Opinião: 5 dicas-chave para melhorar a comunicação interna
No mundo empresarial atual, onde a concorrência é muito elevada, as exigências dos colaboradores estão cada vez mais vincadas. Reter talento é o mais complicado e, segundo o estudo Talent […]
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No mundo empresarial atual, onde a concorrência é muito elevada, as exigências dos colaboradores estão cada vez mais vincadas. Reter talento é o mais complicado e, segundo o estudo Talent Trends 2023 da Michael Page, o implacável ciclo de demissões não vai abrandar tão cedo, afirmando que 97% dos portugueses estão abertos a novas oportunidades de emprego. Deste modo, a comunicação interna tornou-se um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização.
A comunicação interna não se resume à transmissão de mensagens. Esta ferramenta é sobre fomentar e tecer ligações fortes, que propiciam um ambiente de trabalho positivo e uma força de trabalho feliz. Acredito que estas 5 dicas-chave podem tornar a comunicação interna eficaz, o que levará à satisfação e a um forte compromisso por parte dos colaboradores.
1. Transparência e honestidade
A confiança é a base de qualquer relação, mesmo as relações dentro da organização. Os trabalhadores devem sentir que têm acesso a informação relevante sobre a empresa: à estratégia, aos objetivos, aos desafios e até à situação financeira. Quando a informação é escondida ou partilhada de forma seletiva, cria-se desconfiança e especulação. Para conseguir uma equipa que confie na sua empresa, os líderes devem dedicar tempo e energia a comunicar de forma transparente e honesta. Uma organização que promova estes valores terá colaboradores mais empenhados e leais.
2. Estabelecer canais de comunicação claros e coerentes
A comunicação interna é a grande área esquecida na maioria das empresas. Não basta enviar uma mensagem a todos os colaboradores quando há novidades. As mensagens devem ser coerentes para todos os níveis da organização e transmitidas com regularidade. Para realizar este tipo de comunicação, além dos e-mails e das reuniões, existem ferramentas de comunicação interna relativamente simples de implementar e muito eficazes. Newsletters ou revistas corporativas, quadros de mensagens (físicos ou virtuais), caixas de sugestões, intranets ou redes sociais para uso interno e repositórios de manuais e outros documentos.
3. Organizações mais horizontais para uma comunicação bidirecional
Gradualmente, está a emergir um modelo de estrutura organizacional mais plano, com menos barreiras entre trabalhadores e gestores e maior autonomia na execução das tarefas. Este tipo de estrutura deve ser acompanhado por uma comunicação bidirecional, em que o diálogo aberto e fluido é incentivado. Ouvir ativamente as opiniões, sugestões e preocupações dos trabalhadores cria um sentimento de participação e de responsabilidade, pode ajudar a identificar problemas precocemente e a criar soluções de colaboração.
4. Feedback empático e positivo sobre as tarefas desempenhadas
Para que uma empresa funcione na perfeição, é muito importante que os líderes deem aos seus trabalhadores feedback sobre as tarefas que estão a realizar. Neste sentido, quando se cometem erros – todos nós cometemos e aprendemos com eles – o feedback deve ser dado com respeito e empatia. Além disso, é necessário que os trabalhadores se sintam num ambiente seguro e com liberdade para dar a sua opinião sobre o trabalho de outro colega ou chefe, sempre de forma positiva. Mas não se trata apenas de mencionar os erros, é essencial que um trabalho bem-feito seja valorizado e comunicado. Se este reconhecimento for acompanhado de uma “recompensa” económica, criará uma equipa sólida, empenhada e altamente motivada – por exemplo, distribuindo os lucros da empresa por toda a equipa.
5. Partilhar os valores e o propósito da organização com os trabalhadores
A missão, a visão e os valores de uma empresa não são apenas conteúdos que ficam bem no site ou em apresentações corporativas. Devem refletir-se no dia a dia da empresa e ser comunicados aos colaboradores. Por exemplo, no caso de uma empresa em que a organização dá importância à sustentabilidade, se conseguir obter uma certificação que apoie os seus esforços neste domínio, toda a estratégia de comunicação relacionada com esta conquista, tanto a nível interno como externo, ajudará a conseguir uma maior adesão e envolvimento da equipa. Além de dar aos colaboradores um sentimento de orgulho pelo local onde trabalham, um emprego com objetivos e valores ajuda a atrair novos talentos.Em síntese, uma comunicação interna eficaz é um ativo estratégico que contribui para uma equipa mais empenhada, motivada e produtiva. A adoção destes princípios-chave pode fazer uma diferença significativa na cultura e no desempenho de uma organização num mundo empresarial em contínua evolução.
Estes princípios de comunicação interna estão a ser implementados na sua organização?
Artigo de opinião assinado por Catarina Oliveira, diretora da Canela Portugal