Audiências mensais: Consumo televisivo cresce à boleia dos FTA
Em janeiro, a SIC lidera ao almoço, com o ‘Primeiro Jornal’, e no primeiro e segundo ‘prime time’. Com alguma vantagem face à TVI, a RTP1 está à frente no ‘pré-prime’, com ‘O Preço Certo’. A TVI mantém a liderança e aumenta o ‘share’ para 15,5%
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A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que, no primeiro mês de 2025, o consumo televisivo regista um crescimento de 2,2% face ao mês de dezembro de 2024. No global, o consumo de televisão mantém a tendência de crescimento, tendo o mês de janeiro verificado níveis de audiência média superiores, quando comparados com os dos meses de janeiro e dezembro do ano anterior.
Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI, com um ‘share’ de 15,5% (mais 0,2 pontos percentuais face a dezembro), mantém a liderança. A SIC ocupa a segunda posição com um ‘share’ de 14,7% e é o canal que regista o maior aumento face ao último mês (mais um ponto percentual).
A transmissão da ‘final four’ da Taça da Liga, em especial, a final entre o SL Benfica e o Sporting CP, contribui para o aumento das audiências do canal. A RTP1 fica na terceira posição com um ‘share’ de 11,2%, não tendo verificado alterações em termos de ‘share’ pelo terceiro mês consecutivo.
Num mês de regresso à escola e ao trabalho depois da pausa do Natal, as tipologias ‘pay-TV’ e ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como ‘streaming’ ou consolas) registam uma diminuição de 0,6 pontos percentuais e 0,7 pontos percentuais, respetivamente.
No mês de janeiro, a tipologia do ‘pay-TV’ verifica uma diminuição de 0,6 pontos percentuais face ao último mês. Do top canais do cabo, vemos que a CMTV (com mais 0,1 pontos percentuais face a dezembro) reforça a posição de canal preferido dos portugueses no cabo.
A maioria dos canais de ‘pay-TV’ ou registam um crescimento ou não registam alterações face ao último mês, com as únicas exceções a serem os canais Hollywood (menos 02, pontos percentuais) e Globo (menos 0,1 pontos percentuais). Para além dos canais de ‘pay-tv’, nota ainda para o crescimento da RTP2, devido à transmissão dos jogos da seleção nacional de andebol no campeonato do mundo.
Em janeiro, o programa mais visto é a final da Taça da Liga entre o SL Benfica e o Sporting CP. O jogo, com transmissão na SIC, conta com uma audiência média de 2 milhões e 542 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 48,3%.
Na segunda posição, ficam os dois jogos da ‘final four’ da taça da liga (Sporting CP x FC Porto e SL Benfica x Sporting CP) com uma audiência média de 1 milhão e 915 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 36,8%.
Destaque para o jogo do campeonato do mundo de andebol entre Portugal x Dinamarca. A única partida de Portugal transmitida na RTP1 fica-se pela sexta posição, com uma audiência média de 1 milhão 127 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 23,9%.
Nota ainda para a nova novela da SIC, ‘A Herança’, que estreia em mês de janeiro. É a única novela presente no top 20 de programas e, durante o mês de janeiro, regista uma audiência média de 813 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 18.3%.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de janeiro, a SIC lidera durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’ (20,9% face a 18,6% da TVI) e durante o ‘prime time’ (primeiro e segundo). No primeiro ‘prime time’ (entre as 20h-22h30), a diferença face à TVI é superior do que no segundo ‘prime time’ (17,4% da SIC face a 15,9% da TVI).
No segundo ‘prime time’ (22h30-00h), período onde habitualmente a TVI lidera, neste mês, com a estreia da nova novela, a SIC consegue liderar durante este período (16% da SIC face a 15,6% da TVI). A RTP1, com a transmissão do concurso ‘O Preço Certo, lidera durante o ‘pré-prime’, com alguma vantagem sobre a TVI (16,5% face a 14,4% da TVI), sendo este o período do dia o único onde consegue liderar.