Pedro Sottomayor é o novo diretor criativo da Adico
O objetivo de Pedro Sottomayor (na foto) é continuar a reforçar a identidade da marca fundada em 1920, que tem como produto mais icónico a cadeira Portuguesa, popularizada nas esplanadas nacionais

Meios & Publicidade
Audiências semanais: SIC ultrapassa TVI
Yahoo vende TechCrunch a empresa de investimento em media
Jornal Record estreia campanha em minissérie ‘Sem Limites’
GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa
Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora
Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos
ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa
TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais
CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza
Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha
Pedro Sottomayor assume a direção criativa da Adico, fabricante nacional de mobiliário metálico. O objetivo é continuar a reforçar a identidade da marca fundada em 1920, que tem como produto mais icónico a cadeira Portuguesa, popularizada nas esplanadas nacionais.
“É uma grande honra e responsabilidade integrar uma marca como a Adico, com uma carga histórica tão importante a manter mas explorando novos caminhos. O objetivo já estava definido e será manter a Adico por outros cem anos, e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais como a Adico sabe bem fazer”, refere Pedro Sottomayor, citado em comunicado de imprensa.
Natural do Porto, Pedro Sottomayor tem-se destacado no desenvolvimento de projetos inovadores e funcionais. Com formação em design e uma carreira internacional, trabalha com diversas marcas de renome antes de fundar a MOR design. Na abordagem ao design, o novo diretor criativo da Adico combina tradição e modernidade, promovendo a valorização da produção nacional e o uso sustentável dos materiais.
Ao longo da carreira, acumula um portefólio com projetos como a Mèzë, marca e linha de produtos desenvolvidas do zero, e a cadeira Adagio para a Casa da Música, produzida pela Nautilus, em resultado de uma pesquisa intensiva para encontrar um material que garantisse o máximo desempenho acústico, absorvendo o som.
Pedro Sottomayor tem um dos primeiros contactos com a Adico durante a adolescência, quando vende cadeiras da marca numa loja de decoração no Porto, no final dos anos 1980. Em 2016, a ligação reforça-se ao vencer o concurso da Câmara Municipal de Lisboa e do MUDE – Museu do Design, para projetar o novo ‘layout’, regulamento e mobiliário das esplanadas do centro da capital. Desenha algumas das novas peças produzidas pela Adico, nomeadamente os modelos Maria e Manuel, e é o responsável por coordenar o processo.
“A escolha de Pedro Sottomayor como diretor criativo foi um passo natural. A sua experiência e conhecimento do setor, aliados à sua sensibilidade para o design e inovação, fazem dele a pessoa ideal para liderar o departamento criativo da Adico. Além disso, a sua longa relação com a marca demonstra uma compreensão profunda do nosso ADN e do caminho que queremos continuar a trilhar. Estamos muito entusiasmados por tê-lo na equipa e confiantes de que a sua visão contribuirá para fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado”, argumenta Miguel Carvalho, administrador da Adico, citado no comunicado.