiva de crescimento da própria identidade da empresa”, sublinha César Santos, fundador e presidente da Wellow Network, citado no documento.

A estratégia de modernização e reposicionamento do grupo pretende demonstrar que o universo empresarial da Wellow Network permite que cada marca tenha o seu habitat, ainda que todas façam parte do mesmo ecossistema empresarial.

“A nova marca resulta de um rigoroso processo de auditoria, desenvolvimento conceptual e criativo e que resultou em mais do que uma nova identidade visual, resultou num compromisso com a evolução, inovação e com todos aqueles que fazem parte desta rede”, esclarece Tatiana Vale, diretora de marketing da Wellow Network, citada no comunicado.

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Comunicação

Ipsis conquista comunicação da Crioestaminal

“Vamos contribuir para a afirmação do reconhecimento nacional da Crioestaminal como empresa líder no setor da criopreservação e dar continuidade ao percurso de comunicação que tem vindo a fazer”, declara Helena Costa, diretora de operações da Ipsis

A Ipsis acaba de conquistar a conta de comunicação da Crioestaminal para 2025. A agência de comunicação será responsável pela assessoria de imprensa e estratégia de comunicação da empresa nacional de criopreservação de células estaminais. 

“Vamos contribuir para a afirmação do reconhecimento nacional da Crioestaminal como empresa líder no setor da criopreservação e dar continuidade ao percurso de comunicação que tem vindo a fazer”, declara Helena Costa, diretora de operações da Ipsis, em comunicado de imprensa.

“O nosso objetivo é crescer através da divulgação do trabalho que desenvolvemos diariamente. Estamos certos de que esta colaboração nos permitirá dar a conhecer aquilo que nos distingue, tanto ao nível da ciência como da proximidade com as famílias que nos confiam as suas células estaminais”, enfatiza Ana Canha, diretora de marketing e comunicação da Crioestaminal.

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Marketing

Mafalda Sttau Monteiro assume direção de marketing da Nespresso

Depois de cinco anos na sede da marca de café em cápsulas, na Suíça, a Mafalda Sttau Monteiro (na foto) regressa para fortalecer a relação da Nespresso com os portugueses. “Poder fazer parte de uma marca tão criativa e que me permite pensar fora da caixa é verdadeiramente gratificante”, diz

Mafalda Sttau Monteiro está de regresso a Portugal para assumir a direção de marketing da Nespresso, após a saída de Andreia Vaz para a Worten. Depois de cinco anos na sede da marca de café em cápsulas, na Suíça, a ‘marketer’ é escolhida para fortalecer a relação da Nespresso com os consumidores nacionais.

“Trabalhar com uma marca tão focada nas pessoas, tanto nos consumidores como nos colaboradores, e em proporcionar momentos tão inspiradores e de magia, tem sido fantástico. Poder fazer parte de uma marca tão criativa e que me permite pensar fora da caixa é verdadeiramente gratificante e poder continuar a trabalhar para o sucesso da Nespresso, agora em Portugal, é a cereja no topo do bolo”, salienta Mafalda Sttau Monteiro, citada em comunicado de imprensa.

Na Nespresso, onde entra em 2019 como gestora global de campanhas da marca, Mafalda Sttau Monteiro é promovida a diretora global de campanhas da empresa, em 2022. Além de liderar o processo de criação de plataformas de marca globais, colabora em campanhas publicitárias como ‘Até Onde Iria Por Um Nespresso?’, ‘A Aposta’ e ‘Detetive George’, o novo ‘spot’ internacional, protagonizado por George Clooney, Eva Longoria, Camille Cottin e Kim Go Eun.

“Ao longo da sua jornada na empresa, desenvolveu campanhas de marketing e comunicação que geraram ótimos resultados e que foram reconhecidas mundialmente. A sua determinação e ambição leva-a cultivar relacionamentos sólidos que criaram uma cultura de trabalho positiva, de partilha e de confiança. Acreditamos que irá, juntamente com a sua nova equipa de marketing, liderar projetos surpreendentes”, elogia Jaime de la Rica, BEO (‘business executive officer’) da Nespresso Portugal, citado em comunicado de imprensa.

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Portugueses estão a ir mais vezes às compras e a gastar mais

A maioria valoriza a oferta em detrimento do preço. Os ‘constrained shoppers’ são o maior grupo de consumidores nacionais, dominado por homens entre os 55 e os 65 anos, com pouco interesse nas redes sociais e baixa fidelidade a lojas e marcas

Os consumidores portugueses estão a comprar mais, online e nas lojas físicas, embora 97% prefiram as superfícies comerciais, que continuam a ser o principal canal de compras, avança o estudo ‘Hábitos de compra do ‘shopper’ português’, desenvolvido pela in-Store Media, em parceria com a Nielsen.

Segundo as 800 respostas ao inquérito que sustenta a análise, a maioria valoriza a oferta em detrimento do preço, uma opção que beneficia os hipermercados em 1,6% e os supermercados em 1,1%. “Já nos ‘hard discounts’, a queda é de 0,8% na penetração e de 0,5% no valor, o que revela que o consumidor está disposto a comprar mais por oferta e menos por preço”, refere o estudo, a que o M&P teve acesso.

As principais razões prendem-se com a relação qualidade-preço e com a proximidade. “Nas lojas físicas, a qualidade continua a ser o principal ‘driver’ de decisão, mas com maior atenção ao preço (22%), seguido da proximidade de casa ou local de trabalho, fator mencionado por 15% dos inquiridos”, salienta o estudo.

Além de estarem a gastar mais, os portugueses também estão a ir mais vezes às compras. “A frequência aumenta em ambos os canais, online e offline, com o ‘ticket’ médio de compra a permanecer estável. No online, a frequência de compra é de aproximadamente uma vez por mês, enquanto offline é mais de três vezes por semana. O valor médio por compra online, que ronda os €51, é duas vezes superior ao valor offline, na ordem dos €24”, avança a análise.

“Este movimento reflete a evolução do consumidor português para um perfil mais exigente e sofisticado, com a fidelização às marcas cada vez mais centrada na perceção de qualidade, variedade de produtos e menos na preocupação exclusiva com o preço”, sublinha Jordi Cassany, diretor-geral da in-Store Media Portugal, citado no comunicado de imprensa que divulga a investigação.

As categorias com maior índice de lealdade

O estudo revela ainda, à semelhança de outras investigações, que os mais novos, mais abertos à inovação, tendem a ser menos fiéis às marcas. Entre os mais velhos, tendencialmente mais leais, a alimentação animal, o café e a cervejas são categorias com maior índice de lealdade dos ‘shoppers’. Higiene e limpeza e petiscos são as categorias mais sensíveis aos descontos e à inovação.

Entre os produtos que os consumidores nacionais gostam de encontrar em promoções encontram-se os snacks e as batatas fritas (71%), seguidos dos chocolates, gomas e rebuçados (70%) e das refeições preparadas (69%).

“Nas categorias de higiene e limpeza da casa (92%), refeições preparadas (91%) e snacks e batatas fritas (90%), os ‘shoppers’ consideram a marca própria como a marca preferida ou uma das marcas a ter em conta na hora em que realizam uma compra”, refere a análise.

Os perfis de consumidores mais preponderantes

O estudo identifica ainda quatro perfis de consumidores. O maior, que representa 29%, é o dos ‘constrained shoppers’, constituído por pessoas entre os 55 e os 65 anos, maioritariamente homens, que mostram pouco interesse nas redes sociais e baixa fidelidade às lojas e às marcas. Priorizando marcas próprias, raramente utilizam aplicações móveis, sendo, por isso, pouco sensíveis à inovação e às promoções.

O segundo maior é composto pelos ‘deal seekers’, que correspondem a 28% dos consumidores. Principalmente mulheres, têm entre 35 e 55 anos, valorizam o uso da tecnologia no quotidiano, são muito sensíveis a promoções, gostam de explorar novas lojas na sua área e têm uma elevada lealdade às marcas.

Representando 25%, os ‘attentive shoppers’ têm idades entre os 55 e os 65 anos, são maioritariamente mulheres, focam-se em detalhes como os ingredientes e a origem dos produtos, fazendo pesquisas online antes de realizarem compras, sendo sensíveis a promoções, mas indiferentes à inovação.

Os menos representativos são os ‘engaged shoppers’, que representam 18% dos consumidores. Na faixa etária entre os 18 e os 35 anos, são fortemente influenciados pelas redes sociais ao decidir o que comprar, apreciam lojas ‘premium’ e utilizam frequentemente ‘apps’ ou sites de poupança para planeamento de compras. “Estes consumidores demonstram igualmente uma elevada tendência para experimentar novos produtos e marcas”, sublinha o estudo, um instrumento de análise para retalhistas e marcas.

“É importante identificar os comportamentos de compra de cada categoria para desenhar uma estratégia de ‘retail media’ adaptada, utilizando a melhor combinação de meios publicitários que impactem o ‘shopper’ ao longo da jornada de consumo”, afirma Jordi Cassany.

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Kia recorre à Legendary Iberia para publicitar EV3 (com vídeo)

“É um permanente desafio, porque, se por um lado, se cria uma relação de confiança e cumplicidade, que nos permite antecipar as necessidades do cliente”, refere Hugo Pinto, fundador da Legendary Iberia, agência criativa que colabora com a Kia desde 2016

A Legendary Iberia assina a campanha da Kia que promove o Kia EV3 (na foto), o novo SUV elétrico compacto que a marca sul-coreana está a apresentar em Portugal. Finalista do concurso ‘Car of The Year 2025’ e vencedor do ‘Volante de Ouro 2024’, o modelo começa a ser promovido antes do lançamento, numa estratégia definida pela agência criativa em colaboração com a equipa de marketing do fabricante automóvel.

O filme publicitário, que pode ser visto em televisão e digital, é antecedido por um ‘teaser’, com a divulgação a ser amplificada durante as diferentes fases de introdução do Kia EV3 no mercado, incluindo as fases de pré-reservas, apresentação e reservas.

“Com o mote ‘Guiado pela razão, movido pela emoção’, a criatividade ganhou tração nas redes sociais da Meta, com destaque para o canal de YouTube da marca, complementando ações de email marketing e divulgação no website da Kia, tendo também percorrido o país, num ‘roadshow’ de apresentação do novo modelo, com o tema ‘Um poder em movimento’, implementado em parceria com os concessionários da marca”, explica a Legendary Iberia, que colabora com a marca desde 2016, em comunicado de imprensa.

“É um permanente desafio, porque, se por um lado, se cria uma relação de confiança e cumplicidade, que nos permite antecipar as necessidades do cliente, por outro, gera uma permanente exigência de pensar e ousar diferente, o que é, na verdade, o nosso combustível criativo”, sustenta Hugo Pinto, fundador da agência criativa ibérica, citado no documento.

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67% dos investidores aprovam estratégias que valorizam ESG

Políticas de governança ambiental, social e corporativa aumentam mais na Europa do que nos EUA e na Ásia. Transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial em segundo lugar

Mais de três terços dos investidores internacionais (67%) estão a aprovar estratégias que valorizam a governança ambiental, social e corporativa (ESG) das marcas e das empresas, reconhecendo-lhe uma maior importância ao longo dos últimos cinco anos, revela um estudo global da consultora financeira norte-americana Morningstar, a que o M&P teve acesso.

Segundo o documento, o investimento canalizado para estratégias sustentáveis regista um aumento líquido global adicional de 10,4 mil milhões de dólares (cerca €10,2 mil milhões), no terceiro trimestre de 2024, não tendo ainda sido revelado o valor investido no último trimestre do ano.

Ao contrário dos Estados Unidos e da Ásia, onde as verbas alocadas a projetos de ESG se têm mantido reduzidas, a Europa é o continente que mais tem investido em estratégias para minimizar os impactos da atividade empresarial no meio ambiente e na construção de um mundo mais equitativo, através de processos de administração mais sustentáveis.

De acordo com a Morningstar, 84% dos fundos sustentáveis alocados globalmente a políticas de ESG são provenientes da Europa. Os Estados Unidos não vão além dos 11%. Os restantes 5% são distribuídos pelo resto do mundo.

“Embora as entradas líquidas em fundos sustentáveis ​​sediados em território norte-americano se tenham tornado negativas no final de 2022, a sua quota de mercado relativamente pequena não levou a saídas líquidas a nível global, que continuam a ser suportadas pelas entradas contínuas da Europa”, refere o estudo.

Em termos médios, as verbas alocadas a estratégias de ESG aumenta de 29% em 2022 para 34% em 2023, atingindo os 35% em 2024, segundo a Morningstar. Nos investimentos, a transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial a secundarem as preocupações dos investidores em termos de questões sociais e de governação.

“Os resultados do inquérito feito a 500 investidores internacionais que serve de base a este estudo indicam claramente que, embora existam diferenças regionais em termos de prioridades e desafios, a tendência global aponta para uma aposta crescente em investimentos mais sustentáveis”, refere a análise.

O estudo da Morningstar revela ainda que 82% dos inquiridos acreditam que a inteligência artificial (IA) vai ser utilizada para promover a ESG nos próximos cinco anos, com 77% a defenderem um maior uso até 2030. Entre os inquiridos, 76% contam utilizar a IA para melhorar a criação de índices de governança, enquanto que 74% consideram usá-la para a construção de portefólios e 71% admitem canalizá-la para a análise de resultados de ESG.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Portal Energético quer reduzir consumo de energia com campanha da Nossa (com vídeos)

Aumentar o conhecimento sobre o consumo eficiente de energia e contribuir para erradicar a pobreza energética, que afeta cerca de dois milhões de pessoas em Portugal, é o propósito da campanha (na foto), com as vozes dos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado

A Entrajuda, associação que apoia instituições de solidariedade social, está a promover o portal Energético com uma campanha (na foto) concebida pela agência criativa Nossa, com o objetivo de contribuir para a redução de 35% do consumo de energia primária até 2030.

A plataforma que promove a eficiência energética está a ser divulgada através de quatro filmes anúncios, que explicam a importância de apagar as luzes quando não estão a ser utilizadas, retirar os carregadores das tomadas e desligar aparelhos em ‘stand by’.

Desenvolvida com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), da Agência para a Energia (ADENE), da EDP, da Floene, da Fundação Galp e da REN, parceiros do projeto, a campanha propõe um pacto para combater a pobreza energética, que afeta cerca de dois milhões de pessoas em Portugal.

Os atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado dão voz ao apelo, numa altura em que a Entrajuda estima que entre 1,1 e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 680 mil em pobreza energética extrema, tendo em conta os números avançados na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050, aprovada pelo Conselho de Ministros, a 8 de janeiro de 2024.

“As situações de pobreza energética agravam as condições de vida das pessoas que, em situação de vulnerabilidade económica e social, ficam ainda mais fragilizadas devido ao aumento do endividamento por dificuldade de pagamento das faturas de energia. Ao mesmo tempo, o futuro do nosso planeta exige ações concretas e ousadas e depende da participação ativa de todos”, argumenta Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, citada em comunicado de imprensa.

Para auxiliar os consumidores a fazerem escolhas mais informadas sobre preços de energia e potência contratada, o portal Energético disponibiliza simuladores de consumo e oferece orientações sobre as boas práticas, para reduzir gastos energéticos com eletrodomésticos, em iluminação e por via do isolamento adequado de portas e janelas. O portal disponibiliza ainda condições de acesso à Tarifa Social.

Segundo a Entrajuda, os portugueses desperdiçam em média, anualmente, cerca de €120 em consumos de energia que podem ser evitáveis. Para além da divulgação do portal, estão a ser desenvolvidas campanhas de comunicação e de sensibilização, que serão complementadas com eventos e ativações, a realizar em colaboração com os parceiros do projeto.

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Frank Marotte assume vice-presidência de marketing, vendas e operações da Dacia

“A sua vasta experiência na indústria automóvel e a sua liderança comprovada fazem dele um trunfo valioso para a marca”, salienta Denis Le Vot, CEO da Dacia, a quem Frank Marotte (na foto), que também integra o comité de gestão da marca, passa a reportar

Frank Marotte é o novo vice-presidente de marketing, vendas e operações da Dacia, passando também a integrar o comité de gestão da marca automóvel de origem romena. O novo responsável, que entra em funções a 1 de fevereiro, depende hierarquicamente de Denis Le Vot, CEO da Dacia.

“A sua vasta experiência na indústria automóvel e a sua liderança comprovada fazem dele um trunfo valioso para a marca. Juntamente com toda a equipa Dacia, continuamos a nossa missão de sermos líderes na mobilidade a preços acessíveis”, garante Denis Le Vot, citado em comunicado de imprensa.

Ao longo dos 30 anos de carreira, Frank Marotte, que é mestre em ciência, tecnologia e gestão pela École Centrale Paris, passa pela Peugeot, pela PSA Peugeot Citroën, pela Toyota e pela Lexus, trabalhando em França e no estrangeiro.

Em 2008, é nomeado diretor de planeamento de produto da PSA Peugeot Citroën, supervisionando os desenvolvimentos das marcas em vários segmentos. Em 2013, junta-se à Toyota Motor como diretor de planeamento de produtos para a Europa, a Rússia e o Médio Oriente.

Em julho de 2019, Frank Marotte é nomeado presidente e diretor-geral da Toyota França, onde é responsável pela estratégia e desenvolvimento dos negócios da Toyota e da Lexus em França, deixando agora as duas marcas para potenciar as vendas da Dacia.

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JC Decaux e Mercedes-Benz fazem ativação no Aeroporto de Lisboa

Para promover o lançamento do novo modelo Classe G totalmente elétrico (na foto), a JC Decaux desenvolveu uma estrutura expositiva na rotunda do Aeroporto de Lisboa, com iluminação dinâmica e elementos visuais que combinam “inovação, impacto visual e criatividade”

A JC Decaux está a colaborar com a Mercedes-Benz para promover o lançamento do novo modelo Classe G totalmente elétrico, através de uma ativação de marca com o apoio da agência de meios OMD e do parceiro Brand Energy, na rotunda do Aeroporto de Lisboa.

Para assinalar este lançamento, que coincide com o 45º aniversário do modelo Classe G, a JC Decaux desenvolveu uma estrutura expositiva com iluminação dinâmica e elementos visuais que refletem a “robustez e elegância” do novo Classe G elétrico. A ativação destaca-se também pela localização estratégica, que “impacta diariamente milhares de pessoas”, refere a JC Decaux em comunicado de imprensa.

“A colaboração com a Mercedes-Benz nesta iniciativa, mais do que uma ativação de marca, reflete também o alinhamento do nosso compromisso com o futuro. Celebramos em conjunto um marco na transição para a mobilidade sustentável, proporcionando ao público uma experiência visual que reflete inovação, ambição e responsabilidade”, declara Philippe Infante, diretor-geral da JC Decaux Portugal.

“Localizada estrategicamente na rotunda de entrada do Aeroporto Humberto Delgado, esta ativação transforma um espaço de grande visibilidade num palco que combina inovação, impacto visual e criatividade. Uma experiência memorável que reflete a capacidade da publicidade exterior em ampliar o reconhecimento da marca junto a uma audiência valiosa”, explica a empresa de publicidade exterior em comunicado.

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