Mudanças na direcção e estratégia das edições portuguesa e angolana da Forbes
Helena Costa é a nova directora editorial das edições portuguesa e angolana da Forbes, publicadas pela ZAP nos dois mercados, com Nilza Rodrigues a assumir funções como directora executiva no mercado português. Luís Leitão, que dirigia o projecto desde o seu lançamento, em 2015, está de saída.

Pedro Durães
Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa
Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What
Cristina Girão assume direção de soluções de marketing da LLYC
Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio
Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier
Taylor conquista comunicação da Go Contact
Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo
Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional
Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA
Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA
Helena Costa é a nova directora editorial das edições portuguesa e angolana da Forbes, publicadas pela ZAP nos dois mercados, com Nilza Rodrigues a assumir funções como directora executiva no mercado português. Luís Leitão, que dirigia o projecto desde o seu lançamento, em 2015, está de saída. As mudanças na direcção da publicação surgem numa altura em que a ZAP, que detém o licenciamento internacional da marca Forbes para Portugal e Angola, pretende iniciar uma nova etapa marcada por “uma nova dinâmica digital” com presença multiplataforma e pelo alargamento da marca à produção de conteúdos para televisão. Estes conteúdos, antecipa a empresa em comunicado, serão exibidos no canal ZAP Viva, que está disponível em Portugal através da NOS e em Angola e Moçambique pela ZAP), sendo distribuídos posteriormente “em plataformas digitais e noutros formatos de televisão”. A produção será assegurada através do centro de competências do grupo, com sede em Talatona, Luanda.
“Esta é uma evolução natural e que confirma a excelência do centro de competências do grupo na produção de conteúdos para diferentes plataformas, a partir de Luanda”, salienta José Carlos Lourenço, director-geral da ZAP, considerando que “combinar as plataformas papel, televisão e digital, a que se juntará uma nova dinâmica na área dos live events, proporcionará à Forbes uma relevância e visibilidade acrescidas, tanto em Portugal como em Angola”.
A nova estratégia e modelo de produção de conteúdos, adianta-se no mesmo comunicado, terá início no próximo mês de Maio, tendo a empresa angolana nomeado Helena Costa para liderar a nova etapa da marca como directora editorial para ambos os mercados. A profissional, até aqui coordenadora geral de programas de actualidade do canal ZAP Viva, iniciou o seu percurso em Portugal como jornalista e editora em órgãos de comunicação como SIC Notícias, Rádio Paris-Lisbonne e Canal de Notícias de Lisboa, tendo passado também por O Independente e pela agência de comunicação LPM. Em Angola foi directora das revistas Exame Angola, Economia & Mercado e Rotas & Sabores, além de ter desempenhado funções como gestora de projectos de comunicação, nomeadamente na LPM em Portugal.
A par desta nomeação, Nilza Rodrigues, que reportará a Helena Costa, assume funções como como directora executiva da edição de Portugal e coordenadora das plataformas digitais de ambas as edições. A profissional passou por grupos como Impala e Cofina, além do Sapo. Já no mercado angolano, entre 2009 e 2018, desempenhou cargos de direcção executiva em grupos como a Score Media e Media Rumo.