Cannes Lions 2024 Dia 4: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)
Brand Experience & Activation, Innovation, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Creative Business Transformation e Creative Commerce, a par com Luxury & Lifestyle (na foto), uma nova categoria estreada este ano, foram os últimos GP do festival a serem entregues

Meios & Publicidade
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
Ronald Acuña Jr. promove roupa interior da Nike
Meta vai vender espaço publicitário a agências de meios para posterior revenda
Trump diz que TikTok será vendido nos Estados Unidos antes de 5 de abril
Teresa Abecasis Burnay na presidência da Auto Regulação Publicitária
Nuno Markl divulga plano de saúde visual da MultiOpticas
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
AutoSport e AutoMais vendidos a José Caetano
Audiências semanais: TVI está de regresso à liderança
AVK adquire Pixel Light e consolida-se no audiovisual
Os últimos Grandes Prémios da 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer em Cannes entre 17 e 21 de junho, já foram entregues, acrescentando novos nomes às listas de vencedores do primeiro, do segundo e do terceiro dia do evento.
Na categoria Brand Experience & Activation, o Grande Prémio foi atribuído à ‘The First Edible Mascot’, uma ativação da Pop-Tarts desenvolvida pela Weber Shandwick, em associação ao patrocínio ao Pop-Tarts Bowl, competição universitária de futebol americano. Após o apito final do último jogo, a equipa vencedora devorou a mascote da marca.
O projeto para a coleção de cerâmica e acessórios ‘Loewe x Suna Fujita’, uma colaboração da Loewe com a marca japonesa Suna Fujita, venceu o Grande Prémio em Luxury & Lifestyle, uma das novas categorias do festival. O filme, realizado por Yusuke Ishida, explora o universo criativo de Shohei Fujita e Chisato Yamano, o casal que fundou a insígnia em Quioto.
Em Innovation, o Grande Prémio foi para a iniciativa ‘Voice 2 Diabetes’ do KVI Brave Fund, da agência canadiana Klick Health. A inovação em causa é um algoritmo que consegue detetar a diabetes tipo 2, a partir de uma gravação de voz num áudio de telemóvel.
A campanha global ‘It Has To Be Heinz’, um trabalho da Rethink para a Heinz Ketchup, venceu o Grande Prémio em Creative Effectiveness. O filme mostra uma pesquisa no ‘chatbot’ de uma ferramenta de inteligência artificial generativa, em que sempre que se insere a palavra ‘ketchup’ na pesquisa, os resultados obtidos remetem sempre para a iconografia da Heinz.
Em Creative Strategy, a Dentsu Creative conquistou o Grande Prémio com ‘A Piece Of Me’, uma campanha da KPN de sensibilização para a partilha de fotos íntimas. A operadora de telecomunicações neerlandesa criou um vídeo para uma canção original de uma das maiores artistas do país. A campanha quis trazer o problema do ‘sexting’ para a discussão pública.
O Grande Prémio da categoria Creative Business Transformation foi para o projeto ‘Refurb’ da Phillips, desenvolvido pela LePub em Amesterdão. Passada em Berlim no Dia da Terra, a 22 de abril, o trabalho promove o Better Than New, um movimento apoiado pela Phillips que apela à reutilização e à promoção da economia circular.
Na categoria de Creative Commerce, a Publicis Conseil venceu o Grande Prémio com ‘Cars To Work’, uma iniciativa desenvolvida a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas mal servidas de transportes públicos. Para conquistar novos consumidores nessas zonas, a Renault disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros quando assinaram contrato com as entidades empregadoras.