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Opinião: 5 dicas-chave para melhorar a comunicação interna

No mundo empresarial atual, onde a concorrência é muito elevada, as exigências dos colaboradores estão cada vez mais vincadas. Reter talento é o mais complicado e, segundo o estudo Talent […]

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Opinião: 5 dicas-chave para melhorar a comunicação interna

No mundo empresarial atual, onde a concorrência é muito elevada, as exigências dos colaboradores estão cada vez mais vincadas. Reter talento é o mais complicado e, segundo o estudo Talent […]

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No mundo empresarial atual, onde a concorrência é muito elevada, as exigências dos colaboradores estão cada vez mais vincadas. Reter talento é o mais complicado e, segundo o estudo Talent Trends 2023 da Michael Page, o implacável ciclo de demissões não vai abrandar tão cedo, afirmando que 97% dos portugueses estão abertos a novas oportunidades de emprego. Deste modo, a comunicação interna tornou-se um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização.

A comunicação interna não se resume à transmissão de mensagens. Esta ferramenta é sobre fomentar e tecer ligações fortes, que propiciam um ambiente de trabalho positivo e uma força de trabalho feliz. Acredito que estas 5 dicas-chave podem tornar a comunicação interna eficaz, o que levará à satisfação e a um forte compromisso por parte dos colaboradores.

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1. Transparência e  honestidade

A confiança é a base de qualquer relação, mesmo as relações dentro da organização. Os trabalhadores devem sentir que têm acesso a informação relevante sobre a empresa: à estratégia, aos objetivos, aos desafios e até à situação financeira. Quando a informação é escondida ou partilhada de forma seletiva, cria-se desconfiança e especulação. Para conseguir uma equipa que confie na sua empresa, os líderes devem dedicar tempo e energia a comunicar de forma transparente e honesta. Uma organização que promova estes valores terá colaboradores mais empenhados e leais.

2. Estabelecer canais de comunicação claros e coerentes

A comunicação interna é a grande área esquecida na maioria das empresas. Não basta enviar uma mensagem a todos os colaboradores quando há novidades. As mensagens devem ser coerentes para todos os níveis da organização e transmitidas com regularidade. Para realizar este tipo de comunicação, além dos e-mails e das reuniões, existem ferramentas de comunicação interna relativamente simples de implementar e muito eficazes. Newsletters ou revistas corporativas, quadros de mensagens (físicos ou virtuais), caixas de sugestões, intranets ou redes sociais para uso interno e repositórios de manuais e outros documentos.

3. Organizações mais horizontais para uma comunicação bidirecional

Gradualmente, está a emergir um modelo de estrutura organizacional mais plano, com menos barreiras entre trabalhadores e gestores e maior autonomia na execução das tarefas. Este tipo de estrutura deve ser acompanhado por uma comunicação bidirecional, em que o diálogo aberto e fluido é incentivado. Ouvir ativamente as opiniões, sugestões e preocupações dos trabalhadores cria um sentimento de participação e de responsabilidade, pode ajudar a identificar problemas precocemente e a criar soluções de colaboração.

4. Feedback empático e positivo sobre as tarefas desempenhadas

Para que uma empresa funcione na perfeição, é muito importante que os líderes deem aos seus trabalhadores feedback sobre as tarefas que estão a realizar. Neste sentido, quando se cometem erros – todos nós cometemos e aprendemos com eles – o feedback deve ser dado com respeito e empatia. Além disso, é necessário que os trabalhadores se sintam num ambiente seguro e com liberdade para dar a sua opinião sobre o trabalho de outro colega ou chefe, sempre de forma positiva. Mas não se trata apenas de mencionar os erros, é essencial que um trabalho bem-feito seja valorizado e comunicado. Se este reconhecimento for acompanhado de uma “recompensa” económica, criará uma equipa sólida, empenhada e altamente motivada – por exemplo, distribuindo os lucros da empresa por toda a equipa.

5. Partilhar os valores e o propósito da organização com os trabalhadores

A missão, a visão e os valores de uma empresa não são apenas conteúdos que ficam bem no site ou em apresentações corporativas. Devem refletir-se no dia a dia da empresa e ser comunicados aos colaboradores. Por exemplo, no caso de uma empresa em que a organização dá importância à sustentabilidade, se conseguir obter uma certificação que apoie os seus esforços neste domínio, toda a estratégia de comunicação relacionada com esta conquista, tanto a nível interno como externo, ajudará a conseguir uma maior adesão e envolvimento da equipa. Além de dar aos colaboradores um sentimento de orgulho pelo local onde trabalham, um emprego com objetivos e valores ajuda a atrair novos talentos.Em síntese, uma comunicação interna eficaz é um ativo estratégico que contribui para uma equipa mais empenhada, motivada e produtiva. A adoção destes princípios-chave pode fazer uma diferença significativa na cultura e no desempenho de uma organização num mundo empresarial em contínua evolução.

Estes princípios de comunicação interna estão a ser implementados na sua organização?

 

Artigo de opinião assinado por Catarina Oliveira, diretora da Canela Portugal

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Brand 22 gere redes sociais do ISPA e reforça clientes em Lisboa

A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida no Instagram, no Facebook, no TikTok e no LinkedIn, além do YouTube

Luis Batista Gonçalves

O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), sediado em Lisboa, entrega a gestão das redes sociais à Brand 22. A agência de marketing digital de Vila Real assume a gestão dos perfis da universidade, fundada em 1962, no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e YouTube.

“O objetivo é criar uma comunicação de proximidade, através de narrativas que demonstrem o universo do ISPA e que captem o ADN de uma instituição com uma história tão longa, para atrair novos públicos. Vamos fazê-lo através de conteúdos audiovisuais, procurando rejuvenescer a linha gráfica das redes sociais da universidade”, explica ao M&P Rui Manuel Ferreira, fundador e CEO da Brand 22, que também assume a gestão de tráfego dos perfis.

“A Brand 22 mostrou disponibilidade para trabalhar lado a lado connosco, sem receio de arriscar ou de entrar neste universo desafiante, feito de várias linguagens e públicos muito distintos”, salienta Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do ISPA.

Brand 22 reforça número de clientes em Lisboa 

O início da parceria entre a agência de marketing vila-realense e o estabelecimento de ensino universitário acontece numa altura em que a Brand 22 aumenta o número de clientes na capital. “Além do ISPA, vamos abraçar um projeto de promoção territorial que será divulgado em breve, entre outros projetos que vão ser apresentados, principalmente em Lisboa, e que ainda não podemos divulgar”, refere Rui Manuel Ferreira.

Com uma média de 40 clientes fixos, a Brand 22, que conta com 12 colaboradores, é responsável pela criação de conteúdos gráficos para a Randstad Portugal e pela criação da marca Discover Douro, portal turístico que agrega informação dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), tendo também colaborado na campanha promocional que a instituição apresentou na edição de 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

“Em 2024, faturámos €500 mil e, em 2023, perto de €525 mil. O crescimento tem sido gradual ano após ano, contudo 2024 foi o ano de maiores investimentos, principalmente na contratação de recursos humanos. Acredito que o sucesso das empresas se deve à aposta contínua e à valorização dos colaboradores, porque sem investimento não há crescimento”, defende Rui Manuel Ferreira.

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Filipa Teixeira lidera consumo e ‘lifestyle’ da Guess What

“A aposta faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas aos desafios dos clientes”, sublinha Renato Póvoas, sócio-gerente da agência

A Guess What acaba de contratar Filipa Teixeira para o cargo de diretora de consumo e ‘lifestyle’, com o objetivo de criar e executar estratégias de comunicação multidisciplinares para marcas e empresas, com foco no marketing digital e no marketing de influência.

Licenciada em marketing, publicidade e relações públicas pela Universidade Europeia e com formação adicional em marketing digital e estratégia, na Edit, e em inteligência artificial aplicada ao marketing, na Nova School of Business and Economics, Filipa Teixeira foi diretora de estratégia de marca da Samy Alliance e gestora de marketing de influência na Dentsu, tendo também passado pela Carat e pela revista Flame.

“A aposta na Filipa Teixeira faz parte da nossa estratégia de diversificação de áreas de atuação, permitindo oferecer opções personalizadas para responder aos desafios dos clientes. Temos agora uma equipa com diversas valências, em áreas como assessoria de imprensa, ‘public affairs’, comunicação em saúde, eventos, design e marketing digital e de influência”, explica Renato Póvoas, sócio-gerente da Guess What, citado em comunicado de imprensa.

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Cristina Girão lidera direção de soluções de marketing da LLYC

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa, Cristina Girão (na foto) lidera a área que passa a estar estruturada em quatro especialidades: criatividade, ‘brand PR’, ‘branded content’ e digital

A LLYC nomeia Cristina Girão como diretora da área de soluções de marketing da consultora de comunicação e marketing. Na nova função irá liderar uma equipa de 16 especialistas e implementar uma nova estrutura organizacional, para impulsionar a inovação e o crescimento.

“A LLYC representa um projeto que ajudei a construir e que continua a desafiar-me diariamente. Assumo este papel com um enorme sentido de compromisso, sabendo que estamos a transformar a forma como abordamos a comunicação. O mundo mudou e o nosso trabalho é garantir que as marcas têm as soluções certas para se destacarem, combinando criatividade, tecnologia e estratégia”, refere em comunicado de imprensa Cristina Girão, que trabalha na LLYC há 13 anos.

Licenciada em comunicação pela Universidade Católica de Lisboa – com um mestrado em desenvolvimento e cooperação internacional pelo ISEG e uma pós-graduação em gestão pela Católica Lisbon School of Business & Economics -, Cristina Girão inicia a carreira na Galp Energia, na área de relações institucionais.

Ao serviço da LLYC, a nova diretora de soluções de marketing da LLYC já esteve envolvida em campanhas para marcas de setores como F&B, grande consumo, imobiliário e tecnologia, entre as quais destacam-se a ‘Os Lobos são Homens Reais’ da Dove Men+Care, a ‘Há Chefs e Chefes’ para o Lidl e a ‘Avós do Peito, Avós para Sempre” da Dr. Bayard, entre outras.

A área de soluções de marketing da LLYC passa a estar estruturada em quatro subáreas de especialidade, com uma liderança dedicada: criatividade (Beatriz Raposo, coordenadora, e Américo Vizer, diretor criativo), ‘brand PR’ (Carla Martins), ‘branded content’ (Mafalda Santos) e digital (Mariana Corda), com estas equipas coordenadas por Célia Fernandez, diretora de serviço a clientes.

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Futuro da Trust in News decide-se a 6 de maio

A assembleia de credores discute, nessa data, o plano de insolvência da TiN, que prevê um investimento máximo de €1,5 milhões, a venda de títulos e a criação de uma ‘task force’ para renegociar contratos e baixar custos

Os credores da Trust in News (TiN) pronunciam-se a 6 de maio sobre o plano de insolvência da empresa. O documento, apresentado por Luís Delgado, prevê um investimento faseado no montante máximo de €1,5 milhões, o encerramento da delegação no Porto, a redução de colaboradores, a criação de uma ‘task force’ para renegociar contratos e baixar custos operacionais e o pagamento faseado das dívidas à Autoridade Tributária e Segurança Social, em 150 prestações.

“Estamos a funcionar com as dificuldades normais de uma situação destas, enquanto aguardamos pela decisão dos credores. Temos conseguido resolver a maior parte dos problemas, apesar de termos questões pendentes”, explica ao M&P André Correia Pais, administrador de insolvência da empresa.

Ao contrário dos ordenados, que foram regularizados, há valores em dívida que ainda não foram liquidados. “Os salários estão em dia, falta apenas pagar aos trabalhadores o subsídio de alimentação referente ao mês de março. Estamos a falar de cerca de €15 mil, um valor que vamos conseguir pagar entre o final desta semana e o início da próxima”, revela André Correia Pais.

Por regularizar está também o pagamento de impostos. “Ainda não consegui pagar o mês de dezembro de 2024, que devia ter sido regularizado em janeiro. Essa situação já era conhecida antes da assembleia de credores de 29 de janeiro. O valor será regularizado em breve, até porque os impostos referentes a janeiro e fevereiro foram pagos e os de março podem ser liquidados até 20 de abril, que é a data limite”, esclarece o administrador de insolvência da TiN.

Fundada pelo empresário Luís Delgado em 2017, a TiN detém órgãos de comunicação social como a Visão, a Exame, a Caras, a TV Mais, a Telenovelas, a Activa, o Holofote e a Prima. Declarada insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, a 4 de dezembro de 2024, na sequência da reprovação do PER [Processo Especial de Revitalização], que havia sido apresentado em maio, está dependente da assembleia de credores de 6 de maio.

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Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier

O ‘streamer’ e comentador de videojogos espanhol (na foto), que tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, aliou-se à marca para promover o mercado da beleza junto do público masculino

Ibai Llanos é o novo embaixador ibérico da Garnier. O produtor de conteúdos, ‘streamer’ e comentador de videojogos, nascido em Bilbau há 30 anos, tem 78,7 milhões de seguidores nas redes sociais, e protagoniza a nova campanha digital da marca de cosmética, que já está a ser divulgada em Espanha, embora ainda tenha chegado a Portugal.

“Ibai Llanos é um dos ícones da geração Z e da Alfa. Com uma audiência 79,5% masculina, junta-se à nossa família com o objetivo de promover e capitalizar o mercado da beleza e do autocuidado também no público masculino”, explica a Garnier em comunicado de imprensa.

 

 

Seguido por 21,2 milhões no TikTok, 12,8 milhões no YouTube, 10,9 milhões no Instagram e 414 mil no Facebook, o ‘streamer’, que é uma celebridade no país vizinho, chega a públicos de diferentes gerações. “No último ano, Ibai Llanos tornou-se num representante de um estilo de vida saudável, graças ao seu desafio de mudança física, que partilha através das redes sociais, inspirando milhões de pessoas a adotar rotinas mais saudáveis”, refere o documento.

A parceria com a Garnier estende-se ao Porcinos CF, equipa da Kings & Queens League presidida por Ibai Llanos, sendo o único patrocinador de beleza da equipa, a quem irá disponibilizar produtos de cuidados capilares, ‘skincare’, coloração e proteção solar.

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Taylor conquista comunicação da Go Contact

A agência de comunicação do grupo YoungNetwork é responsável pela consultoria de comunicação, relações públicas e relações com os media em Portugal da empresa de soluções integradas de omnicanalidade e IA da Go Contact (na foto)

A Taylor é a agência escolhida para gerir a conta de comunicação e relações públicas da Go Contact, que se posiciona como uma plataforma nativa de Contact Center as a Service (CCaaS), desenvolvida totalmente na ‘nuvem’.

«A nossa ambição é alcançar uma comunicação que seja, em simultâneo, global na sua ambição e qualidade, e local, no tom e na forma como alcançamos os públicos-alvo estratégicos da Go Contact”, destaca em comunicado de imprensa Tânia Tadeu, diretora-geral da Taylor, que disponibiliza serviços focados na criatividade e desempenho, como relações públicas, relações com os media, criatividade, digital, eventos, produção de conteúdos, assuntos públicos e estratégia de negócio.

A agência de comunicação do grupo YoungNetwork vai trabalhar para fortalecer a presença, reputação e crescimento em Portugal da empresa de soluções integradas de omnicanalidade e inteligência artificial (IA). Consultoria de comunicação, relações públicas e relações com os media são os serviços a prestar à empresa que opera na Europa, América do Norte, América do Sul e África.

Daniel Castilho, diretor de crescimento de mercados internacionais da Go Contact, por seu lado, considera que a comunicação estratégica é um pilar importante para o crescimento e consolidação da posição da empresa no mercado da experiência do consumidor. “Nesse sentido acreditamos que esta parceria vai permitir reforçar esse posicionamento e ampliar o seu alcance», diz Daniel Castilho.

As plataformas CCaaS permitem às empresas comunicar com os clientes através de vários canais, como digital, voz, redes sociais, SMS e chat, por exemplo, e captar os dados dessas interações para melhorar a experiência do cliente. A tecnologia da Go Contact posiciona-se para garantir a segurança e robustez das operações, e reduzir a complexidade tecnológica da gestão dos centros de atendimento.

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Head Value compra 51% da M2Bewear para internacionalizar Sanjo

Hélder Pinto e José do Egipto (na foto, à esq.), cofundadores da M2Bewear, apostam na parceria com o empresário Carlos Palhares (à dir.), CEO da Head Value, para tornar a Sanjo mais competitiva

A Head Value, holding liderada pelo empresário Carlos Palhares, reforça o portefólio de investimentos com a aquisição de 51% da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a Sanjo e um negócio dedicado a equipamentos de proteção individual. A operação acelera o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear, para a empresa avançar para a estratégia de aumento das exportações.

“Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”, esclarece Carlos Palhares, presidente da Head Value, citado em comunicado de imprensa.

Fundada em 1993, a Sanjo foi revitalizada em 2019 pelos empresários Hélder Pinto e José do Egipto, que se mantêm como acionistas da M2Bewear. Além de desenvolver o ‘rebranding’ que relançou a marca, a dupla investiu no design e na melhoria técnica do produto, alocando €150 mil anuais à promoção da Sanjo. A entrada da Head Value no capital acionista da M2Bewear é determinante para o crescimento da empresa.

“A experiência que a holding tem na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo”, sublinha Hélder Pinto, cofundador da M2Bewear, empresa de Braga com centro de produção em Felgueiras. “A aposta na digitalização e na inovação, desde a experiência de compra até à personalização do produto, também permitirá fortalecer a relação com os consumidores e tornar a marca mais competitiva num mercado global”, realça José do Egipto, outro dos fundadores da empresa.

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Companhia das Soluções reorganiza estrutura operacional

Luísa Marques (na foto, à esq.) acumula a comunicação digital e a gestão do marketing de influência, enquanto que Mariana Cottim (à dir.) assume as relações com os media e a coordenação das equipas de assessoria

A Companhia das Soluções acaba de reorganizar a estrutura operacional da agência de comunicação. Luísa Marques passa a acumular a comunicação digital com a gestão do marketing de influência, enquanto que Mariana Cottim assume as relações com os media e a coordenação das equipas de assessoria de imprensa.

“A experiência e visão da Mariana Cottim e da Luísa Marques, enquanto pilares da organização há vários anos, são fundamentais para liderar talentos, adaptar tendências e capacitar a equipa, garantindo um serviço de excelência e ampliando o impacto das nossas conquistas”, explica ao M&P Sónia Pereira, CEO da Companhia das Soluções.

Luísa Marques, que já geria o marketing de influência, vê no novo desafio a oportunidade de reforçar o posicionamento digital da agência. “Os canais digitais não são apenas ferramentas de divulgação, são plataformas para fortalecer a nossa marca pessoal e expandir o reconhecimento da Companhia das Soluções. Com uma abordagem estratégica e criativa, vamos dar mais visibilidade aos serviços que oferecemos e, ao mesmo tempo, destacar novas áreas de atuação, como a criação de conteúdos originais e relevantes”, explica Luísa Marques.

Para além de continuar a assegurar a relação com a imprensa, Mariana Cottim tem agora a missão de coordenar as equipas que prestam assessoria aos media e às marcas, numa altura em que a agência anuncia a conquista de novos clientes.

“O foco em media já me aproximava transversalmente da equipa, mas, ao integrar esta visão na estratégia da agência, é possível não só fortalecer o compromisso com as marcas, mas também orientar decisões, criando uma comunicação mais coesa e estratégica”, salienta Mariana Cottim.

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Grupo Havas reforça dados, tecnologia e análise com CSA

A oferta principal da CSA abrange três serviços complementares: CSA Consult (consultoria estratégica), CSA Tech (ferramentas e serviços digitais) e CSA Science (ferramentas de medição e análise)

A CSA, empresa global de consultoria em tecnologia, dados e análise do grupo Havas, está a ser lançada em Portugal, com uma abordagem centrada e adaptada ao cliente, e orientada para os resultados no domínio dos dados, tecnologia e análise.

“Com soluções de dados e tecnologia ponta a ponta, e parcerias líderes com a Google e a Salesforce, a CSA ajuda as empresas em todos os níveis de maturidade de dados na criação de soluções de marketing centradas no cliente e orientadas para os resultados que proporcionam uma visão completa da viagem do consumidor”, avança a CSA em comunicado de imprensa.

A oferta principal da CSA abrange três serviços complementares: CSA Consult (consultoria estratégica), CSA Tech (ferramentas e serviços digitais) e CSA Science (ferramentas de medição e análise). “O nosso objetivo é simplificar até o mais complexo, demonstrando aos clientes que os dados não são um custo, mas sim um investimento necessário e valioso para a sua transformação digital”, argumenta Guilherme Coelho, sócio gerente da CSA em Portugal, citado em comunicado de imprensa.

“Para proporcionar uma experiência ágil, a CSA ativa a estratégia Converged da Havas, onde o grupo quer investir mais de €400 milhões nos próximos anos, com o intuito de construir pontes entre criatividade, media e tecnologia, para responder à necessidade do cliente de soluções de comunicação multifuncionais e totalmente integradas, que sejam interoperáveis com os seus sistemas”, explica o comunicado.

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Meta cria novo modelo de recomendação de anúncios baseado em IA

O Generative Ads Recommendation Modeler garante um aumento de 5% nas conversões de anúncios nas aplicações da Meta, segundo Matt Steiner, vice-presidente de inteligência artificial da tecnológica

A Meta anuncia um avanço na forma como recomenda anúncios aos utilizadores com a criação do Generative Ads Recommendation Modeler (GEM), um novo modelo de inteligência artificial (IA) que possibilita uma segmentação de anúncios mais eficaz, noticia a Ad Age.

Segundo Matt Steiner, vice-presidente de inteligência artificial da Meta, este novo modelo representa um passo decisivo na formação de modelos de IA para a recomendação de anúncios.

“Somos agora duas vezes mais eficientes a melhorar o desempenho quando fornecemos dados a um sistema de treino de modelos”, revela Matt Steiner, acrescentando que com este novo modelo, as aplicações da Meta verificaram um aumento de 5% nas conversões de anúncios.

A Meta também está a alargar as medidas de segurança para os adolescentes no Instagram, ao impedir os menores de 16 anos de utilizar a funcionalidade Live, a menos que tenham autorização dos pais. Adicionalmente, os jovens vão ter de obter autorização dos pais para desativar uma funcionalidade que desfoca as imagens com suspeitas de nudez nas mensagens diretas.

Estas atualizações vão estar disponíveis “nos próximos meses”, segundo avança a Meta, em comunicado de imprensa. A empresa acrescenta que existem pelo menos 54 milhões de utilizadores adolescentes no Instagram e que mais de 90% dos jovens entre os 13 e os 15 anos mantêm as definições de privacidade predefinidas.

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