Redes sociais implementam novas funcionalidades
O Instagram está a testar uma funcionalidade que permite ‘não gostar’ de comentários, o Facebook vai apagar vídeos em direto 30 dias após a publicação e o Bluesky foca-se nos conteúdos visuais com a aposta na Flashes, ‘app’ de partilha de fotos que concorre com o Instagram
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Daniel Monteiro Rahman
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O Instagram, o Facebook e o Bluesky estão a testar e a implementar novas funcionalidades nas plataformas. O Instagram tem em fases de testes uma funcionalidade que permite ‘não gostar’ de comentários feitos nas publicações na rede social, o Facebook vai apagar vídeos em direto 30 dias após a sua publicação e o Bluesky está a focar-se nos conteúdos visuais com a aposta na Flashes, aplicação de partilha de fotos que pretende concorrer com o Instagram.
Adam Mosseri, diretor do Instagram, confirma numa publicação no Threads que está a ser testada uma forma de os utilizadores assinalarem que não gostam de um comentário ou que não o consideram relevante, através de um novo botão.
A funcionalidade vai aparecer tanto nas publicações do ‘feed’ como nos Reels. Adam Mosseri revela que não haverá uma contagem visível de ‘não gostos’ e que ninguém saberá se um utilizador carregar no botão. Segundo o diretor do Instagram, à semelhança do Reddit, as reações negativas vão contar para a classificação dos comentários.
Entretanto, o Facebook prepara-se para eliminar os vídeos mais antigos, de modo a economizar espaço. No blogue da Meta, a empresa justifica a mudança com o facto de “a maioria das visualizações dos vídeos em direto só ocorre nas primeiras semanas após a transmissão”.
Todos os vídeos em direto com mais de 30 dias serão, assim, removidos da plataforma, como parte da alteração. Antes da eliminação dos vídeos, os utilizadores são notificados e têm 90 dias para decidir o que fazer com os conteúdos em direto antigos. Podem optar por descarregar os vídeos, transferi-los para o armazenamento na nuvem ou convertê-los num Reel.
O Bluesky também tem novidades. A aplicação Flashes filtra o feed da aplicação digital para mostrar apenas publicações com fotos e vídeos, proporcionando uma experiência focada no conteúdo visual. Com a Flashes, a plataforma espera atrair novos utilizadores, sobretudo aqueles que procuram alternativas ao Instagram e que valorizam plataformas abertas e descentralizadas. A rede social planeia ainda lançar a Blue Screen, uma aplicação de vídeos.