APDC e Google discutem literacia mediática e políticas públicas
Capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social é o objetivo da iniciativa, a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação e com emissão em direto no YouTube da APDC

Meios & Publicidade
Blue Travel volta às bancas a 8 de fevereiro. 24 Horas e O Independente preparam regresso
Administrador de insolvência da TiN mantém-se em funções
The New York Times adota IA na redação
Público associa-se à Ogury para explorar publicidade digital
VASP organiza conferência para celebrar 50 anos
Associação Portuguesa de Imprensa lança iniciativa para capacitar media regionais
Lusa será 100% do Estado em março
Luís Mendonça reeleito presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão
Audiências semanais: consumo global de televisão está a diminuir
Serviços de ‘streaming’ têm taxa de cancelamento de 6%
A APDC e a Google realizam um pequeno-almoço executivo para debater a literacia mediática e as políticas públicas para o setor. A iniciativa acontece a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação, na Avenida João XXI, 78, em Lisboa, com emissão em direto no YouTube da APDC.
“Este evento, que reunirá especialistas e líderes do setor, visa analisar e debater os desafios da literacia mediática e o papel das políticas públicas nesta área, promovendo a partilha de experiências e de boas práticas, essenciais para o futuro”, informam os organizadores no site da APDC.
Após as intervenções de Rogério Carapuça (APDC), Bernardo Correia (Google Portugal) e Carlos Abreu Amorim (Governo), a iniciativa conta com um painel de debate sobre literacia de media, com a participação de Charles Bradley (Google), Cristiane Miranda (Agarrados à Net), Niklas Olausson (Ecorys) e Tito de Morais (Agarrados à Net).
O segundo painel, sobre políticas publicas de promoção da literacia de media, conta com as contribuições de Luísa Meireles (Lusa), Pedro Calado (Fundo Europeu para os Media e Informação) e Sérgio Gomes da Silva (#PTMediaLab).
“Com a evolução do ambiente digital e a proliferação da desinformação e das ‘fake news’, é fundamental capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social”, defende a APDC, que, com a iniciativa, pretende promover “um diálogo construtivo e colaborativo entre o setor público, empresas privadas e a sociedade civil.