IADE e Rádio Renascença criam pós-graduação em jornalismo digital
Apesar de estar focada no jornalismo, a pós-graduação é direcionada a várias áreas profissionais, focada na construção de um perfil que pretende fornecer oportunidades distintas a quem queira iniciar uma carreira no mundo dos conteúdos digitais
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O IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, em parceria com a Rádio Renascença, decidiu lançar a pós-graduação em jornalismo digital, em resposta às mudanças impostas pelo impacto do digital na comunicação social. A coordenação do curso está a cargo de Bruno Contreiras Mateus, diretor interino do Diário de Notícias e diretor editorial do Dinheiro Vivo, e Diogo Queiroz de Andrade, administrador no Global Media Group.
Com início em outubro, o programa traça o percurso histórico do jornalismo digital, passando pelos desafios tecnológicos ao longo do tempo, canais de distribuição e analisando as perspetivas de futuro. Nos conteúdos são abordados os modelos de negócio, as tendências emergentes como a gamificação das notícias, a pesquisa por áudio, os podcasts, a inteligência artificial, o jornalismo de dados, o desenvolvimento de algoritmos, as ferramentas e aplicações disponíveis, bem como uma reflexão sobre a sobrevivência dos modelos editoriais. Com a duração de dez meses, o curso funciona em horário pós-laboral em formato misto, com aulas presenciais e aulas online em até 20% do programa.
O corpo docente da pós-graduação em jornalismo digital conta com vários profissionais da Rádio Renascença, como Pedro Leal, diretor de informação, João Cunha, repórter, e Catarina Santos, editora-coordenadora da equipa de multimédia. A este grupo juntam-se ainda os profissionais Hugo Pinto, Mariana Moura Santos e Francisco Afonso, além dos docentes no IADE João Lacerda Matos, Milton Cappelletti e Bruno Nobre.
“A paixão pelo jornalismo, transversal a todo o corpo docente, unida à inovação na forma de apresentar a informação com os desafios da comunicação digital, leva-nos a afirmar que temos um programa bastante completo para apresentar. Acresce ainda a possibilidade dos formandos criarem ‘networking’ com profissionais de um dos principais grupos de comunicação social em Portugal, nomeadamente da Rádio Renascença, cuja experiência partilhada permite impulsionar uma integração sólida no mercado de trabalho”, aponta Carlos Rosa, diretor do IADE, citado em comunicado de imprensa.
Apesar de estar focada no jornalismo, a pós-graduação é direcionada a várias áreas profissionais, focada na construção de um perfil que pretende fornecer oportunidades distintas a quem queira iniciar uma carreira no mundo dos conteúdos digitais, seja como jornalista, produtor de conteúdos, no marketing editorial, na gestão de produtos, em projetos editoriais ou até na vertente de estratégia e consultoria.