Mudanças na direcção e estratégia das edições portuguesa e angolana da Forbes
Helena Costa é a nova directora editorial das edições portuguesa e angolana da Forbes, publicadas pela ZAP nos dois mercados, com Nilza Rodrigues a assumir funções como directora executiva no mercado português. Luís Leitão, que dirigia o projecto desde o seu lançamento, em 2015, está de saída.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Helena Costa é a nova directora editorial das edições portuguesa e angolana da Forbes, publicadas pela ZAP nos dois mercados, com Nilza Rodrigues a assumir funções como directora executiva no mercado português. Luís Leitão, que dirigia o projecto desde o seu lançamento, em 2015, está de saída. As mudanças na direcção da publicação surgem numa altura em que a ZAP, que detém o licenciamento internacional da marca Forbes para Portugal e Angola, pretende iniciar uma nova etapa marcada por “uma nova dinâmica digital” com presença multiplataforma e pelo alargamento da marca à produção de conteúdos para televisão. Estes conteúdos, antecipa a empresa em comunicado, serão exibidos no canal ZAP Viva, que está disponível em Portugal através da NOS e em Angola e Moçambique pela ZAP), sendo distribuídos posteriormente “em plataformas digitais e noutros formatos de televisão”. A produção será assegurada através do centro de competências do grupo, com sede em Talatona, Luanda.
“Esta é uma evolução natural e que confirma a excelência do centro de competências do grupo na produção de conteúdos para diferentes plataformas, a partir de Luanda”, salienta José Carlos Lourenço, director-geral da ZAP, considerando que “combinar as plataformas papel, televisão e digital, a que se juntará uma nova dinâmica na área dos live events, proporcionará à Forbes uma relevância e visibilidade acrescidas, tanto em Portugal como em Angola”.
A nova estratégia e modelo de produção de conteúdos, adianta-se no mesmo comunicado, terá início no próximo mês de Maio, tendo a empresa angolana nomeado Helena Costa para liderar a nova etapa da marca como directora editorial para ambos os mercados. A profissional, até aqui coordenadora geral de programas de actualidade do canal ZAP Viva, iniciou o seu percurso em Portugal como jornalista e editora em órgãos de comunicação como SIC Notícias, Rádio Paris-Lisbonne e Canal de Notícias de Lisboa, tendo passado também por O Independente e pela agência de comunicação LPM. Em Angola foi directora das revistas Exame Angola, Economia & Mercado e Rotas & Sabores, além de ter desempenhado funções como gestora de projectos de comunicação, nomeadamente na LPM em Portugal.
A par desta nomeação, Nilza Rodrigues, que reportará a Helena Costa, assume funções como como directora executiva da edição de Portugal e coordenadora das plataformas digitais de ambas as edições. A profissional passou por grupos como Impala e Cofina, além do Sapo. Já no mercado angolano, entre 2009 e 2018, desempenhou cargos de direcção executiva em grupos como a Score Media e Media Rumo.