Omnicom cresce 6,8%, mas falha expetativas e perde terreno na Europa
A ‘holding’ regista uma faturação de €15,1 mil milhões em 2024, mas os resultados do quarto trimestre estão aquém das expetativas dos analistas. John Wren, presidente e CEO do Omnicom, está, no entanto, confiante no crescimento do grupo em 2025
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Daniel Monteiro Rahman
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As receitas totais mundiais de faturação do Grupo Omnicom, em 2024, registam um aumento de 6,8% face ao período homólogo, ascendendo a 15,7 mil milhões de dólares (€15,1 mil milhões). No quarto trimestre, o aumento das receitas é de 6,4%, para 4,3 mil milhões de dólares (€4,1 mil milhões).
Apesar do aumento, os resultados do quarto trimestre de 2024 apresentados pelo Omnicom ficam abaixo do esperado. De acordo com o Investing.com, a ‘holding’ falha a previsão dos analistas, que apontavam para uma faturação trimestral de 4,36 mil milhões de dólares (€4,19 mil milhões), acima dos 4,32 mil milhões de dólares (€4,15 mil milhões) registados pelo grupo.
No que se refere às receitas de faturação por áreas de negócio, o grupo revela uma tendência de aumento na maioria dos mercados nos últimos três meses de 2024, com um aumento de 7,1% nas receitas de publicidade e media, 4,9% em experiências de marca, 10,3% em relações públicas, 9,1% em marketing de precisão e 1,8% na área de execução e suporte. O Grupo Omnicom continua a aumentar o prejuízo nos setores dos cuidados de saúde e do ‘branding’ e comércio a retalho, em 4,3% e 11,6%, respetivamente, um aumento de prejuízo superior ao registado no terceiro trimestre de 2024.
Europa está a dar prejuízo
No que diz respeito aos resultados segmentados por região, nota-se um aumento na maioria dos mercados, com um crescimento de 9,9% nos Estados Unidos, de 1,8% na região da Ásia-Pacífico, de 1,2% no Reino Unido, de 16,1% na América Latina, de 1,7% no Médio Oriente e África e de 0,1% noutros mercados da América do Norte, no quarto trimestre de 2024.
Contudo, na Europa, o Grupo Omnicom apresenta um prejuízo de 2,1%, face ao ano anterior. O desempenho negativo no continente europeu pode ser impulsionado por um abrandamento da economia, por cortes nos orçamentos de marketing de grandes anunciantes e por uma maior adoção de soluções internas por parte das marcas.
Embora a Europa esteja a dar prejuízo e as receitas estejam aquém das expetativas, John Wren, presidente e CEO do Grupo Omnicom, está confiante no crescimento da ‘holding’ em 2025. “A nossa execução operacional dá-nos confiança para continuar a crescer em 2025”, declara John Wren, citado em comunicado de imprensa. O Grupo Omnicom revela ter gasto 14,6 mil milhões de dólares (€14 mil milhões) em custos de transação relacionados à aquisição do IPG no quarto trimestre de 2024.