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Os bastidores da ligação da Nike à nova marca com Kim Kardashian (com vídeos)

A NikeSkims quer conquistar as mulheres, que representam 40% das vendas da Nike, mas também crescer no vestuário, que corresponde a 28% da faturação, capitalizando a notoriedade crescente do desporto feminino. A Skims irá explorar a roupa interior na interseção com a moda e o vestuário desportivo

Catarina Nunes
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Os bastidores da ligação da Nike à nova marca com Kim Kardashian (com vídeos)

A NikeSkims quer conquistar as mulheres, que representam 40% das vendas da Nike, mas também crescer no vestuário, que corresponde a 28% da faturação, capitalizando a notoriedade crescente do desporto feminino. A Skims irá explorar a roupa interior na interseção com a moda e o vestuário desportivo

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Com o lançamento nos Estados Unidos marcado para esta primavera, a nova linha de vestuário desportivo da Nike – em parceria com a Skims (marca de roupa interior modeladora de Kim Kardashian) – quer conquistar o público feminino. O objetivo é aumentar as vendas da Nike neste segmento, que representa 40% da faturação total e está com o crescimento estagnado, mas o que está por trás do caminho com a NikeSkims vai além disto.

A esta colaboração, que se apresenta como ‘Designed to sculpt. Engineered to perform’, não é alheio o alcance mediático de Kim Kardashian nem a notoriedade crescente do desporto feminino e das questões de género relacionadas com as mulheres no desporto. Os termos financeiros do negócio com a Skims estão em segredo, mas certo é que esta é a primeira vez que a Nike colabora com outra empresa para criar uma marca. Uma decisão que não é tomada ao acaso.

A NikeSkims é um dos primeiros grandes movimentos estratégicos da Nike, desde que Elliott Hill assume o cargo de CEO, em outubro de 2024, apesar de a imprensa internacional noticiar que o acordo com a Skims começa a ser negociado no final de 2023, durante a liderança do anterior CEO. É ele, John Donahoe, quem inicia a nova estratégia focada nas vendas em canais próprios e na melhoria dos resultados financeiros, na qual a NikeSkims se integra, com o objetivo de vender mais peças de vestuário, em mais tamanhos e para mais clientes, nomeadamente no segmento feminino.

O regresso ao Super Bowl como parte da estratégia

O arranque do posicionamento no território do desporto e das mulheres é dado com a campanha publicitária ‘So win’, que a Nike lança no Super Bowl 2025, depois de ter estado 27 anos ausente do mais mediático intervalo publicitário. O anúncio filmado a preto e branco dá mais um sinal do caminho estratégico da Nike, ao mostrar o estilo e atitude de mulheres atletas, dentro e também fora do contexto das competições.

“Tínhamos perdido a obsessão pelo desporto. Avançando, seguiremos com o desporto e iremos colocar o atleta no centro de todas as decisões”, anuncia o CEO Elliott Hill, numa apresentação de resultados a investidores, em dezembro de 2024, em que declara que o desporto será de novo a ‘Estrela do Norte’.

Ir além do vestuário de desempenho desportivo

Apostando num design funcional e que favoreça as formas físicas femininas, a NikeSkims, anunciada a 18 de fevereiro, quer dar resposta “às necessidades e preferências únicas das mulheres atletas de todo o mundo e revolucionar a forma como vivenciam o desporto e o estilo”, explica a marca em comunicado de imprensa.

Além disto, o objetivo é criar também a procura através da vertente de moda que está associada ao vestuário de treino, calçado e acessórios que a NikeSkims vai lançar. Em paralelo com o público feminino, que corresponde a 40% das vendas da Nike, esta marca quer reforçar-se também no setor do vestuário, que representa apenas 28% das vendas, segundo a CNBC.

Depois do primeiro lançamento na primavera, em lojas selecionadas nos Estados Unidos e na loja online da Nike, a NikeSkims terá a expansão global em 2026, que inclui novos países e parcerias com grandes retalhistas, ainda por anunciar.

“Com a NikeSkims, estamos a aprofundar o apoio às mulheres, a ouvir as vozes das nossas atletas e das mulheres em todo o mundo, para satisfazer as suas necessidades com um ponto de vista único e disruptivo, enraizado na força e no estilo e alimentado por duas marcas conhecidas pela inovação e pela disrupção cultural”, argumenta Amy Montagne, vice-presidente e diretora-geral da Nike Women, citada no comunicado de imprensa.

A ligação à Skims e a importância das parcerias

Apesar de a Nike ter a submarca Jordan, esta não é criada em parceria com outra marca, ao contrário da NikeSkims. Lançada em 1985, a Jordan nasce na sequência do patrocínio por cinco anos assinado em 1984 com o basquetebolista Michael Jordan, por 2,5 milhões de dólares (€2,38 milhões, ao câmbio atual), e é um caso de sucesso que supera as vendas da própria Nike.

Os princípios do marketing argumentam, tradicionalmente, no sentido de que as marcas devem crescer dentro da própria marca e com inovação dentro dos produtos-estrela. Mas a criação da Jordan prova o contrário, ao tornar esta submarca a área de negócio da Nike com melhor desempenho.

No ano fiscal de 2024, a Jordan tem uma faturação de 6,9 mil milhões de dólares (€6,6 mil milhões) e um crescimento de 6%, face ao mesmo período no ano anterior. No total, a Nike tem receitas de 51,4 mil milhões de dólares (€49,1 mil milhões), a subir apenas 1%, a mesma percentagem de crescimento nas divisões de Homens e Crianças – em Mulheres o crescimento é de 0%, segundo os dados da Reuters.

Skims é inpirada na Nike

No caso da ligação à Skims – marca que alegadamente é inspirada na Nike e também na Apple e na Lululemon -, o propósito é não só crescer as vendas e a aproximação às mulheres, como beneficiar também a marca de Kim Kardashian com a presença global da Nike em termos de pontos de venda e das potenciais consumidores de artigos de desporto.

“Esta parceria é o culminar de uma visão partilhada, fornecendo um produto meticulosamente concebido para esculpir e ter um desempenho adequado a cada corpo feminino. Cada detalhe foi pensado e considerado cuidadosamente”, refere Kim Kardashian, cofundadora e diretora criativa da Skims, em comunicado de imprensa.

Fundada em 2019, a Skims tem uma ascensão meteórica (e uma avaliação de 4 mil milhões de dólares – €3,8 mil milhões, em 2023), suportada pela popularidade de Kim Kardashian, que soma 357 milhões de seguidores, só no Instagram. Além de capitalizar o perfil desta celebridade global, a Skims sabe detetar uma lacuna no mercado: a necessidade de roupa interior feminina modeladora, para todos os tipos de corpos e tons de pele.

Não é por acaso que a Skims é um caso de estudo na Harvard Business School, que a destaca como uma marca nativa digital de venda direta em plataformas próprias, que se posiciona desde o início como uma grande marca, escalando um segmento com potencial dentro da roupa interior. Com a NikeSkims irá explorar a roupa interior na interseção com a moda e o vestuário desportivo.

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APDC e Google discutem literacia mediática e políticas públicas

Capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social é o objetivo da iniciativa, que acontece a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação e com emissão em direto no YouTube da APDC

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A APDC e a Google realizam um pequeno-almoço executivo para debater a literacia mediática e as políticas públicas para o setor. A iniciativa acontece a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação, na Avenida João XXI, 78, em Lisboa, com emissão em direto no YouTube da APDC.

“Este evento, que reunirá especialistas e líderes do setor, visa analisar e debater os desafios da literacia mediática e o papel das políticas públicas nesta área, promovendo a partilha de experiências e de boas práticas, essenciais para o futuro”, informam os organizadores no site da APDC.

Após as intervenções de Rogério Carapuça (APDC), Bernardo Correia (Google Portugal) e Carlos Abreu Amorim (Governo), a iniciativa conta com um painel de debate sobre literacia de media, com a participação de Charles Bradley (Google), Cristiane Miranda (Agarrados à Net), Niklas Olausson (Ecorys) e Tito de Morais (Agarrados à Net).

O segundo painel, sobre políticas publicas de promoção da literacia de media, conta com as contribuições de Luísa Meireles (Lusa), Pedro Calado (Fundo Europeu para os Media e Informação) e Sérgio Gomes da Silva (#PTMediaLab).

“Com a evolução do ambiente digital e a proliferação da desinformação e das ‘fake news’, é fundamental capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social”, defende a APDC, que, com a iniciativa, pretende promover “um diálogo construtivo e colaborativo entre o setor público, empresas privadas e a sociedade civil.

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Multilem distinguida com prémio internacional nos Estados Unidos

O prémio Best In Show, conquistado na feira de turismo Travel and Adventure Show 2025, em Los Angeles, é entregue a Rúben Castro, gestor de contas da Multilem, e a Sâmia Collodetti, consultora executiva da Embratur (na foto)

A Multilem, agência especializada na criação de experiências de marca em eventos internacionais sediada na Azambuja, acaba de ser distinguida com o prémio Best In Show, na feira de turismo Travel and Adventure Show 2025, em Los Angeles, pelo stand desenvolvido para a Embratur, agência brasileira de promoção turística internacional.

“Este prémio representa o reconhecimento do nosso compromisso em criar experiências diferenciadoras e memoráveis. Conseguimos traduzir a essência vibrante do Brasil num espaço que captou a atenção e o entusiasmo dos visitantes e dos meios internacionais. É um orgulho para a Multilem ver este esforço ser distinguido internacionalmente”, refere Luís Matos Chaves, diretor-geral da Multilem Portugal, citado em comunicado de imprensa.

O stand da Embratur destacou-se pela abordagem imersiva, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica do Brasil através da gastronomia, da cultura e da interação direta com profissionais do setor. “Entre as ativações houve a prova de iguarias típicas, como o café de Minas Gerais, o pão de queijo, o escondidinho e o caldinho de feijão, além de aulas e degustação de caipirinhas, elementos que atraíram visitantes e consolidaram a imagem do Brasil como um destino turístico único”, refere o documento.

A programação do stand incluiu ainda apresentações de capoeira e espetáculos musicais de forró, samba e música popular brasileira (MPB), que contribuíram para a criação de um ambiente dinâmico e atrativo. As iniciativas foram transmitidas em direto no canal norte-americano KTLA, de Los Angeles, tendo alcançado cerca de 175 mil espectadores e gerado um retorno estimado de mais de 72 mil dólares (cerca de €68,5 mil) em publicidade espontânea.

“Este é o terceiro prémio que a Multilem celebra em 2025, somando-se aos dois prémios conquistados em janeiro, na China, com o Festival Lai Ba Saudi Travel. A empresa foi distinguida nas categorias de Melhor Caso de Marketing Transfronteiriço e Promoção Anual de Turismo no Estrangeiro, reforçando o seu impacto e reconhecimento no setor do turismo a nível global”, informa o comunicado.

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Bernardo Caupers reforça funções na Bimbo Canadá

A promoção acontece cerca de seis meses depois de ter emigrado, para exercer o cargo de diretor de marketing de ‘pantry, buns & rolls and private label’, na Bimbo Canadá, revela ao M&P Bernardo Caupers (na foto)

Bernardo Caupers é o novo diretor de marketing de ‘sweet baked goods and snacks’ da Bimbo Canadá, tendo em mãos o desafio de comunicar um portefólio de marcas que integra a Twinkies, a Little Bites, a Vachon, a Hostess e a Sara Lee.

“Além do mérito que acredito que tenho, acho que estava no lugar certo à hora certa. O facto de estar constantemente a desafiar o ‘status quo’ e a minha vontade de ir mais além e fazer acontecer fizeram o ‘match’ perfeito, dando origem ao novo desafio que tenho em mãos”, revela ao M&P o ex-diretor de marketing da Bimbo Portugal.

Bernardo Caupers é promovido cerca de seis meses depois de ter emigrado para o país para exercer o cargo de diretor de marketing de ‘pantry, buns & rolls and private label’ na Bimbo Canadá.

Licenciado em gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com um mestrado em marketing tirado na University of Leicester, o ‘marketer’ inicia a carreira profissional na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em 2009, tendo assumido a gestão de marca da Longa Vida, na Lactalis Nestlé Portugal, em 2012.

Em 2015, é contratado pelo Grupo Nabeiro, como gestor de produto da Delta Cafés. Em 2016, torna-se gestor sénior de marca da Reckitt, regressando ao grupo empresarial fundado por Rui Nabeiro, como gestor de marketing da Delta Cafés. Em abril de 2022, transita para a Bimbo Portugal, onde permanece até setembro de 2024, altura em que emigra para Ontário, no Canadá.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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APAP promove campanha para atrair talento para os associados (com vídeo)

Com esta campanha (na foto) da O Escritório, a APAP quer colocar a publicidade no mapa de jovens que, não estando em cursos diretamente relacionados com esta área, são apaixonados pelo estudo do comportamento humano, proporcionando-lhes um estágio em alguma das agências associadas

A Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) está a lançar uma campanha junto dos estudantes universitários nacionais, para atrair talento para as empresas dos associados.

A campanha de publicidade e CRM, criada pela O Escritório, tem como ponto de partida o facto de que Portugal é o país da União Europeia com a menor percentagem de trabalhadores muito satisfeitos com o trabalho, segundo uma análise do Eurostat em 2021. “Ora a felicidade de se trabalhar no que se gosta, mais do que o dinheiro ou o poder, é o maior atrativo que uma carreira em comunicação e publicidade pode oferecer a jovens criativos. E neste conflito silencioso entre as exigências do mercado de trabalho e as expectativas dos jovens, esta verdade é o melhor conselho que a APAP tem para lhes dar”, argumenta a associação em comunicado de imprensa.

Com esta iniciativa, a APAP pretende colocar a publicidade no mapa de jovens que, não estando em cursos diretamente relacionados com esta área profissional, são apaixonados pelo estudo do comportamento humano, oferecendo-lhes a possibilidade de fazerem um estágio em alguma das agências associadas, que são líderes da indústria em Portugal.

“O desafio é simples: virem experimentar a publicidade num estágio, inscrevendo-se em www.estagios-apap.pt/. A verdade é que é um bom princípio de relação viver esta experiência e estamos certos que vão achar que ‘esta malta diverte-se a trabalhar'”, explica o comunicado da APAP.

Sob o mote ‘Trabalhar no que gostas, quanto mais cedo melhor’, a campanha da O Escritório conta com a produção da Garage, Nossa e Uzina e é divulgada pela associação juvenil Inspiring Future, nos canais Disney/Star, Nos, CNN, SIC Notícias e nos suportes da JC Decaux, MOP, Tequilha e Google.

A APAP é fundada em 1969 com o objetivo de defender os interesses e direitos dos associados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade empresarial da publicidade e da comunicação. Tem 34 associados de diferentes áreas da publicidade e é uma associação de empregadores, sem fins lucrativos, e membro da European Association of Communication Agencies (EACA), da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) e da Autorregulação Publicitária (ARP).

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Cláudio Martins é o novo embaixador da Luxury Tours Portugal e da ExperienceA

“Temos hoje a perfeita noção do interesse do segmento de luxo para um país com tanto potencial e os eventos corporativos nesta área geram milhões, mas são cada vez mais refinados e exigentes”, sublinha Cláudio Martins (na foto), consultor de vinhos

O consultor internacional de vinhos Cláudio Martins é o novo embaixador da Luxury Tours Portugal e da nova marca do grupo Wine Tourism in Portugal, a ExperienceA. O CEO da Martins Wine Advisor assume também o cargo de consultor das duas marcas do grupo empresarial de enoturismo, com sede no Porto.

“O percurso do Cláudio personifica os valores que sempre defendemos, autenticidade, sofisticação e personalização. Tê-lo como principal embaixador das nossas marcas de luxo é reforçar o compromisso das experiências que oferecemos, totalmente personalizadas e inesquecíveis, onde todos os detalhes são pensados ao pormenor, naquilo que é o verdadeiro luxo”, esclarece Sílvia Ferreira, fundadora e CEO da Wine Tourism in Portugal, citada em comunicado de imprensa.

Com um volume de negócios centrado quase totalmente no mercado internacional, que representa 97,5% da faturação, o grupo quer agora consolidar a presença no mercado nacional, com a oferta de serviços de luxo para o setor corporativo, com a nova marca ExperienceA. Além de convenções e conferências, aposta em ações de ‘team building’, lançamentos de produtos e serviços e experiências imersivas, focadas no ‘networking’ e na integração.

“Temos hoje a perfeita noção do interesse do segmento de luxo para um país com tanto potencial e os eventos corporativos nesta área geram milhões, mas são cada vez mais refinados e exigentes”, refere Cláudio Martins, citado no documento.

A parceria com a Quinta da Vacaria, situada no Peso da Régua, uma das mais antigas quintas do vale do Douro, datada de 1616, dá o mote para as próximas sinergias que o consultor internacional de vinhos pretende desenvolver em parceria com a Luxury Tours Portugal e ExperienceA.

“Tenho a enorme responsabilidade de continuar a comunicar um posicionamento ‘premium’ de Portugal nos vinhos associado ao conceito de luxo. Receber visitantes para quem o luxo já faz parte do seu dia a dia e que procuram experiências únicas e memoráveis é um desafio extraordinário e muito aliciante. O país do bom, bonito e barato já era? Gosto de pensar que estamos a entrar noutro patamar”, argumenta Cláudio Martins.

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Betclic patrocina Millennium Estoril Open até 2027

“O desporto está no nosso ADN e esta parceria é um passo natural na nossa estratégia de apoio ao ténis em Portugal”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic. A empresa de apostas e casino online é o novo ‘senior sponsor’ da competição desportiva

A Betclic, empresa de apostas e casino online, é o ‘senior sponsor’ do Millennium Estoril Open, renovando por mais três anos o patrocínio ao evento de ténis, iniciado em 2024.

Além da forte presença de marca no recinto da prova, a Betclic prepara um leque de ativações de marca, com a intenção de reforçar a emoção da competição dentro e fora do campo. “O desporto está no nosso ADN e esta parceria é um passo natural na nossa estratégia de apoio ao ténis em Portugal. Estamos entusiasmados por fazer parte deste evento icónico e por criar experiências únicas para todos os fãs da modalidade”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic, citado em comunicado de imprensa.

A renovação do acordo de patrocínio até 2027 reforça o compromisso da Betclic com o desporto nacional, associando a marca a um evento de referência no circuito ATP, que reúne anualmente alguns dos melhores tenistas do mundo.

“O ténis e as apostas desportivas partilham uma ligação natural, baseada na emoção, na estratégia e na paixão pelo desporto. Ter a Betclic como ‘senior sponsor’ é um reflexo do nosso compromisso em proporcionar uma experiência cada vez mais envolvente para os fãs, dentro e fora do ‘court’, reforçando o nosso papel como um evento de referência no panorama desportivo nacional e internacional”, salienta João Stilwell Zilhão, sócio-gerente e diretor do Millennium Estoril Open, cuja edição deste ano decorre de 26 de abril e 4 de maio, no Clube de Ténis do Estoril.

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Tiago Lourenço assume marketing e direção comercial da Asisa Portugal

“A sua experiência e visão estratégica serão fundamentais para reforçar o nosso compromisso de crescimento e inovação no setor da saúde e dos seguros”, refere a seguradora. Tiago Lourenço (na foto) substitui Paula Serra, que transita para a Universalis

Tiago Lourenço é o novo diretor comercial e marketing da companhia de seguros Asisa Portugal, ocupando o cargo deixado vago por Paula Serra que, no final do ano passado, assume a direção comercial da Universalis, corretora de seguros do grupo Acrisure.

Licenciado em economia pela Universidade Lusíada Portuguesa e pós-graduado em gestão de retalho pelo ISCTE, Tiago Lourenço soma cerca de 25 anos de experiência no setor segurador, tendo ocupado diversas funções na Companhia de Seguros Tranquilidade (atual Generali Tranquilidade) e na Ageas Seguros, onde nos últimos três anos e meio exerce o cargo de diretor comercial da região sul e ilhas.

“Chega com a missão de impulsionar o crescimento estratégico, fortalecer a rede de parceiros e consolidar a presença da Asisa no mercado português. Acreditamos que a sua experiência e visão estratégica serão fundamentais para reforçar o nosso compromisso de crescimento e inovação no setor da saúde e dos seguros”, refere a seguradora em comunicado de imprensa.

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TBWA\Chiat\Day LA recria com Beyoncé campanha de 1991 da Levi’s (com vídeo)

Com produção da De La Revolución e da Prettybird, o filme publicitário é o segundo capítulo da colaboração de Beyoncé (na foto) com a marca de gangas, no âmbito da campanha Reiimagine. Melina Matsoukas realiza o ‘spot’ e Mason Poole assina as fotografias

A agência criativa TBWA\Chiat\Day LA recria o anúncio de 1991 da Levi’s em ‘Pool Hall’, no segundo capítulo da colaboração de Beyoncé com a marca de gangas, no âmbito da campanha Reiimagine. No filme publicitário, com produção da De La Revolución e da Prettybird e realização de Melina Matsoukas, a cantora enfrenta o cliente de um bar local, interpretado por Timothy Olyphant, num jogo de bilhar.

Depois de ‘Launderette’, o primeiro capítulo da parceria e da campanha ‘Reiimagine’, Beyoncé volta a surgir de ganga no ‘spot’ e nas fotografias da colaboração, assinadas pelo fotógrafo Mason Poole. As peças selecionadas são combinadas com adornos personalizados, para refletir o espírito de individualidade e de reinvenção, que é o foco central da campanha.

“Para o segundo capítulo da nossa colaboração divertimo-nos, ainda mais, a reimaginar a narrativa da ganga sobre ganga, através da lente de uma mulher, que pode ser sexy, ousada e uma competidora feroz, tudo ao mesmo tempo. Procuramos celebrar a dualidade da graça e do poder neste segundo momento da campanha”, explica Beyoncé, citada em comunicado de imprensa.

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Vanguard escolhe Inês Belchior para embaixadora de golfe

Aos 17 anos e ainda com o estatuto de amadora, Inês Belchior (na foto) é a Campeã Nacional Absoluta em 2022 e 2023, que acumula com os títulos de Campeã Nacional Amadora e de Sub-18. É também a primeira portuguesa a passar o ‘cut’ num torneio do Ladies European Tour

A Vanguard Properties nomeia Inês Belchior, uma das mais promissoras golfistas nacionais, para embaixadora dos campos de golfe que detém, o Dunas Golf Course e o Torre Golf Course, integrados no projeto Terras da Comporta.

Com apenas 17 anos e ainda com o estatuto de amadora, Inês Belchior é a Campeã Nacional Absoluta, título que conquista em 2022 e repete em 2023, acumulando ainda os títulos de Campeã Nacional Amadora e de Sub-18. É também a primeira portuguesa a passar o ‘cut’ num torneio do Ladies European Tour.

“Estou muito entusiasmada por me juntar à Vanguard Properties e por representar estes dois campos fantásticos. Tanto o Dunas como o Torre são projetos de classe mundial e é um privilégio poder associar-me a este compromisso com a excelência no golfe”, refere Inês Belchior, citada em comunicado de imprensa.

Duarte Zoio, diretor de comunicação da Vanguard Properties, considera que “a diferença entre o comum e o excecional está nos detalhes que poucos valorizam. Na Vanguard Properties, aplicamos esta filosofia a tudo o que fazemos, dos nossos projetos imobiliários aos nossos campos de golfe. Foi por isso que decidimos apoiar a Inês Belchior. Ela representa precisamente aquilo em que acreditamos: talento aliado a uma atenção meticulosa a cada jogada, a cada decisão. No golfe, como no imobiliário, o sucesso pertence aos que compreendem que a perfeição está nos detalhes. Juntamente com Pedro ‘Figgy’ Figueiredo, a Inês reforça a nossa visão de excelência e compromisso com a qualidade, levando o nome da Vanguard Properties e dos nossos campos, Dunas Golf Course e Torre Golf Course, para o mais alto
nível”.

O Dunas Golf Course, projetado por David McLay Kidd, está entre os mais prestigiados campos do mundo, enquanto o Torre Golf Course, concebido pelo golfista Sergio Garcia e com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025, pretende elevar o padrão da modalidade em Portugal.

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‘Extremamente Desagradável’ lidera primeiro ranking auditado de podcasts da Marktest

O podcast humorístico de Joana Marques (na foto) na Renascença é o mais ouvido em janeiro. No ranking de marcas, a Renascença lidera em descargas e o Observador ganha no número de ouvintes. Na tabela de editores, a Impresa vence

O Pod_Scope, primeiro ranking auditado dos podcasts mais ouvidos em Portugal, da Marktest, atesta a popularidade de ‘Extremamente Desagradável’. O podcast humorístico que Joana Marques conduz durante as emissões de ‘As Três da Manhã’, programa da manhã da Renascença, é o mais ouvido em janeiro.

“Regista, no primeiro mês deste ano, quase 2,7 milhões de ‘downloads’, para uma média de 216 mil ‘listeners’ semanais, o número de diferentes dispositivos/aplicações de escuta”, revela a Marktest em comunicado de imprensa. O ‘O Homem Que Mordeu o Cão’, de Nuno Markl na Rádio Comercial, está em segundo lugar, com cerca de 1,2 milhões de ‘downloads’ e uma média de 77 mil ouvintes semanais. O ‘Contas-Poupança’ da SIC Notícias, com o jornalista Pedro Andersson, tem 602 mil descargas em janeiro, para uma média de cerca de 80 mil ouvintes semanais.

“A divulgação deste ranking é muito importante para a indústria dos media. É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria”, salienta José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado.

O restante top 10 do Pod_Scope, que soma cerca de 6,6 milhões de descargas em janeiro, é composto por ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ (SIC Notícias), ‘Expresso da Manhã’ (Expresso), ‘The Heart and Hustle of Portugal’ (Expresso), ‘A Caça ao Estripador de Lisboa’ (Observador), ‘Irritações’ (SIC Radical), ‘Bem-vindo A Mais Um Episódio De’ (Rádio Comercial) e ‘Eixo do Mal’ (SIC Notícias).

Renascença lidera descargas, Observador ganha em ouvintes

“No ranking de marcas, a Renascença lidera em ‘downloads’ com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com dois milhões. A liderança em ouvintes é do Observador, com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil”, refere o comunicado.

No ranking de editores, a liderança é ocupada pelo grupo Impresa, que acumula 4,6 milhões de descargas ao longo de janeiro. Na vice-liderança, surge o Grupo Renascença Multimédia, com 3,3 milhões de transferências. A terceira posição é ocupada pelo Observador (2,7 milhões de ‘downloads’), à frente da Bauer Media Audio Portugal, em quarto lugar, com 2,2 milhões transferências no mês.

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